Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar: Março 2009

Descer

Assine!

Água - em Marte?


Marte pode ter piscinas de água salgada, diz Nasa
Sonda Phoenix encontrou sais que podem ter mantido água em estado líquido a temperaturas de 70 graus negativos.

Cientistas da Nasa, a agência espacial americana, afirmam que Marte pode ter piscinas de água salgada um pouco abaixo de sua superfície.
Anteriormente os pesquisadores acreditavam que a água existiu em Marte na forma de gelo ou vapor, devido às temperaturas baixas e à pressão atmosférica do planeta.
Mas a sonda Phoenix, da Nasa, mostrou a presença de sais percloratos no solo do planeta, que podem manter a água em estado líquido em temperaturas de até 70 graus negativos.
Os pesquisadores apresentaram os primeiros resultados científicos da missão da sonda Phoenix - que chegou às planícies do norte de Marte em 25 de maio de 2008 - na 40ª Conferência de Ciência Planetária e Lunar (LPSC, na sigla em inglês) em Woodlands, Texas.
"Acredito que estas piscinas existam. Mas ainda há mais para descobrir a respeito das propriedades destas soluções de percloratos, como por exemplo, qual a pressão do vapor", disse Mike Hecht, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, Califórnia.
A sonda Phoenix foi lançada em agosto de 2007 e foi a que pousou mais ao norte de Marte entre todas as missões anteriores.
A sonda conduziu operações no solo marciano por mais de cinco meses antes de sucumbir ao frio e à escuridão do inverno de Marte. O robô cavou, perfurou e queimou o solo marciano para analisar se o planeta já abrigou vida.
E se transformou na primeira missão a analisar amostras de água e gelo encontradas centímetros abaixo da superfície do solo. Pedaços de gelo foram vistos vaporizando diante das câmeras da sonda.
A sonda Phoenix usou apoios para diminuir o impacto do pouso na superfície de Marte. E estes apoios moveram o solo mais superficial, expondo a água com gelo a apenas alguns centímetros abaixo.
"Aqui estão todos estes sais percloratos, bem abaixo deles, a alguns centímetros, é uma placa (de água com gelo). Não é preciso muita imaginação para afirmar que estes dois materiais vão interagir", disse Hecht.
Na Terra os percloratos, sais derivados do ácido perclórico, são usados em airbags, fogos de artifício e combustível sólido para foguetes. E os cientistas estão apenas começando a entender a importância que estes sais podem ter em Marte.
Para Hecht a formação de bolsões de líquidos em Marte iria necessitar as concentrações corretas de sais percloratos.
"Neste caso temos um pouco de perclorato e grandes fatias de gelo, então posso imaginar que temos um excesso de água. Isto significa que você teria que formar uma piscina de água de sal em temperatura baixa, se os dois interagiram", disse.
Outros pesquisadores afirmam que as concentrações destes sais encontrados no local de pouso da Phoenix ainda são componentes pequenos da química geral do solo de Marte e a ideia de Hecht ainda precisa de mais testes.
Mesmo assim, Hecht afirma que a descoberta destes compostos faz com que Marte seja mais parecido com a Terra em vários aspectos.
Troy Hudson, outro cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, afirmou que os percloratos podem estar controlando a quantidade de vapor de água na atmosfera de Marte.
E a presença destes percloratos também pode explicar a razão de a Phoenix ou a sonda Viking na década de 70, não terem encontrado provas mais concretas da presença de compostos "orgânicos", compostos moleculares que contenham carbono.
Estas moléculas são componentes de importância crucial na busca por vida no planeta vermelho.
"Os percloratos, se você os esquentar no forno (da Phoenix), liberam o oxigênio e queimam os (compostos) orgânicos", disse Peter Smith, chefe da missão de cientistas.
Smith afirmou que várias provas apontam para ação de água líquida no passado, no local onde a Phoenix pousou, nas planícies do norte de Marte.
Estas provas incluem a presença de minerais aquosos, torrões, solo cimentado e a descoberta de que parte do gelo estava "separado" à medida que derretia.
"É provável que em um clima mais quente e úmido, como quando o eixo de Marte se inclina, isto mude, este pode ser apenas um lugar no qual a água líquida foi encontrada. Não significa que é um lago. Apenas significa que o solo está molhado", afirmou Smith, que é da Universidade do Arizona.
A descoberta de carbonato de cálcio no solo também sugere a ação de água líquida no passado. A substância é encontrada em rochas por toda a Terra.
Segundo Peter Smith a substância ocorre em níveis que variam entre 3% e 5% no local do pouso da Phoenix provavelmente se formando enquanto o dióxido de carbono da atmosfera marciana se dissolvia em água líquida, formando um ácido fraco que retirou o cálcio do solo.
Nilton Renno, professor da Universidade de Michigan, apresentou provas de que gotículas de água líquida podem ser vistas em fotos do suporte de uma das pernas de apoio da Phoenix.
"Elas se movem, pingam e se fundem", disse.
Mike Hecht e Tom Pike, do Imperial College de Londres, acreditam que as gotículas seriam gelo.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Hora do Planeta

Movimeto Global Hora do Planeta pelo WWF será neste sábado (28 de março)

Neste próximo sábado ocorrerá aqui no Brasil e em diversos países do mundo que aderiram ao movimento a Hora do Planeta. O movimeto pretende o seguinte: que os países e as pessoas e instituições participantes façam racionamento de energia durante uma hora (desliguem todas as luzes e que tire objetos da tomada e deixe todos eles desligados) , o que acarretará na preservação do meio ambiente, já que as usinas geradoras de energia deixarão de queimar combustíveis poluentes para a obtenção de energia (usinas termelétricas, entre outras), além do que mostrar para as pessoas que consumo abusivo somado com uma grande demanda não se combinam e que isso pode fazer com que um dia possa acontecer um grande apagão global, e que não haja energia suficiente para abastecer e atender à todas as pessoas e necessidades. Ficou decidido que o horário do evento será das 20h30 ás 21h30 (oito e meia ás nove horas e meia da noite).
Participe, colabore, e ajude a construir um mundo cada vez mais ecoconsciente.

Não temos nada a comemorar, e sim a nos preocupar


Hoje, dia 22 de Março, é dia Mundial da Água.
No entanto, não temos nada a festejar: a Terra já está mais do que nos seu limite e em breve não conseguirá suprir as necessidades de todos.


Desculpem a demora. Alguns dias sem postagem serão recompensados nesse superespecial sobre a água, ok? Espero que sim.
Bem, vamos ao que interessa. Nesse instante, você pode até não perceber, mas tudo o que está a sua volta, inclusive você, está no meio de água. Isso mesmo, água. Se você cavar um pouco (alguns metros), encontrará uma bela quantidade de água. Só o que você ainda pode não saber é a quantidade de água própria para o consumo humano disponível e onde ela está acessível na Terra.
Segundo dados estabelecidos, a quantidade de água doce, própria para o consumo humano é apenas 2,5% contra 97,5% de água salgada. Mas vejamos por outro lado: apesar que possa não parecer, essa 40ª parte de água, que é adequada para nós, é o suficiente para abastecer os quase 7 bilhões de seres humanos, além de outros seres por milhares de anos. É lógico isso só seria possível se não fossem 2 fatores: a poluição das águas e a má distribuição dela entre os continentes e regiões.
Pouco mais de 6/10 de toda a água doce se encontram nas geleiras, uma quantidade um pouco acima de 3/10 da totalidade de água doce se encontram em águas subterrâneas, e apenas pouco mais de 1/10 da água doce "ou potável" se encontram no PERMAFROST (0,8%), que é a camada de subsolo na tundra congelada, e na água atmosférica e de superfície (0,4%), que ainda é dividida em 6 partes.
Tenha uma noção da insignificância de água que é mais utilizada pelo homem: a água atmosférica e de superfície - o grosso do que é usado pelo homem é apenas uma parte em 10 mil de toda a água do planeta. Esse dado ainda não é o mais aproximado da água que nos é mais acessível. Especialistas estimam que a quantidade de água adequada para o ser humano e que é acessível para o mesmo é de apenas 0,007%.
Por isso podemos dizer que os poucos recursos hídricos disponíveis somados a desperdício e poluição não demorará muito e eles irão acabar, e consequentemente irá acabar a vida na Terra, já que todos os seres vivos dependem desse líquido tão precioso. Saiba de uma coisa: água não falta na Terra, o único problema é que ela não está acessível em todos os cantos, e que cada vez mais o ser humano a desperdiça.
A previsão é que em 2025 dois terços da população mundial não terão acesso à água potável. Podemos dizer que o Brasil é um país abençoado. Aproximadamente 12% de toda a água doce superficial do planeta se encontram em solo brasileiro. Isso significa que mais que 1/4 da água encontrada nas américas estão no Brasil, e que os rios que compõem as 12 regiões hidrográficas brasileiras carregam água suficiente para satisfazer as necessidades do país por 57 vezes.
Se isso não bastasse, além de todos esses números relevantes, o 3° maior Aquifero do mundo, o Aquifero Guarani, passa pelo nosso território, e do 1,2 milhão de quilômetros quadrados de área total, 70% ficam aqui, no Brasil, o que significa que só com as águas desse gigante submerso, o Brasil tem água suficiente para abastecer a população daqui por 2.500 anos (pelos estudos recentes, ele tem armazenado (estimam) 45 trilhões de metros cúbicos de água, dos quais 160 bilhões são extraídos por ano para diversos fins).
Só que isso não significa que devemos desperdiçar, mesmo porque a maioria da água, no momento mais acessível a nós, que é a água superficial (presente na superfície), se encontra na Amazônia, o pulmão do mundo, que abriga 20% de toda a água doce não congelada do mundo (Amazônia Internacional), que por coincidência a sua maior parte fica no Brasil.
A água é vital para a vida, não a desperdice. Lembre-se que há milhares e milhares de pessoas sofrenso com a falta de água a ponto de ter que reciclá-la (processo que aproveita até a água dos dejetos das pessoas) e que por ano aproximadamente mais de 1,5 milhão de crianças morrem por ano pro beberem água contaminada (aproximadamente morre 1 criança a cada 15 segundos), sem contar as outras pessoas que também morrem devido à falta dela (2,2 milhões de pessoas no total, por ano, morrem, segundo a ONU).
A água é um recurso precioso, de tal forma que, para 1.000 litros de água tratada, resultam de 10.000 litros de água poluída, e ele é tão pouco que, se colocassemos toda a água do mundo em uma garrafa de um litro, apenas 5 gotas dela seriam água potável.
Valorisse esse líquido tão precioso, valorisse a água doce e também a água salgada, pois ela é vital para a vida de seres marinhos e também porque futuramente dela poderá prover a água que será consumida nos próximos anos por todos nós, já que ela depois de um processo de dessanilização ela fica própria para o consumo (processo que retira o sal da água).
Preserve o futuro de todos: não desperdice, não jogue óleo no ralo (1 litro de óleo contamina - polui - 1 milhão de liros de água) e use produtos químicos com moderação.
Assim você irá preservar um futuro com "água" e com vida para todos.


Feliz dia 22 de Março.
Feliz dia Mundial da Água.

Já era de se esperar

Resultado dos finalistas do Projeto do Google será adiado novamente
Mais uma vez as pessoas que enviaram o seu projeto ao Google terão que esperar. O resultado dos 100 finalistas entre as mais de 150.000 idéias que foram enviadas ao Google para análise irá demorar mais um pouco. Enquanto isso só resta torcer para que saia logo o resultado. O Google está tão sem jeito que nem está dando mais um prazo, pois já teve de adiar várias vezes. A única coisa que eles dizem em seu site é que não sabem quanto tempo demorará a seleção dos 100 finalistas, e pedem as pessoas que enviem o seu e-mail para que o Google possa avisar o dia de votação.
O problema é: e se avisarem-nos pelo e-mail e não percebemos?
Aí fica difícil.

Reinado com reconhecimento Verde

Príncipe Charles recebe Prêmio Amigo da Floresta e do Clima

Iniciativa reconhece contribuição do Príncipe de Gales para a sustentabilidade dos povos da floresta e no combate às mudanças climáticas

Manaus, AM, 13 de março de 2009 —

A terceira edição do Prêmio Amigo da Floresta e do Clima concedido pela ONG ambientalista Conservação Internacional (CI) e Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), no âmbito do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima), foi entregue nesta sexta-feira (13) pelo Governador do Amazonas, Eduardo Braga, ao Príncipe de Gales em Manaus, durante sua visita ao Brasil. Na entrada do Palácio Rio Negro, sede histórica do Governo do Amazonas, o Príncipe de Gales recebeu o diploma que oficializa o prêmio.O texto do diploma faz referência à relevante contribuição do Príncipe de Gales para a sustentabilidade dos povos da floresta e ao combate aos efeitos das mudanças do clima, através da iniciativa The Prince’s Rainforests Project. Esta iniciativa busca estabelecer um valor para os serviços de utilidade pública global proporcionado pelas florestas, identificar meios de incentivar esses serviços e trabalhar com os países detentores de florestas tropicais para desenvolver mecanismos de transferências que sejam sustentáveis, justos e verificáveis.Reconhecer ações que contribuam para o combate efetivo aos efeitos das mudanças do clima, por meio de práticas sustentáveis e de valorização dos povos da floresta, é uma missão relevante na implantação da Lei de Mudanças Climáticas, Conservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, primeiro Estado da Federação a criar uma legislação nessa categoria. O prêmio Amigo da Floresta e do Clima está previsto no artigo 30 da Lei de Mudanças Climáticas do Amazonas.Para Nádia Ferreira, secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), o Prêmio Amigo da Floresta e do Clima é um reconhecimento do Governo do Amazonas às pessoas que se destacam em defesa da conservação das florestas e do estímulo às discussões com as temáticas de mudanças climáticas, biodiversidade e serviços ambientais. “O retorno do Príncipe de Gales à Amazônia e o interesse de sua Alteza, em especial no Amazonas, demonstra o compromisso em contribuir com o desenvolvimento sustentável de nossa região”, destacou.O vice-presidente para a América do Sul da Conservação Internacional, José Maria Cardoso da Silva, ressalta a importância do prêmio. "A entrega do Prêmio Amigo da Floresta e do Clima ao Príncipe de Gales valoriza seus esforços pela conservação da biodiversidade e no combate ao aquecimento global. Tais esforços refletem um envolvimento crescente das nações do hemisfério Norte que, cientes de seu poder, papel e influência, vêm priorizando as ações de combate às mudanças climáticas, favorecendo o cenário de uma melhor governança global em torno dessa questão.”O prêmio, avalia José Maria Cardoso, também consolida o papel fundamental do governo do Amazonas na conservação do patrimônio biológico do estado, no que conta com a parceria da CI, a primeira ONG parceira do governo do Amazonas no processo de criação e implentação de áreas protegidas que forma a base da política ambiental inovadora adotada pelo estado.
# # #
Edições anteriores do prêmio Amigo da Floresta e do Clima:
1 - Joseph Blatter – Presidente da FIFA
2 - Ricardo Teixeira – Presidente da Confederação Brasileira de Futebol -CBF
# # #
Fonte: http://www.conservation.org.br/noticias/noticia.php?id=395

Que vença os que mais ajudarem!!!

Projeto do Google proclamará finalistas - dia 17 desse mês, daqui a cinco dias começará o período de votação.
---#---
Daqui alguns dias, nesta terça-feira (17) começa o período de votação do Projeto 10 elevado a 100. É uma campanha lançada pelo Google, que recebeu mais de 100 mil projetos, que teve até que ser adiada a data de votação, prevista para o mês passado - FEVEREIRO. (devido ao grande número de projetos que foi enviados a eles). O objetivo da campanha é selecionar projetos que estejam fazendo parte de alguma tema veja temas abaixo), e que ajude mais pessoas. Infelizmente, 0 prazo de inscrições já se esgotou (não dá mais para enviar projetos), mas ainda dá para você fazer sua parte. Como? Entre no site que a partir do dia 17 de março desse ano (2009) e vote nos melhores projetos. Assim você estará dando um bom destino ao dinheiro que o Google planeja dar aos cinco finalistas, que será de U$$ 10 Milhões de Dólares. Eu enviei o meu projeto, não sei se foi selecionado, mas se foi, peço a colaboração de todos para que ele seja selecionado para a próxima fase.
---#---
O meu projeto é o PIRE (Programa Internacional de Reflorestamento), que liga desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. Tenha certeza, você não irá se arrepender se votar nele.
---#---
Para mais informações e para você que quiser votar, entre no link do site que está disponível abaixo (site da campanha), e escolha as melhores idéias que você tem certeza que mudarão o mundo.
---#---
Link para votação e também para saber mais sobre o projeto:
---#---
Para entender melhor sobre o projeto e mais rápido, aí vai a dica: assista o vídeo sobre o projeto que está na página inicial do site.

Floresta, cuidado para não ser ROUBADA!


Banco Mundial aprova crédito de US$1,3 bilhão para apoiar a agenda ambiental e de mudanças climáticas do Brasil
(crédito aprovado no dia 05/03/2009 - há 6 dias - 1 semana quase)

Maior empréstimo já feito pelo Banco Mundial ao Brasil reconhece esforços para conciliar desenvolvimento e conservação

WASHINGTON, 5 de março de 2009 – O Banco Mundial aprovou (há alguns dias) um empréstimo no valor de US$1,3 bilhão para o Brasil, destinado ao Primeiro Empréstimo Programático para Desenvolvimento de Políticas de Gestão Ambiental Sustentável, que apóia os esforços do País para ampliar a eficácia de seu sistema de manejo ambiental e integrar as questões de sustentabilidade na agenda do desenvolvimento de setores importantes como manejo florestal, água e energia renovável. O projeto também contribuirá para a agenda brasileira de adaptação às mudanças climáticas em diversos setores.

"O Governo brasileiro vem atuando fortemente na elaboração e implementação de políticas públicas que contemplem o desenvolvimento sustentável do País, de modo que o crescimento econômico ocorra sem prejuízo da nossa rica biodiversidade”, disse Guido Mantega, Ministro da Fazenda.

"Para tanto, é preciso haver comprometimento de todas as esferas do poder, seja no âmbito federal, estadual ou municipal, incluindo a atenção aos programas sociais, muitos dos quais envolvem programas de crescimento sustentável”, acrescentou.

"Neste contexto, o conjunto de reformas institucionais e de políticas previstas no Plano Plurianual (PPA) e no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) é fundamental para assegurar ao Brasil atingir o desafio de crescer, preservar o meio ambiente e se tornar uma nação socialmente justa.”

Em poucos países os ecossistemas são tão essenciais para o desenvolvimento e a qualidade de vida da população quanto no Brasil. O País possui um terço de todas as florestas tropicais existentes, o maior reservatório de água doce (20%), uma das mais extensas faixas litorâneas com mais de 8.500 km e o cerrado com a maior biodiversidade do mundo. Uma parte significativa de sua economia depende do uso de recursos naturais para criar insumos de produção. Devido à importância dessa base de recursos naturais, o Brasil enfrenta grandes desafios para fortalecer o seu uso sustentável.
As principais questões ambientais abordadas pelo programa incluem:

*O uso não sustentável dos recursos naturais na Floresta Amazônica, o que provoca desmatamento;
*A falta de proteção dos remanescentes da Mata Atlântica; a qualidade e disponibilidade de água, e
*A crescente demanda energética, que está pressionando a matriz de energia limpa do Brasil.


“O custo social e econômico da destruição ambiental é alto. Uma melhor coordenação das políticas e procedimentos no sistema de gestão ambiental brasileiro, combinadas a um maior compromisso do setor financeiro com a sustentabilidade a longo prazo, são essenciais para garantir que ações e investimentos específicos nessa área possam alcançar os melhores resultados possíveis, assegurando um crescimento que promova a sustentabilidade ambiental e a inclusão social”, afirmou Makhtar Diop, Diretor do Banco Mundial para o Brasil.


O programa apóia o compromisso do Brasil de ampliar os resultados ambientais e a redução da pobreza ao mesmo tempo em que implementa um modelo de competitividade e crescimento acelerados. Essas metas serão alcançadas priorizando incentivos, tais como ações para aumentar o valor econômico da floresta em pé, e instrumentos econômicos, como o aumento do perfil ambiental das fontes de financiamento, como partes integrais da estratégia de gestão ambiental do governo. Desta forma, o programa promoverá o manejo sustentável de terras agrícolas, florestas e recursos hídricos; a redução do desmatamento na Amazônia; a diminuição da degradação ambiental da terra, da água e de outros recursos que são determinantes essenciais do bem-estar da população de baixa renda; assim como a energia renovável.

---#---
Desmatamento na Amazônia: as políticas fazem diferença

A Floresta Amazônica perdeu 19.000 km2 por ano nos últimos 30 anos. Isso ocorreu devido a uma combinação de forças econômicas, práticas agrícolas incorretas, direitos de propriedade inadequados e uma aplicação ineficaz da regulamentação. Esse desmatamento causa impactos sobre o clima, a erosão do solo e a perda de biodiversidade. Setenta por cento das emissões de CO2 do Brasil são produzidas por desmatamento e mudanças no uso do solo.
Políticas mais adequadas, quando apoiadas por vigilância e incentivos econômicos, constituem um modo mais eficaz de controlar as complexas forças sociais e econômicas causadoras do desmatamento. Por exemplo, a exigência por parte dos bancos de que os seus mutuários sigam a legislação ambiental, e a integração de questões ambientais e sociais nos planos de investimento proporciona um forte incentivo ao seu cumprimento.
---#---

Espera-se que as políticas e reformas apoiadas por esta operação financeira produzam impactos sociais muito positivos. Especificamente, a lei de Gestão das Florestas Públicas e outras reformas apoiadas por esta operação deverão dispensar um tratamento preferencial às comunidades locais na área da concessão de florestas e reduzir a freqüência de práticas agrícolas não sustentáveis, de extração de madeira e grilagem de terras. No setor de administração dos recursos hídricos, o apoio do programa para a implementação do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade da Água deverá promover grandes benefícios para os pobres, porque eles são afetados de modo desproporcional pela poluição da água. Outras reformas expandirão o acesso aos serviços de água e saneamento, e impulsionarão as políticas de investimento social e em atividades sustentáveis do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“O novo programa se baseia no bom trabalho já realizado pelo Brasil, que também abrange apoio financeiro e analítico do Banco e de outros parceiros. Este foi um esforço complexo, envolvendo numerosos interlocutores e parceiros no governo, e todos os ministérios envolvidos devem ser parabenizados por isso”, salientou Mark Lundell, gerente do projeto pelo Banco Mundial e coordenador para a área ambiental no Brasil.

“O programa também será um elemento fundamental para o trabalho que está sendo implementado no âmbito do novo Arcabouço da instituição para a Amazônia, que tem como objetivo apoiar as iniciativas do Brasil para conciliar desenvolvimento e conservação na região.”

Este Empréstimo Programático de Políticas de Desenvolvimento em Gestão Ambiental Sustentável (SEM DPL) representa a primeira operação de uma série de dois empréstimos que compreendem o período 2008-2010. O primeiro empréstimo será desembolsado em duas parcelas: uma inicial, no valor de US$ 800 milhões, após a assinatura do acordo, e a segunda, totalizando US$ 500 milhões, uma vez que as metas dos projetos determinadas pelo Governo brasileiro forem cumpridas. O segundo crédito deverá ser negociado no quarto trimestre de 2009. O programa abrange um sistema de monitoramento virtual, aberto ao público, para garantir a transparência e possibilitar a participação da sociedade.

Mês Internacional da Mulher

A Esperança de um Novo Dia - Parabéns Mulher - Dia 08 de Março - Dia Internacional da Mulher

(É a partir delas que se gera um novo mundo. É a partir delas que o mundo se transforma. É a partir delas que sentimentos maravilhosos que até então o homem com sua dureza não deixava aparecer, aparecem desde então deixando a vida mais feliz. É nelas, seres divinos enviados por Deus para cuidar da Terra, que além do mesmo, nós podemos colocar os desejos de um novo futuro, de um novo amanhã)

Ontem, neste Domingo, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para quem pensa que o objetivo dessa data é somente mostrar para as pessoas a importância das mulheres na sociedade, está enganado. O Dia Internacional da Mulher foi instituído com esse objetivo também, mas o principal objetivo é recordar um acontecimento histórico, que aconteceu há mais de um século e meio (ocorreu há 152 anos atrás), neste mesmo dia.
Em 1857 aproximadamente 130 tecelãs foram queimadas vivas em uma fábrica de tecidos em Nova York, por reivindicarem um salário justo - igual ao dos homens - (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho), redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
Foi esse o grande incentivo para a criação dessa data. Somente em 1910, durante uma Conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica no ano de 1857. Somente 118 anos depois do ocorrido, em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Antes mesmo da reivindicação daquelas mulheres, outras pessoas, inclusive homens, brigavam por condições mais humanas pelas mulheres.
---#---
Podemos citar alguns Marcos das Conquistas das Mulheres na História (Séculos XVIII, XIX e XX)
1788- o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
1840- Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos pelas mulheres e negros dos Estados Unidos.
1859- surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
1862- durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
1865- na Alemanha, Louise Otto, cria a Assossiação Geral das Mulheres Alemãs.
1866- No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.
1869- é criada nos Estados Unidos a Associação para Sufrágio das Mulheres.
1870- Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
1874- criada no Japão a primeira escola normal para moças.
1878- criada na Rússia uma Universidade Feminina.
1901- o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.
(No Brasil - um dos principais marcos) 1932- No dia 24 de fevereiro, foi instituído o voto feminino.
---#---
O que era uma simples homenagem, veio a e tornar o primeiro passo para uma grande revolução mundial em relação aos pensamentos dos governos quanto aos direitos das mulheres.
As pessoas se conscientizaram cada vez mais sobre o papel de mulher na sociedade.
O papel da mulher não é ser escrava, e sim ter sua liberdade e direitos iguais referentes aos que os homens tem. Mulher foi criada para ser respeitada, pois a sociedade futura será o espelho delas, já que é a partir delas que os filhos aprendem e tomam um ponto de vista.
Se as mulheres de hoje interpretarem o mundo como um lugar horrível, seus filhos seguirão essa idéia e é óbvio que terá a mesma opinião. Se as copiarem, como espera que seus descendentes visualizaram a forma do mundo?
Concerteza da forma que eles a interpretarem. Por isso é que a esperança de um próspero futuro além de Deus está também nas mãos delas. As crianças futuras serão os espelhos de seus pais.
Se eles plantarem amor hoje, essas crianças plantarão amor amanhã, se plantarem destruição, as crianças também plantarão isso. Se forem conscientes, concerteza seus filhos ou próximos herdarão isso deles.
Por isso o futuro de um planeta com um resto ainda de meio-ambiente precisa tanto delas. A consciência de amanhã será com base na consciência de hoje, a inteligência de amanhã será com base na inteligência atual.
Você que é mulher se ainda não parou para pensar na importância que você exerce na formação da sociedade, comece a pensar agora. Um passo que você der hoje resultará em dois que serão dados amanhã, que poderão ser para trás ou para frente. Pense Nisso.
Conscientize as pessoas sobre a importância da conservação deste planetinha. Pois afinal, o amanhã será o resultado de um legado deixado na história de hoje pelas pessoas mais sábias e inteligentes que habitam esse mundo:
Você, mulher!

Alô, Alô Marciano


Nasa lança no espaço telescópio Kepler para buscar planetas como a Terra

A agência espacial americana lançou hoje o maior telescópio já enviado ao espaço. Os cientistas vão monitorar mais de cem mil estrelas e planetas da Via Láctea. O projeto custou US$ 600 milhões.

A agência espacial americana lançou, nesta madrugada, o maior telescópio já enviado ao espaço. A missão? Encontrar planetas semelhantes à Terra. O foguete Delta II, que carrega o telescópio Kepler, foi lançado de Cabo Canaveral, na Flórida. Os cientistas vão monitorar mais de cem mil estrelas e planetas dentro da nossa galáxia, a Via Láctea. O projeto custou cerca de US$ 600 milhões. De acordo com a Nasa, a missão não é só científica, mas histórica. Os pesquisadores acreditam que, até 2013, vão conseguir responder a um dos maiores questionamentos da humanidade: há vida em outros lugares ou estamos sozinhos no universo? O chefe dos cientistas disse que o telescópio não deve encontrar nenhum extraterrestre, mas quem sabe a casa dele.

Fonte:
http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1033245-16022,00-NASA+LANCA+NO+ESPACO+TELESCOPIO+KEPLER+PARA+BUSCAR+PLANETAS+COMO+A+TERRA.html

Mensagem Ecológica

Exposição Ambiental em São Paulo mostra os Efeitos do Aquecimento Global

(Estrutura de gelo é o prinipal destaque)

São Paulo está recebendo uma exposição que reúne artistas de 16 países num dos espaços mais disputados de São Paulo. O visitante que for à exposição contará com várias informações sobre os efeitos das mudanças climáticas nos próximos anos que poderão afetar o mundo.
(Sem contar com as catástrofes que já estão acontecendo)
Mas o principal dessa mostra não é o espaço interativo que o público irá contar, e sim uma estruttura que no início da exposição tinha 11 metros e pesava 8 toneladas, feita com 350 blocos de gelo. Para que essa estrutura ficasse pronta, foram necessários vários homens que trabalharam durante uma noite inteira para sua execução.
Essa idéia é de um artista do Rio chamado Marcelo Dantas, que por sinal também é o curador da mostra, uma obra genial que desafia o calor, e que a cada dia que passa vai sendo deteriorada cada vez mais, já que quanto mais calor, mais o gelo derrete, o que faz com que o pátio onde a peça está exposta fique todo inundado.
Resta saber até quando ela vai resistir a todo esse calor. Segundo o idealista da estrutura, a idéia é essa mesmo, a idéia é despertar nas pessoas a consciência de tomar uma atitude certa à tempo quanto à este planeta. Quem ver a peça muito que bem, quem não ver, fazer o quê ? (quem quiser ver e quem pode, vale lembrar. Eu gostaria de ir pessoalmente mas não poderei pois não moro em São Paulo)
Da próxima vez pensará duas vezes em atrasar de novo, coisa que deveria valer não só para uma obra de arte, e sim por toda uma vida, ou melhor, por toda a vida do nosso planeta, pelo nosso meio ambiente mais precisamente, que se não receber a devida atenção a tempo, depois ninguém poderá reclamar se acontecer algo catastrófico, coisa que irá acontecer antes que todos imaginem, pois do jeito que está, só Deus sabe lá onde este mundo e todos nós vamos parar.

Links para Download!

Download de Apostilas, Arquivos , Documentários, Filmes e Vídeos sobre o Meio-Ambiente
---#---
Cada vez que adicionarmos um arquivo ou qualquer conteúdo que seja para você utilizá-lo, não se preocupe: este post sempre irá se atualizar.
Logo, quando quiser baixar arquivos, e só vir direto para este post. O arquivo que for publicado recentemente aparecerá na frente do seu link a palavra (novo)
---#---
Desde o dia que começamos a mudar o blog, estamos postando arquivos e mais arquivos para você que gosta de guardá-los. AGORA SÓ FALTA VOCÊ SALVAR ELES.

Você que gosta de ir além e saber mais sobre um determinado assunto relacionado à meio-ambiente, aqui está sua grande oportunidade. Abaixo há links de arquivos que estamos publicando e postando no site megaupload para você. É só seguir os passos abaixos e você terá todo conteúdo necessário e indispensável para quem quer ficar ligado sobre tudo que acontece no mundo ambiental de hoje.

--> Como baixar os arquivos?

Para baixar os arquivos você precisa somente seguir os links abaixo. Ao clicar nele, logo será aberta uma outra página que é do site megaupload que contêm os nossos arquivos que disponibilaremos gratuitamente para você. Logo ao entrar na página, irá aparecer um conteúdo publicitário do site. Espere mais um pouco. Quando você notar que o botão baixar arquivo aparecer faça o seguinte:
1. Digite o código mostrado na imagem acima do botão na caixinha que aparecerá do lado do código.
2. Depois clique no botão baixar arquivo.
3. E por fim espere carregar o arquivo, e depois clique em salvar quando o download for concluído e a pasta onde você quiser que ele fique.

--> Links para download:
---#---
CATEGORIA: ARQUIVOS E APOSTILAS
---#---

Águas subterrâneas (Apostila - Arquivo em PDF)
--> http://www.megaupload.com/?d=67TGYTY3

Plano Nacional sobre mudança do Clima (Apostila - Arquivo em PDF)
--> http://www.megaupload.com/?d=X99W97FI

Mostra de Filmes Ambientais (Arquivo em PDF)
--> http://www.megaupload.com/?d=H7U46ECI

Minc propõe em Nairobi compromisso mútuo de países contra o (Arquivo - Documento de Texto)
--> http://www.megaupload.com/?d=H71VQGCN

M.A Ações Ambientais (Apostila - Arquivo em PDF)
--> http://www.megaupload.com/?d=56EJGCV6

Informe Nacional sobre as áreas protegidas no Brasil (Apostila - Arquivo em PDF)
--> http://www.megaupload.com/?d=VT6QFBFW

Identidades da Região Ambiental Brasileira (Apostila - Arquivo em PDF)
--> http://www.megaupload.com/?d=Z3C1T8SK

Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção (Arquivo - Documento de Texto)
--> http://www.megaupload.com/?d=XF5BH62P

Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro - Capítulo Amapá (Apostila - Arquivo em PDF)
--> http://www.megaupload.com/?d=E16T3YA1

Desmatamento na Amazônia - Janeiro de 2009 (Arquivo - Arquivo em PDF)
--> http://www.megaupload.com/?d=6EEE7V6J

Construindo a sustentabilidade lições aprendidas no programa (Arquivo - Arquivo em PDF)
--> http://www.megaupload.com/?d=8LKCOJD0

Carteira de Projetos de Ecoturismo (Arquivo - Arquivo em PDF)
--> http://www.megaupload.com/?d=67J88BQ0

Carlos Minc (Arquivo - Arquivo em PDF)
--> http://www.megaupload.com/?d=LYQM90X5

02Riosco (Apotila - Arquivo em PDF)
--> http://www.megaupload.com/?d=TP0817B6

01-Regulamentação (Apostila - Arquivo em PDF)
--> http://www.megaupload.com/?d=303E4CRV

---#---

CATEGORIA: DOCUMENTÁRIOS

---#---

Por enquanto não há documentários em nossa lista para download. Quando publicarmos algum, avisaremos!
---#---
CATEGORIA: FILMES
---#---
Por enquanto não há filmes em nossa lista para download. Quando publicarmos algum, avisaremos!
---#---
CATEGORIA: LIVROS
---#---
Por enquanto não há livros em nossa lista para download. Quando publicarmos algum, avisaremos!
---#---
CATEGORIA: REVISTAS
---#---

Por enquanto não há revistas em nossa lista para download. Quando publicarmos alguma, avisaremos!
---#---
CATEGORIA: VÍDEOS
---#---
Por enquanto não há vídeos em nossa lista para download. Quando publicarmos algum, avisaremos!
---#---
Obs: Todos os conteúdos para download são somente para fins educacionais, e não para fins comerciais.

Cadê a árvore?

/ desmatamento

Em três meses, Amazônia perdeu área igual a metade da cidade de SP

Inpe indica desmatamento de 754 km² entre novembro e janeiro.
Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve queda de 70%.


Do Globo Amazônia, em São Paulo

Dados divulgados pelo Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta terça-feira (3) indicam que a floresta amazônica perdeu 754,3 quilômetros quadrados de florestas entre novembro de 2008 e janeiro de 2009. A área equivale a metade do município de São Paulo. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve uma queda de 70% no ritmo de devastação. Entre novembro de 2007 e janeiro de 2008, a degradação florestal detectada pelo Inpe na Amazônia foi de 2.529,2 km². Quando comparado aos três meses anteriores (agosto a outubro de 2008), o índice apresenta queda de 60%. Nesse período, a degradação acumulada da floresta foi de 1.884 km².

A medição faz parte do sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), que identifica apenas focos de devastação com área maior que 2.500 m². Apesar da queda significativa, o desmatamento na virada de 2008 para 2009 pode ter sido maior, já que as nuvens atrapalharam a visão dos satélites, encobrindo entre 63% e 86% da Amazônia. Estados como o Acre, Amazonas, Amapá e Roraima praticamente não foram monitorados, pois permaneceram encobertos.


Focos de desmatamento mostram a devastação concentrada nos arredores da rodovia Transamazônica, no Pará, e no oeste do Maranhão. (Foto: Inpe)

Os estados onde mais houve degradação florestal, segundo o Inpe, foram o Pará (319 km²), Mato Grosso (272 km²) e Maranhão (88 km²) e Rondônia (58 km²). Nos outros estados da Amazônia Legal, o desmatamento medido pelos satélites não passou de 6 km². Em breve, os focos de desmatamento detectados pelo Inpe poderão ser vistos de forma simples e amigável no mapa interativo do Globo Amazônia, que mostra os pontos de destruição da floresta e possibilita aos internautas protestar contra queimadas e desmatamentos.

Aprenda a vigiar a floresta utilizando o mapa do Globo Amazônia

Alerta

O sistema Deter é desenvolvido para dar apoio às fiscalizações contra crimes ambientais. Como consegue detectar áreas em que a floresta ainda não foi totalmente derrubada, ele permite que providências sejam tomadas antes que toda a mata seja destruída. Normalmente, a divulgação dos números Deter é mensal, mas por causa do aumento das nuvens, o Inpe preferiu agrupar os dados do trimestre no mesmo levantamento. O balanço anual e consolidado do desmatamento na Amazônia é medido pelo sistema Prodes, também do Inpe, que tem resolução melhor e consegue detectar focos menores de destruição. Os dados desses sistema são divulgados pelo instituto no final do ano.
Fonte:

Hoje é o dia!!!


A partir desta data, dia 02/03/2009 o nosso blog estará de cara nova. Leia a matéria e saiba porque!

A partir de hoje o blog contará com outras coisas além de matérias e reportagens. A partir de hoje ele contará com apostilas, filmes e vídeos (além de matérias exclusivas para você) especialmente para você fazer download. Ao invés de ficar selecionanando CTRL+C e CTRL+V você irá salvar arquivos. Os conteúdos são os melhores e extremamente atuais, as apostilas são de fontes federais, como o Ministério do Meio-Ambiente. Bem, divirta-se, sinta-se a vontade para o que der e vier e aprender mais sobre o Meio-Ambiente.




Logo, logo, publicaremos um único post mostrando os lugares que estão cada matéria para vocês baixarem. Aguardem!!!
Diário do Verde - Só o melhor blog ambiental do país poderia fazer isso para você!!!

Carregador Único

/ tecnologia / Mobile World Congress 2009

Telefones celulares terão carregador padronizado a partir de 2012

Empresas vão adotar entrada Micro USB como formato único. Ideia é facilitar vida de consumidor, reduzir custos e diminuir desperdício.

Leopoldo Godoy


Do G1, em Barcelona - O repórter viajou a convite da Nokia


Empresas vão adotar entrada Micro USB como formato único de carregador de celular. (Foto: Divulgação)

Sabe aquela história de precisar emprestar um carregador para a bateria de seu celular, mas não encontrar ninguém que tenha um modelo compatível com seu aparelho? Isso deve acabar nos próximos anos. Operadoras e fabricantes de celulares anunciaram um acordo para adotar um padrão único de carregadores, que funcionarão em qualquer telefone móvel a partir de 2012.

Veja a galeria de fotos do Mobile World Congress 2009

O padrão escolhido já é utilizado por diversos aparelhos atualmente: trata-se do formato Micro USB, o mesmo usado em cabos de transferência de câmeras digitais. Fazem parte do acordo as operadoras Vodafone, Telefônica, Orange e AT&T, entre outras, além das fabricantes Ericsson, LG, Motorola, Nokia, Samsung e Sony. "Quase todo mundo já teve vários aparelhos celulares, e acaba
acumulando um monte de carregadores no armário. Queremos acabar com essa confusão de fios", afirmou o presidente da associação GSMA, Robert Conway, durante apresentação no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona. De acordo com Conway, não é só o consumidor que será beneficiado com o plano, que fará com que qualquer carregador funcione em qualquer celular fabricado a partir de 2012, independentemente de marca e modelo. "Haverá uma redução considerável nas emissões de poluentes e de gás carbônico, já que não será necessário mais fabricar tantos carregadores. Quando trocarmos de celular, poderemos manter nosso carregador antigo", disse. Conway afirmou também que o consórcio responsável pela adoção do padrão concentrará esforços para que os carregadores Micro USB vendidos no futuro sejam mais eficientes em termo de consumo de energia. "O plano é que ocorra uma queda de 50% no gasto elétrico com os carregadores em stand by."

Regulamentação amiga da natureza

A partir de amanhã entra em vigor a nova regulamentação de telefonia móvel do país, e usuários do serviço poderão a partir de agora trocar de operadora sem precisar trocar o seu número, ou seja, poderá mantê-lo independente da operadora.
Amanhã, dia 02/03/2009 entra em vigor no Brasil a nova regulamentação de aparelhos celulares. Segundo ela o comprador desses aparelhos agora poderá trocá-los e manter o mesmo número. Isso significa que "Os Seus Problemas Acabaram". Pelo menos é o que é para ser. Isso veio a bem a calhar, pois cada dia que passa as operadoras estão nos dando mais dor de cabeça, com seus problemas de cobertura, atendimento e etc. Vamos supor que você por exemplo não esteja satisfeito com a TIM e queira mudar para a VIVO, isso será possível e você poderá mudar sem que aja problemas. Isso era muito difícil de fazer, já que os números iniciais de cada operadora variavam. Uma boa notícia para todos, inclusive para o meio-ambiente, que se beneficiára também indiretamente, já que agora as pessoas não trocarão de celular á toa.

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir