Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar: Setembro 2009

Descer

Assine!

Tsunami atinge Ilhas Samoa - Oceania

Tsunami de ondas de quase dez metros atinge ilhas de Samoa e Samoa Americana
/
A Oceania, mais precisamente algumas ilhas, foram pegas de surpresa por uma tsunami que atingiu a região nesta terça-feira, no dia 29 de Setembro.
Essa tsunami que pegou de surpresa muita gente lá na Oceania, se formou graças à um terremoto, que atingiu entre 7,9 e 8,3 graus de magnitude, na escala Richter (Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto teve uma magnitude de 7,9, segundo outras agências, ele pode ter chegado a até 8,3 graus de magnitude).
Esse tremor, cujo centro foi localizado a cerca de 50 quilômetros de profundidade ocorreu às 06h48 locais, o que seria aqui no Brasil 14h48 - pelo horário de Brasília (Horário Oficial).
Segundo o Serviço Geológico dos EUA, que supervisiona a atividade sísmica no mundo todo, o terremoto aconteceu a uma profundidade de 18 quilômetros sob o leito marinho, a 204 quilômetros ao sul de Ápia e a 224 quilômetros ao sudoeste de Pago Pago.
O epicentro ficou 180 quilômetros ao noroeste de Hihifo, em Tonfa, e 200 quilômetros ao sul-sudoeste de Ápia, em Samoa.
A região que a tsunami atingiu com maior intensidade foi a ilha de Upolu, onde está localizada a capital de Samoa, Ápia.
Logo após o terremoto, o Centro de Tsunamis do Pacífico emitiu um alerta dirigido, em particular, a Samoa, Nova Zelândia, ilhas Fiji, Polinésia Francesa e Tonga. Em seguida, vários alertas de tsunami foram emitidos para as ilhas Cook, Tokelau, Niue, Marshall, Salomón, Kermadec, Jarvis, Palmyra, Howland-Baker, Vanuatu e Nauru, Nova Caledônia, Papua Nova Guiné, Austrália e praticamente todas as ilhas do Pacífico.
Essa tsunami que ocorreu na Oceania, segundo relatos, arrasou aldeias inteiras quase que instantâneamente, alagou vários pontos das localidades, provocou recuo do litoral, causou vários congestionamentos, sem contar no saldo de número de mortos e feridos que a região obteve: no mínimo, segundo informações, pelo menos 20 pessoas morreram e mais 50 ficaram feridas.
É bom observar que as ilhas Samoa incluem duas entidades separadas - a nação de Samoa e a Samoa Americana, que é território dos Estados Unidos - com uma população total de 250 mil pessoas.
Vale lembrar que esse tsunami não chega nem perto daquele que atingiu 12 países, em especial a Ilha de Sumatra, na Indonésia, em 2004, que vitimou 220.000 pessoas e ainda deixou um saldo de 70.000 desaparecidos, mas que mesmo assim provocou sérios estragos para os principais países atingidos da Oceania.
/
Fontes consultadas: EPA (European Pressphoto Agency), G1 e Uol Notícias - Internacional.

Projeto 10 elevado à 100

Project 10 to the 100A maior fraude contra os cidadãos do mundo - PROJETO 10 ELEVADO À 100
/
Entenda um pouco mais do que pode ser considerada a maior fraude virtual contra a humanidade.
/
Nesse final de mês, creio eu dia 26 de Setembro, foi divulgado o resultado do concurso promovido pelo Google, o
Projeto 10 elevado a 100.
Isso só foi o início de uma história que tem muito a falar e revelar a sociedade.
Geralmente, como vocês já sabem, os posts deste blog são progressivos e continuados, tendo raramente seus assuntos separados por tópicos.
Mas isso que ocorreu, um concurso tão fraudulento, que atingiu milhares de pessoas em escala global, não poderia ser tratado com tanta naturalidade.
E é realmente por isso que o Diário do Verde preparou um DOSSIÊ sobre o assunto.
Abaixo, está a história passo a passo desse concurso que não passou de “algo para passar a perna no primeiro que acreditar”.
Leia, veja e reflita: e verá que nenhuma afirmação aqui apresentada é superlativa (mais que demais da real realidade).
/
Dossiê Projeto 10 to the 100 - O Google em Xeque
/

Parte I - O que foi o concurso, e suas promessas para com a sociedade.
Parte II - Partes envolvidas no esquema.
Parte III - Partes atingidas.
/
Parte I - O projeto
/

O Project 10 to the 100 (Projeto 10 elevado a 100) foi um concurso lançado pelo Google e que foi ao ar no final de 2008.
Desde sua trajetória de realização, vários atrasos nos prazos pré-estabelecidos pelos realizadores do concurso foram marcas registradas, o que evidencia a total falta de responsabilidade e seriedade com seus envolvidos e atingidos direta ou indiretamente.
Esses atrasos, por si só, poderiam levar a desconfiar sobre o desfecho do resultado do concurso, que assim como os resultados que estavam sendo apresentados, deu no que deu: o ruim confirmou o pior.
Segundo o que estava exposto no site, o concurso era uma reunião de ideias para a construção de um mundo melhor. As ideias enviadas deveriam ter por objetivo atingir o máximo de pessoas, em diversas localidades. Falando em bom português, na verdade o que estava sendo enviado para o concurso não eram bem ideias, e sim projetos complexos e completos sobre determinadas áreas de interesse internacional.
Só que o que estava sendo divulgado no site nunca se via cumprir, já que sempre ocorriam atrasos pela comissão avaliadora do Google, que insistia sempre na desculpa furada de que houve atraso na avaliação das ideias devido ao grande número de propostas por eles recebidas.
Quando se é um atraso somente, ainda dá para relevar. Agora quando é um atraso em cima do outro, ninguém merece. Fora os atrasos que ocorreram antes do período de término de encerramento das inscrições (quem tivesse o interesse de participar deveria inscrever sua ideia no site do projeto), outra série de atrasos frequentes e contínuos foram registrados depois do término de envio das ideias, o que comprova que nem o Google, muito menos os idealizadores desta proposta furada, tiveram competência para exercê-la.
Foram necessários cerca de 1 ano para que se soubesse o resultado da análise do material enviado, que por sinal não avaliaram nada, já que tudo o que foi prometido não foi prometido.
É claro que quando se acusa, deve se provar, certo? Pois bem, é o que irei começar a fazer agora, mais concretamente.
O que prova que ocorreu uma fraude foi o que era proposto. O combinado foi o seguinte: tudo o que foi enviado deveria ser verificado, analisado e selecionado.
A seleção que diziam que seria feita seria a seguinte: seriam escolhidas as 100 melhores ideias de todas as que foram enviadas. Essas 100 melhores ideias seriam colocadas em votação, no site da iniciativa, e que iria contar com o voto das pessoas para selecionar as 20 ideias vencedoras para mais uma eliminatória, sendo que estas ideias seriam as mais votadas pelo público. Dessas 20 ideias, 5 seriam as finalistas, que seriam as 5 das 20 ideias selecionadas pela comissão julgadora para receber o prêmio prometido pelo Google - U$$ 10 milhões (10 milhões de dólares), que seria dividido entre as 5 ideias vencedoras - U$$ 2 milhões para cada ideia.
Detalhe crucial: os idealizadores das ideias (seus autores), é quem receberiam o prêmio, e não terceiros. O dinheiro seria uma ajuda para que o projeto pudesse ser colocado em prática, e consequentemente ajudasse a sociedade, podendo ajudar milhares de pessoas, do Brasil e do mundo.
Como se vê no site, nada foi cumprido: os merecidos créditos não foram dados aos devidos autores e mais do que isso: o dinheiro vai ser dado para “amiguinhos” da sujeira do Google, que concerteza não iram fazer nada para melhorar qualquer coisa em nosso planeta, em qualquer categoria das 8 propostas pelo concurso.
Mais do que um golpe baixo para com as pessoas, isso foi um golpe baixo para com a inteligência humana, já que pessoas de mais de 170 países diferentes dedicaram horas de sua capacidade intelectual para elaborar projetos que, no fim, não deram em nada.
Além disso, os idealizadores do Google deixaram bem claro que não confiam nas pessoas, já que deu a desculpa esfarrapada de que mudou o que era proposto pois assim o dinheiro seria administrado por empresas competentes, querendo dizer que ninguém tem a competência para exercer nada, o que evidencia que não querem de fato dar oportunidade para as pessoas, e sim muito pelo contrário: querem transferir sua incompetência para as culpas de um pobre coitado: eu, você, todos os cidadãos do mundo.
/
Parte II - Google Internacional & Cia - Os agentes do crime
/

Sem dúvida nenhuma, os principais responsáveis por tudo isso são o Google e seus parceiros, que permitiram que essa farsa fosse cometida contra todos os participantes do concurso.
É difícil acreditar que uma empresa do tamanho do Google não honrou sua palavra, e é mais difícil ainda saber que essa empresa, que é uma gigante mundial, não é honesta.
Honestidade é uma coisa que honrei sempre, e por isso estou pensando seriamente em abandonar a plataforma do Blogger, que pertence ao Grupo Google Ltda, que não tem o mínimo de consideração por pessoa nenhuma, que não tem consideração por todos nós: eu, você e etc.
Para tentar disfarçar, o Google colocou 16 ideias para votação, que nada mais são do que uma mistura de ideias de todo o mundo, o que mostra que o Google se aproveitou da ideia de muita gente, e que ainda mostra que o site não sabe dar mérito aos reais autores, já que não cita a partir de quais ideias eles montaram as ideias que estão a mostra na página de votação do site.
/
Parte III - Mundo S.A. e Pessoa Ingênua Ltda. - As vítimas do golpe
/

Vítimas: + de 154.000 projetos (+ de 154.000 pessoas) e + de 170 países.
Como você pode ver, milhares de pessoas foram vítimas no mundo inteiro. Isto não é nem um pouco certo. Ao contrário: isto é extremamente repugnante. Não vamos deixar que isso fique impune, vamos nos manifestar: o e-mail do site da iniciativa é o seguinte:
Project10tothe100@google.com
O mais breve possível estarei notificando o Google (a minha indignação), e estarei repassando aqui, aguardem!
Somente assim, na base do “diálogo à força”, conseguiremos um mundo melhor: expressando o que realmente a gente sente.
/
Conheça o projeto fraudulento,
CLIQUE AQUI.
Confira as ideias tapa-buraco que o Google selecionou para tentar enganar as pessoas, e que estão em votação,
CLIQUE AQUI.
/
Peço o apoio de todos na divulgação desse post, em seus blogs, fóruns, sites e etc, pois afinal, crimes não podem ficar impunes, principalmente quando são contra a sociedade como um todo.
Aguardo sua opinião e seu comentário.
/
Diário do Verde - Honestidade, Seriedade e Transparência em 1º lugar.

Enquete: Logotipo em comemoração ao Dia da Árvore

Resultado da enquete sobre o logotipo em comemoração ao Dia da Árvore
/
O Diário do Verde havia elaborado um logotipo especialmente para o Dia da Árvore (o logotipo ficou no ar a partir de 11/09, e saiu do ar no dia 22/09), e perguntou à nossos leitores: "Que nota você dá para o novo logo do blog, feito exclusivamente para o Dia da Árvore, que ocorre em 21/09/2009?"
A Enquete que tinha 11 opções de nota possíveis (10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, 0) recebeu 2 votos, e a única opção que obteve voto e que foi a mais votada foi a 4ª opção: nota 7,0.
Portanto, quem votou na enquete avaliou o logotipo em 7,0.
Obrigado a todos que votaram, e não deixem de participar das enquetes do blog!

Dia da Árvore


A importância de uma árvore

Dia da Árvore

Árvore: luz para a humanidade
/

Hoje, como você, meu caro leitor, já deve saber, é o Dia da Árvore.
Antes de mais nada quero esclarecer que o atraso de postagens no blog ocorreu devido a minha sorte (põe sorte nisso), de ter pegado pneumonia de novo em um curto período de tempo (mais ou menos 15 dias que havia melhorado de outra pneumonia).
Mas isso são detalhes, portanto voltemos ao que interessa.
Como já destaquei, hoje é comemorado o Dia da Árvore.
As árvores, por si só, contribuem muito para o equilíbrio da temperatura do planeta, sem falar de todos os outros benefícios que elas nos concedem: purificação da água, evitam a erosão, abrigam espécies de fauna e flora, nos dão frutos, sombra, etc.
Elas são importantes pois estocam carbono e gases poluentes no processo de fotossíntese, o processo de crescimento e desenvolvimento das plantas, que retira carbono e dá oxigênio para a atmosfera, purificando o ar.
A escolha dessa data originou-se em originou-se em razão da chegada da primavera.
Só que antes de isso ocorrer acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, a partir de 1965.
Essa data é mais do que merecida, tendo em vista a importância das árvores no equilíbrio do planeta.
Uma árvore, em média, absorve 180 kg² de CO² por ano, o mesmo gás que é o responsável pelo agravamento do efeito estufa, que em excesso produz o aquecimento global.
Para se ter uma ideia, metade da matéria seca de uma árvore é carbono.
Portanto, se todas as árvores forem derrubadas, a concentração atual de gás carbônico e certos gases irá disparar, aumentando ainda mais o aquecimento global, sem contar em todos os demais prejuízos que todas as espécies irão sofrer, incluindo a espécie humana.
É inimaginável o que pode ocorrer com o mundo sem árvores.
/
O QUE ESTÁ SENDO FEITO NO MUNDO PARA AJUDAR AS ÁRVORES
/
Atualmente, em todo o mundo, tamanha proporção a causa ambiental vem ganhando ano a ano.
As campanhas para reflorestamento de áreas degradadas, ou até mesmo o plantio em massa de árvores são cada vez mais comuns ao redor do globo.
Diversas campanhas para proteção ou recuperação de áreas são vísiveis na atualidade.
Propagandas, documentários, filmes e tudo o mais cada vez mais dão enfoque a importância de nossas árvores.
Vale a pena destacar o que é, na minha opinião, um dos melhores vídeos (se não o melhor vídeo) sobre meio ambiente, feito pela ONG WWF e que até hoje passa na TV CULTURA (passa somente um pequeno trecho).
O vídeo retrata ao máximo a importância de uma árvore para todo o planeta, já que a partir de uma árvore uma série de consequências atingem todo o globo.
Para ver o vídeo, pesquise no Youtube sobre o WWF que você irá achar o vídeo na íntegra para assistir.
Ele é um vídeo curto, de pouco mais de um minuto, portanto não é nenhum sacrifício.
Bem aí vai uma boa dica.
Mas continuando, as árvores merecem sim enfoque e respeito.
Hoje em dia, uma ação internacional deve merecer destaque: a Campanha 1 Bilhão de Árvores, que teve de se estender para Campanha 7 Bilhões de Árvores, devido a necessidade do plantio de árvores para compensar as mudanças na natureza impostas pelo homem.
O trabalho pode ser conhecido e visualizado aqui.
Visite a iniciativa, apoie: faça seu compromisso de doação: e tenha um mundo melhor!!!
/
COMO AJUDAR AS ÁRVORES
/
Respeitar. Preservar. Plantar uma árvore.
Essas sem dúvidas nenhumas são as melhores coisas que se deve fazer para preservar as nossas tão frágeis e importantes árvores.
Feliz Dia da Árvore!!!

Embaixadora da Boa Vontade da ONU - PNUMA

Gisele Bündchen, a mais reconhecida top model do planeta, foi escolhida pela ONU para ser a Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente)
/
Gisele Bündchen e Achim SteinerA brasileira Gisele Bündchen foi escolhida para ser a Embaixadora Ambiental da ONU, em um evento realizado em Nova Iorque, no Washington Square Park Fountain, no dia de hoje (20/09).
Aos 29 anos, Gisele entra para o rol protetor da natureza , eleito pela ONU, que já conta com nomes como Angelina Jolie, Oprah Winfrey e Nelson Mandela. A nomeação da modelo dará início à primeira Semana Global do Clima, que realizará diversas atividades em mais de 100 cidades no mundo, entre 21 e 25 de setembro.
Essa porta voz, que pelo visto não terá uma tarefa nada fácil, já que o meio ambiente ainda é um assunto delicado para muitas pessoas, terá uma missão impossível a cumprir: ajudar o PNUMA na missão de conscientizar e incentivar ações para proteger o meio ambiente.
Gisele Bündchen discursandoGisele declarou: “O meio-ambiente sempre foi minha paixão. Cresci numa cidade pequena e tive a oportunidade de viver cercada pela natureza. Não posso imaginar uma infância melhor. Precisamos agir agora para que as gerações futuras tenham a mesma oportunidade. A Mãe Terra é o nosso sistema fundamental de vida e se nos tornarmos conscientes e responsáveis agora, podemos ajudar a preservar o planeta”.
Em relação a essa nova função, a Top disse o seguinte: "Eu tenho trabalhado como modelo há anos, mas o meio ambiente sempre foi a minha paixão. Vamos tomar medidas para garantir um futuro sustentável para a próxima geração".
O diretor executivo do Programa Ambiental da ONU, Achim Steiner, disse:
"Estamos muito felizes em receber Gisele e saber que sua paixão vai nos ajudar em nossa missão. A situação do meio ambiente está crítica e sem um envolvimento global o nosso próprio futuro está em perigo".
Sem dúvida nenhuma, a causa ambiental é uma das coisas que a nossa top mais gosta.Gisele Bündchen
Isso se nota através de seu "currículo ambiental", onde a paixão de Gisele pelo meio-ambiente aparece em várias iniciativas pessoais:
1.Água Limpa – projeto da Família Bündchen para reflorestamento da vegetação ribeira na região onde Gisele nasceu.
2.Gigi e o Time Verde – um desenho animado na internet que apresenta Gisele como uma heroína do meio-ambiente.
3.Gisele é membro da Aliança Floresta Tropical, Rainforest Alliance.
4.Y Ikatu Xingu e outros projetos como Nascentes do Brasil, De Olho nos Mananciais e Florestas do Futuro contam com o apoio financeiro de Gisele.
/Outras fotos de gisele
A ONU sem dúvida nenhuma não poderia ter escolhido pessoa melhor para representar o meio ambiente no mundo, já que prova em seu site (aonde consta seu apoio e divulgação para vários projetos, petições e acontecimentos ambientais) e mais do que isso, em sua vida pessoal, que ama e se dedica a essa causa tão nobre.
Parabéns Gisele - O Mundo e o Meio Ambiente contam com você!!!

Diário do Verde no Twitter!!!

TwitterMais uma novidade legal: estamos no Twitter - OFICIAL
/
-> Twitter Diário do Verde: data de estreia: 11/09/09 (HOJE!)
(Considerando a data de personalização e ínicio das atividades)
/
Você que gosta de opinar bastante agora terá mais uma oportunidade para se expressar: estamos no Twitter!
O Twitter Diário do Verde que pode ser visto AQUI é a extensão deste blog em uma outra plataforma, que por coincidência também é um blog (mais precisamente um micro blog).
Esse Twitter já havia criado há algum tempo, mas ainda não havia sido divulgado devido ao fato do seu administrador, no caso eu, ainda não saber utilizar o Twitter.
Agora que já aprendi, posso estar divulgando, e é claro: arrumando-o e postando.
Ele já havia sido criado somente para assegurar o domínio, e não ainda para que fosse personalizado, mesmo porque ainda não sabia como fazer isso.
Como eu já aprendi a mexer nessa ferramenta fantástica (já estava mais do que na hora), o que só falta é começar a publicar.
Se você é do tipo de pessoa que gosta de se expressar e ficar bem informado, taí mais uma oportunidade que o Diário do Verde disponibiliza para você.
O Twitter Diário do Verde terá algumas notícias exclusivas e comentários pessoais de minha autoria (administrador do blog) que só serão encontrados lá.
Portanto, visite, e saiba as últimas notícias sobre o blog e meio ambiente.
Diário do Verde - Sem fronteiras.

8-80 - Dicas para ajudar a Terra!!!

Colocar ordem na casa pode ser mais fácil do que parece =]
/
Eu, como pessoa fuçeira e que gosta sempre de novas coisas, não podia desperdiçar este artigo que vi publicado na Superinteressante, no seu especial sobre MEIO AMBIENTE.
Mais precisamente na seção Manual, que foi uma publicação de NINA WEINGRILL (nweingrill@abril.com.br) - EDIÇÃO, ANDRESSA ROVANI - TEXTO, e SATTU - ILUSTRAÇÃO.
Tenho certeza que esta lista irá ser de muita valia para aprimorar o seu ponto de vista sobre consciência ambiental e social, e por consequência, despertar seu desejo de quero mais.
Espero que gostem!
Acompanhe...
/

COMO MUDAR O MUNDO
/
DICAS PARA QUEM JÁ RECICLA O LIXO, MAS SENTE UMA NECESSIDADE LOUCA DE FAZER MAIS.
/
PLANEJE
/
1 - IDENTIFIQUE O PROBLEMA.
Para estar motivado a lutar por alguma mudança, é preciso acreditar nela. Aprofunde-se no tema. Ouça outras opiniões e analise se sua posição é consistente.
/
2 - BUSQUE ALIADOS ou pessoas que já lutem por sua ideia. Verifique se ela faz parte dos 8 objetivos do milênio (www.nospodemos.org.br). Se fizer, certamente há quem já defenda essa causa: a ONU.
/
3 - REÚNA NÚMEROS e exemplos. E transforme sua trincheira em espaço aberto: monte um site falando sobre o problema e deixe que os leitores contem suas histórias e dividam experiências.
/
VÁ PARA A RUA
/
4 - AMPLIE SUA LUTA.
Com uma base já consistente de dados e histórias, divulgue. Aqui, você pode apostar em um tiro certeiro: o marketing “de guerrilha”, que inclui panfletagem na porta de universidades ou em eventos sobre o tema e distribuição de cartazes em empresas ou nos pontos de tráfego de moradores.
/
5 - FAÇA-A VIRAR IDENTIDADE NACIONAL.
Com resultados da mudança em mãos, ouça especialistas que atestem a melhoria do local e deem
a ele nova fama. Brasilienses têm orgulho de dar vez aos pedestres no trânsito. Curitibanos adoram dizer que não jogam lixo na rua.
/
6 - SEJA CRIATIVO.
Nada de protestos carrancudos ou passeatas chatas. Há pouco tempo, um grupo da Indonésia protestou contra a poluição do país parando o trânsito com um globo gigante.
/
7 - PROPONHA UMA LEI.
Levante quais representantes (vereadores ou deputados) têm perfil para se aliar à causa e levar o projeto adiante. Só cuidado para sua proposta não virar picaretagem: lutar pela redução da velocidade no trânsito pode dar espaço à indústria da multa.
/
8 - ALIE-SE A INTERESSES PRIVADOS.
Se as empresas puderem lucrar com a questão, fica mais fácil. Quer tirar os sem-teto das ruas? Elabore um plano de negócios e ofereça a uma construtora: apartamentos simples e com custo baixo. Todo mundo ganha.
/
Fonte: Revista Superinteressante. Edição 247 - 15DEZ/2007 - Editora Abril. Pág. 98 - [MANUAL] Guia do Sobrevivente.

A Independência do Brasil

07/09 - Independência do Brasil


Independência ou Morte!, de Pedro Américo (óleo sobre tela, 1888).

07 de Setembro.
Já faz 187 anos [1822-2009] que a Independência do Brasil foi proclamada lá nas margens do rio Ipiranga por D. Pedro I, em 1822.
O famoso grito "Independência ou Morte" marcou essa data histórica que fez o Brasil se tornar independente.
Será mesmo?
Apesar de se consolidar como uma das 10 maiores economias do mundo atualmente, o Brasil se mostra extremamente dependente de várias coisas, como, por exemplo, o meio ambiente.
Você pode estar se perguntando: o que a Independência do Brasil têm a ver com meio ambiente?
Simples resposta: tudo e mais um pouco.
A Independência do Brasil só ocorreu através da exploração do meio ambiente, mais precisamente da exploração da Amazônia e da Mata Atlântica.
Quer dizer que para ser independente o Brasil foi obrigado a ser "dependente".
É meio louco isso, mais é lógico.
A Mata Atlântica dá até dó de ver. A floresta que originalmente cobria 1.300.000 milhões de km², atualmente cobre menos de 10 % da sua extensão orignal, com dados atuais que variam entre 6% e 8%.
Já a Amazônia sofreu bastante, devido a ocupação desordenada e ao desmatamento, mas nem se compara com a degradação a Mata Atlântica, já que a Amazônia só perdeu 17,5% de sua área original (mesmo assim é um número extraordinário), e a Mata Atlântica perdeu mais de 90% da sua área original.
Do ponto de vista ambiental, como pode se observar, ainda há um longo caminho para que o Brasil, um dia, possa se tornar um país independente, já que parece que não vê que o que gera riqueza deve ser preservado, e não cada vez mais ser destruído.
O Brasil, do ponto de vista internacional, é um país extremamente burro, já que destrói o que mais lhe gera riqueza e prosperidade.
Independência não é só dar um grito para todo mundo ouvir, é fazer valer independência.
É muito fácil falar "sou independente", o que é difícil é se valer independente, isto é: não ter que depender de ninguém.
O nosso país só será independente o dia que não dependermos mais de destruição para gerar riquezas, mesmo porque quando se destrói, gera-se mais prejuízo do que benefícios.
Vale mais uma floresta em pé do que uma floresta abaixo.
Lute pela verdadeira independência de fato: a independência de uma consciência ciente, honesta e verdadeira.

Preservar o que é nosso: isso sim é ser independente!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir