Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar: dezembro 2009

Descer

Assine!

Retrospectiva 2009

Retrospectiva 2009
/
Fatos, ocorrências, reuniões. Saiba tudo o que marcou 2009, em relação ao meio ambiente.
/
Janeiro
/

-> Dia 02: Prêmio de Fotografia do Museu Nacional de História Natural Smithsonian - edição 2009
O Museu Nacional da História Natural Smithsonian, localizado na capital americana, em Washington, selecionou 45 fotografias de um total extraordinário de 20 mil, em seu concurso (2009) para as melhores fotos da natureza.
/
-> Dia 18: STATE OF THE WORLD / O Estado do Mundo
Aquele que está entre os mais respeitados relatórios da comunidade científica sobre meio ambiente, o informe anual STATE OF THE WORLD 2009, feito pelo Worldwatch Institute, foi apresentado à população no dia em questão. Dados atualizados e balanços gerais sobre diversos pontos de vista a considerar, você encontra nele.
/
Fevereiro
/

-> Dia 16-17-18-19-20: 25ª Sessão do Conselho de Governos da UNEP - Programa Ambiental das Nações Unidas
Durante 5 dias, mais de 100 ministros do meio ambiente, e representantes da sociedade civil e do setor privado estiveram reunidos em Nairóbi, no Quênia, para uma reunião que faz parte da UNEP. Este encontro serviu para discutir propostas para o meio ambiente e que poderia entrar na pauta do encontro do G20, que ocorreu em abril - Londres. Além disso, serviu para analisar medidas para serem aplicadas em Copenhague. A UNEP propõe um "New Deal Verde" (investimento de 1% do PIB mundial [U$2,5 trilhões] na área ambiental)
/
-> Dia 23: Instituto Butantan completa 108 anos
O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, comemorou seu 108º aniversário. A comemoração ocorreu no sábado, dia 28, composta por cinco atrações gratuitas.
/
Março
/

-> Dia 24: São Paulo e RJ seriam exemplos ambientais para o mundo, segundo o IIE
Em uma matéria publicada no Blog do Planeta, da Revista Época, encontramos uma afirmação de uma pesquisa da IIE - sigla em inglês (Instituto Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento). Segundo ela, SP e RJ, duas enormes cidades brasileiras, teriam as menores taxas per capita de emissões dos gases que provocam o aquecimento globa. Essa afirmação foi feita em uma pesquisa lançada na mesma semana de publicação deste artigo.
/
Abril
/

-> Dia 12: ECOPRÁTICO
A TV Cultura inova e lança o que parece ser o 1º REALITY SHOW DA TV BRASILEIRA SOBRE MEIO AMBIENTE. O programa, que tem um formato bastante agradável e inovador, e que se chama ECOPRÁTICO, vai ao ar aos domingos no horário das 21:00 e tem uma reprise durante a grade semanal. São 10 CRITÉRIOS: ENERGIA/ÁGUA/ALIMENTAÇÃO/RESÍDUOS/ESTRUTURA/ECOSSISTEMA/
TRANSPORTE/BEM-ESTAR/CONSUMO/ATITUDE, que são avaliados em cada casa visitada, e através deles, é possível que se estabeleça o que é necessário que se deva reformar na casa dos participantes, para que eles tenham uma vida mais ecológica, mais prática. Inovador e interessante. Assista, vale a pena.
/
Maio
/
-> Dia 7: Lei Anti-Fumo - SP

O governo do Estado de São Paulo proíbe o consumo de cigarros em locais públicos e de bem comum. Lojas, bares, restaurantes, e tantos outros estabelecimentos estão proíbidos de deixar que pessoas fumem em suas dependências. Nem aqueles lugares, reservados para fumantes - os separados do resto do público -, escaparam da nova lei: é proíbido também. A Lei Estadual 13.541 se transformou na dor de cabeça dos fumantes, porém, já na dos não-fumantes, se tornou um grande alívio, já que não terão mais que respirar fumaça de cigarro na sua cara (em partes). Esta lei, que foi sancionada em SP pelo atual prefeito, Gilberto Kassab, serviu de exemplo para que ela se estendesse para outros estados brasieliros, que aprovaram a iniciativa. "É proíbido fumar!"
/
-> Dia 19: Google Earth - Edição Verde
O sistema de captação e monitoramento em tempo real de imagens via satélite, do Google, em parceria com o governo britânico, Met Hadley Centre e o British Antartic Survey, colocou à disposição de seus usuários uma base de dados atualizada sobre meio ambiente. O usuário do Google Earth pode acessar informações ambientais sobre diversos lugares e países, e ver cenários de como o planeta poderá ficar caso algumas previsões de aumento de temperatura se concretissem. Uma novidade sensacional.
/
Junho
/

-> Dia 05: HOME
No Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, o mundo pode assistir ao lançamento de HOME (Casa), filme de caráter ambiental.
/
-> Dia 11: Eclode a Gripe Suína
A OMS (Organização Mundial da Sáude) declara pandemia - nível (6) máximo de alerta. O vírus H1N1, mais conhecido por Gripe Suína, ou até Gripe do Porco, devasta Norte, Sul, Leste e Oeste do planeta. México e Estados Unidos são os mais afetados. Contam-se os milhares de mortos. O avanço da gripe é tão rápido que o balanço geral da OMS do número de infectados e mortos, não consegue acompanhar o ritmo de evolução. Pânico nas cidades e países: alerta máximo, pois a doença mata. Seus picos são no inverno. Futuramente, a gripe comum será extinta e substituída por essa, que é super-perigosa. O Brasil chega a ser o 7º país com o maior número de mortos, tempo depois.
/
Julho
/

-> Dia 11: The Guardian seleciona as melhores propagandas ambientais
O jornal britânico The Guardian seleciona as melhores propagandas ambientais. Cenários diversos estão envolvidos. ONG's como o WWF marcaram presença na escolha do jornal.
/
-> Dia 20: Chegada do homem a Lua já faz 40 anos
Exatamente no dia 20 deste ano, se comemorou o 40º ano depois da chegada dos americanos Edwin Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong a Lua, algo que ocorreu em julho de 1969, às 23h56m20s pelo horário de Brasília - todos eles a bordo da nave Apollo 11.
/
Agosto
/

-> Dias 4-5-6-7: 2020 Climate Leadership Campaign / Conferência Brasil 2020
O Governo de Minas Gerais lança uma campanha inédita de empenho ambiental. Através dela, o Brasil saiu na frente de todos os países na questão meio ambiente - decisões - sociedade. Líderes internacionais se reuniram durante 4 dias em Belo Horizonte, e debateram várias questões. A reunião tem ligação com o World Forum (Fórum Mundial), e com os preparatórios para a então COP15.
/
-> Dia 19: Marina Silva deixa o PT - Partido dos Trabalhadores / Dia 30: PV lança Marina Silva à disputa Presidencial.
/
É oficial. A senadora Marina Silva, que já é militante do PT há cerca de 30 anos, decidiu sair do partido, no dia 19 (quarta-feira). Segundo ela, esta atitude radical foi necessária, já que ela está em busca de um partido que tenha como princípios fundamentais o meio ambiente, algo que, no Brasil, só o Partido Verde detém um posição forte e líder. Mas há muito mais por trás de tudo isso: a vontade de trazer uma nova forma de governo, inspirada em valores ambientalmente corretos e que valorizem o ser humano.
No domingo, 30, em Rede Nacional, o PV anunciou a pré-candidatura oficial de Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima (nome verdadeiro), à corrida presidencial. A ação deixou nos nervos PT e PSDB, partidos tradicionais da política brasileira e que detém uma hegemonia de 15 anos no cargo máximo executivo brasileiro (presidência). É muito provável que, uma boa parte dos votos dos brasileiros, que antes votavam em PT ou PSDB, sejam redirecionados à ela, visto a sua extrema competência, sabedoria, humildade e gestão pública eficiente. Se eleita, além de quebrar as barreiras do "Verde" no cenário político nacional, irá conseguir um feito inédito: será a primeira mulher brasileira a ser Presidente do Brasil.
/
Setembro
/

-> Dia 07 (término das inscrições): EARTH JOURNALISM AWARDS / Prêmio de Jornalismo Ambiental
Último dia das inscrições. O Earth Journalism Awards é um prêmio reconhecido internacionalmente cujo caráter e objetivo é promover o meio ambiente. Pessoas do mundo todo enviaram as suas ideias, de soluções para lugares e de citações sobre a importância dos mesmos. Trabalhos em diversos formatos foram aceitos e julgados.
/
-> Dia 20: Discovery Channel na TV Cultura
A TV fechada Discovery Channel, em seu aniversário de 15 anos no ar, decidiu que parte de sua programação, como presente de aniversário, seria transmitida na tv aberta. O canal de tv público, felizardo e que deteve os direitos de transmissão de alguns programas de maiores sucessos da Discovery foi a TV CULTURA. Nesta data, a TV Cultura começou a exibir o Discovery Channel em sua grade de programação. Diariamente, no horário nobre das 20:00 horas, você tem ao seu alcance, gratuitamente, alguns dos programas que são transmitidos pela TV PAGA. Nada melhor para aprimorar o conhecimento.
/
-> Dia 21: Embaixadora da Boa-Vontade - PNUMA
Gisele Bündchen, mais reconhecida top model do planeta, aliás que é brasileirinha, foi escolhida pela ONU para ser a Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). A modelo tem um extenso currículo de ações ambientais, aliás, toda a sua família. A ONU a escolheu porque, segundo declaração, por ser bastante conhecida mundo afora, poderia ajudar na conscientização ambiental.
/
-> Dia 22: Dia Mundial sem Carro
É realizada no Brasil e no mundo, mais uma edição do Dia Mundial sem Carro, que acontece todo dia 22. O evento surgiu na Europa, nos anos 70, quanto o mundo enfrentava uma crise em relação ao petróleo. No mundo, esta data é conhecida como “World Carfree Day”. Só entrou em vigor oficialmente no ano 2000. Aqui no Brasil, esse dia só começou a ser comemorado a partir do ano 2001, quando somente 11 cidades aderiram à causa.
/
-> Dia 29: Tsunami arrasa Oceania
Uma tsunami com ondas de até 10 metros de altura atinge as Ilhas Samoa e Samoa Americana. Além disso, vários alertas de tsunami foram emitidos para países próximos, mas foram logo cancelados. Houve regiões de países que também foram afetadas. O saldo de mortos ficou em 200 pessoas. Apesar dos estragos, nem se compara com a tsunami que atingiu a Ilha de Sumatra e mais uma porção de países da Ásia, em 2004, que causou 220.000 mortes e deixou 70.000 desaparecidos.
/
-> Dia 30-31-01-02: Governor's Global Climate Summit 2
Líderes do mundo inteiro, mais precisamente governadores de nações, discutem o Clima Global na Califórnia, Estados Unidos. O evento, que já está na sua segunda edição, serve para debater políticas e ideias voltadas ao meio ambiente.
/
Outubro
/

-> Dia 24: Dia Internacional da Ação Climática
A Organização 350, que tem por objetivo conscientizar as pessoas da importância que exerce o carbono em nossas vidas, e que em excesso é prejudicial (índice tolerável de carbono, segundo muitos cientistas é 350 ppm, atualmente, estamos em 379 ppm [2005], e há quem diga que é muito mais), mobilizou pessoas em centenas de países para fazer uma ação, e propagar a ideia do nível 350 ppm. O impacto foi tão grande que praticamente em todos os países aconteceu, no mínimo, uma ação.
/
Novembro
/

-> Dia 10: Apagão deixa o Brasil e o Paraguai no escuro
No dia 10, exatamente às 22h13, as luzes se apagam. É o início de uma longa demora de ações para trazer de volta a luz. Tudo aconteceu em Itaipu e nas sub-estações de energia elétrica. O motivo ao certo, está indefinido, mas uma hipótese está sendo questionada: a pane poderia ter sido causada pelo excesso de chuvas. Enquanto não concluem o assunto, vamos ao dados: cerca de 87% do Paraguai ficou no escuro durante 1/2 hora (aproximadamente), e o Brasil, a energia só se reestabeleceu totalmente depois de 4-5-6 horas. 18 Estados brasileiros foram afetados, 15 parcialmente (MG, MT, GO, RS, SC, PR, AC, RO, BA, SE, PB, AL, PE, RN + o DF - 42,56% do território nacional) e 4 totalmente (MS, SP, RJ, ES - 8,15% do território nacional). Somente 8 estados nada sofreram (PI, MA, CE, RR, AP, AM, PA, TO - 49,23% do território nacional). No balanço geral, 50,71% do Brasil sofreu com o apagão. 1/3 dos brasileiros (60-70 milhões), ficaram sem energia elétrica. Jornais e canais de tv do mundo todo, deram destaque ao assunto.
/
-> Dia 13: 2012
O filme mais esperado do ano chega aos cinemas. 2012, filme paralelo sobre meio ambiente, conta a história da suposta previsão maia, de que o mundo acabaria em 2012, ou seja, tudo que existe. Isso ocorreria devido ao final do 4º ciclo, cujo qual estamos, e que na transição deste para o novo, que se encerra em 21/12/2012, a vida como conhecemos não poderia existir. Coincidência ou não, algumas das previsões estão mesmo sendo confirmadas por milhares de pessoas. Porém, não se pode afirmar que esse realmente será o DIA FINAL. Teorias a parte, estamos ainda vivendo, apesar de que muitos afirmaram que em 2000 e em tantas outras datas, o mundo iria desaparecer.
/
Dezembro
/

-> Dias 07-08-09-10-11-12-13-14-15-16-17-18: COP15 - Conferência das Partes
Exatamente em dezembro, cujo mês estamos, entre os dias 07 e 18, ela ocorreu, na Dinamarca - cidade de Copenhague. Com a pretensão de tentar criar um novo acordo sobre o clima, foi motivo de fiasco, já que pouca coisa saiu. Os Estados Unidos, representado por Barack Obama, foi o principal responsável do fracasso da reunião, já que foram irredutíveis quanto a diminuição de seus índices de gases de efeito estufa (GEE). O país é o segundo maior emissor de CO2 do mundo, e o maior emissor de CO2 per capita.
/
-> Dia 11: Superinteressante - Meio Ambiente (Ed. 273)
A Revista Superinteressante, publicada mensalmente pela Editora Abril, como de costume, publicou mais uma edição dedicada especialmente para o meio ambiente e ecologia. Esta revista já está à venda nas bancas. Todo final de ano, em dezembro, a revista faz uma edição especial sobre o tema, que por sinal, é de uma excelência sem precedentes.
/
-> Dia 29: Lei de compromisso voluntário
A meta que o Brasil levou à Copenhague [COP15], de redução entre 36,1% e 38,9% de suas emissões, que fará através da diminuição de 80% do desmatamento na Amazônia e 40% do Cerrado, e também do investimento em energias alternativas e controle de poluição, foi sancionada na presente data pelo atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Como essa proposta é voluntária, isto é, sem compromisso, fato que está bem claro no texto da nova lei (o termo "voluntária"), caso não seja alcançada até 2020, ano estabelecido para ela, não haverá punições. Foi um avanço, mas pouco.

Feliz Ano Novo!!!


Feliz 2010
/
"Adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize, no ano que vai nascer. Muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender!" :)
/
Quem diria, não? 2009 já foi.
E que rápido: cada vez mais o tempo está sendo ligeiro.
No meio dessa correria que foi este ano, o Diário do Verde surgiu. Aliás, toda a história deste blog se concentra nele, já que este ano é quando ele foi ao ar.
Criado no dia 07 de Fevereiro, faz exatamente 10 meses e alguns dias que ele está funcionando, a caminho do seu 1º aniversário em 2010. Este ano, ele enfrentou sérias dificuldades, mas nenhuma a ponto de derrubá-lo. Mas também não foi só dificuldades, vitórias também surgiram. E em 2010, muitas novidades virão, e projetos serão retomados e colocados em prática, efetivamente.
A todos que são meus fãs, seguidores e prestigiadores, o meu muito obrigado.
Claro que um final de ano não poderia passar assim, em branco. Por isso, resolvi que deve ter uma mensagem de final de ano. E logo mais, depois dessas declarações, estará ela.
Como já disse no subtítulo, um trecho da tão velha e conhecida música de final de ano, lhe desejo tudo de bom, que 2010 seja um ano de muitas realizações, que a paz possa reinar, o amor, a harmonia, união e esperança prevalecer, que o meio ambiente possa ser visto com outros olhos, que não haja mais guerras, que todos possam ter qualidade de vida e direitos mínimos assegurados, que a justiça realmente possa ser feita, que todos os desejos virem algo concreto e que sua vida e de todos seja mais feliz e alegre.
A mensagem de final de ano está abaixo. Espero que aprecie e goste. E que venha o ano de 2010!!!
/
Sinceramente,
Antonio Gabriel Cerqueira Gonçalves
/
/
Caso deseje guardar esta mensagem destinada à você, CLIQUE AQUI, e faça download.

Meta voluntária apresentada na COP15 agora é lei

Lula sanciona com vetos lei que estabelece metas climáticas no Brasil
/
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (29) a lei que institui a Política Nacional de Mudanças Climáticas. O texto estabelece que a meta brasileira de redução nas emissões de CO2 ficará entre 36,1% a 38,9% até 2020.
O presidente, no entanto, fez três vetos em relação ao texto aprovado pelo Congresso Nacional. O detalhamento de como o país atingirá as metas por setor será fixado por meio de um decreto presidencial. A expectativa do governo é de aprofundar os estudos climáticos ao longo do primeiro mês de 2010 para então publicar o decreto em fevereiro.
A meta de diminuição na emissão de gases de efeito estufa é a mesma apresentada pelo Brasil durante a Conferência do Clima, realizada em dezembro em Copenhage, capital da Dinamarca. Em entrevista coletiva na segunda-feira (28), o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, comentou a participação brasileira em Copenhage. Para ele, apesar de o encontro não ter levado a uma meta global, o Brasil saiu da Dinamarca em uma posição de protagonista.
“Não interessa se Copenhague não terminou bem. O Brasil ficou bem na fita, vamos fazer a nossa parte, cumprir as nossas metas. Vamos fazer o dever de casa”, garantiu Minc.
Inicialmente, a lei seria sancionada na segunda-feira, mas a Presidência da República adiou a sanção do projeto para esta terça para ter tempo de fazer ajustes técnicos no texto. A Casa Civil informa que a lei será publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União desta terça-feira.
Vetos - Dentre os dez vetos sugeridos ao projeto original da Política Nacional de Mudanças Climáticas, três foram acatados por Lula. Um deles retira a palavra “abandono” do artigo que estabelecia o abandono de uso de fontes energéticas que usem combustíveis fósseis.
O veto foi sugerido pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que teme que o país fique impedido em um futuro próximo de gerar energia a partir de combustíveis fósseis.
Outro veto, acatado a pedido da Advocacia Geral da União (AGU), diz respeito a um artigo que previa o contingenciamento de recursos para o enfrentamento das mudanças climáticas. “Essa foi uma interpretação técnica, pela qual uma lei ordinária não pode tratar de contingenciamentos ao orçamento”, disse Minc.
Já o veto ao artigo 10º retira do texto o inciso que limitava as políticas de estímulo governamentais às usinas hidrelétricas de pequeno porte. “As hidrelétricas de médio e grande porte também são energia renovável. O texto dava a entender que as médias e grandes não seriam estimuladas”, detalhou Minc.
/
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=50883

2010 - mais quente que em 2009?

2010 poderá ser ano ainda mais quente, prevê instituto
/
O ano de 2010 poderá bater todos os recordes de temperatura, apesar de o Sol estar em um período de baixa atividade.
Apesar da ladainha de que o aquecimento global "parou" em 1998, 2009 terá sido um dos cinco anos mais quentes já registrados desde que as medições por termômetros começaram, em 1850.
Na década 2000-2009, a temperatura média do planeta foi 0,4 ºC maior que a registrada entre 1961 e 1990, segundo o Met Office (serviço de meteorologia britânico). O Met Office prevê que 2010 tem chance de encabeçar a lista.
O balanço de temperaturas deste ano é mais notável quando se considera que desde 2008 o Sol se encontra mergulhado num "mínimo profundo" de atividade, do qual só começou a sair em meados deste ano. Segundo a Nasa (agência espacial dos EUA), tamanha calmaria na atividade solar não era observada desde 1913.
Os especialistas estimam que o retorno à atividade máxima só ocorra em 2013. Enquanto isso, a contribuição solar para as variações climáticas é equivalente a apenas um décimo da contribuição dos gases de efeito estufa antropogênicos - ou seja, o clima da Terra não deve esperar o retorno da atividade solar para bater recordes.
"Enquanto a temperatura média global foi de 14 ºC entre 1961 e 1990", explica o Met Office, a de 2010 deve ficar ao redor de 14,58 ºC. James Hansen, diretor do Instituto Goddard de Ciência Espacial, da Nasa, estima uma chance maior que 50% de que isso ocorra mesmo.
/
Fonte: Ambiente Brasil

Retrospectiva 2049

Retrospectiva 2049Como estará o mundo daqui a 40 anos? É o que VEJA vem nos dizer!
/
Infográfico em comemoração do Aniversário da Revista VEJA, simula como seria a Terra em 2049
/

VEJA, para quem não sabe, é a revista mais influente do Brasil, em termos de notícias e repercussão de fatos. É através dela que, constantemente, ficamos informados e atualizados sobre denúncias de corrupção, fatos e muito mais. Desta vez, o Grupo Abril inovou. E muito por sinal. Em comemoração ao 40° ano da revista, ele estará lançando a "Retrospectiva 2049", um indicativo de como poderia estar o nosso planeta na metade do século XXI.
Ele é abrangente, e possui uma credibilidade alta: todos os dados são das mais respeitadas fontes e consultoria, que predizem o nosso futuro, se comparando ao ritmo atual de diversas de nossas ações e projeções diversas.
A Revista Veja, em sua edição on-line, noticiou este acontecimento no dia 23/12/2010, no site oficial: "
Complementando o projeto 40 anos, VEJA.com lançou uma inédita Retrospectiva 2049, similar à edição de fim de ano tradicionalmente publicada pela revista. O especial, escrito como se estivéssemos vivendo daqui a quatro décadas, traz reportagens que compõem um retrato de como estará o Brasil e o mundo na metade do século, considerando que o atual ritmo de desenvolvimento econômico e preocupação ambiental seja mantido. Os textos mostram, por exemplo, que a Índia passará os EUA e o Brasil deixará o Japão para trás na lista de maiores economias do mundo. O planeta terá mais de 9 bilhões de habitantes, mais de 70% deles vivendo nas cidades. Depois de ler a edição (a novidade saiu primeiro na revista impressa), deixe seu comentário: você acha que o mundo será um lugar melhor para viver em 2049? Como será a rotina do brasileiro na metade do século?"
Ficou curioso para saber o que foi constatado, neste pioneira pesquisa?
Então acesse Veja.com, e descubra como poderá ser o nosso futuro (se estivermos vivos até lá, ainda!!!)

Feliz Natal

Feliz Natal!!!
/
Ho!Ho!Ho!
/
O Natal, sinceramente, é uma época memorável e inesquecível.
Magia, luz, esperança, harmonia e desejo de dias melhores: é tudo isso que torna esta data tão especial. E por ser tão especial assim, não poderia passar em branco. Este blog faz questão de honrar e aplaudir este 25 de Dezembro, que está perto de vir.
Na prática, a noite de Natal se inicia no dia 24, véspera do dia 25. Por que esse momento do ano é tão especial, afinal? É porque a alegria está no ar, que a todos contagia. Claro que nem sempre é exatamente como esperamos, mas o que importa? O legal mesmo é poder compartilhar a felicidade com nossos amigos e familiares.
Entretanto, a cada ano que passa, a essência desta festa tão nobre, vai se acabando.
O verdadeiro espírito do Natal não é presentes, não é papai-noel, não é um feriado: e sim Jesus. Ele, que nasceu a 25 de Dezembro, em Belém, em uma manjedoura, veio ao mundo para nos salvar.
A importância é tanta, que caso você não saiba, ficará sabendo: o ano novo e o Natal são datas próximas, de propósito. Perceba que o intervalo de tempo entre o Natal e o Ano Novo é muito curto, de apenas 1 semana.
Há um objetivo em tudo isso: a paz, já que ela é encontrada em seu esplendor no Natal, e aliada aos votos de dias melhores, faz alcançar um excelente resultado no Ano Novo. Realmente, ocorrem “Boas festas” em todos os finais de ano. Basta querer, e acreditar.
(CONFIRA O SEU PRESENTE, NO FINAL DESTE POST – ESPECIAL DIÁRIO DO VERDE).
/
Saiba mais
/

E falando em Natal, nada é mais legal que se envolver com o próprio: cantar, enfeitar e rezar, além de claro: saber sobre a sua tradição.
Especialmente por causa disso, eu selecionei dois textos explicativos que contam um pouco mais sobre essa data.
Em relação à Deus, mais precisamente Jesus, acho que já disse tudo: é indescritível – extremamente importante para todos nós. Mas mesmo assim, abaixo você encontra mais informações sobre o rei dos reis. Alfa, Ômega, Princípio e Fim.
E Feliz Natal – 2009!!!
/
NATAL PELO MUNDO (Fonte: Revista Recreio – Ano 1 – n° 41 – 21/12/2000) [Geral]
/

Veja como se celebra esta festa em vários países e aprenda a desejar Feliz Natal em diferentes idiomas.
/
MERRY CHRISTMAS! - Nos Estados Unidos e Inglaterra, é frio nessa época e todo mundo faz bonecos de neve. As crianças penduram meias perto da lareira e no dia 25 de manhã procuram os presentes deixados por Santa Claus, que é como eles chamam o Papai Noel. No dia 24, eles se reúnem e cantam músicas natalinas. No dia 26, é feriado na Inglaterra e, antigamente, nesse dia todos recolhiam doações para os necessitados.
/
FELIZ NAVIDAD! - Na noite do dia 24, os espanhóis preparam uma ceia especial e reúnem a família. A troca de presentes acontece só no dia 6 de janeiro. Nesse dia, as crianças penduram os sapatos na janela com palha e cenoura para os cavalos dos Reis Magos, que trazem os presentes.
/
GOD JUL! - Na Suécia, as festas de fim de ano vão de 13 de dezembro até 13 de janeiro, por decisão de um antigo rei do país. Mas a grande celebração acontece na noite do dia 24, quando Tomte, o gnomo, sai de um buraco na terra e traz presentes. As crianças costumam deixar um prato de mingau prontinho para ele.
/
SHAN TAN KUAI LÂ - Os chineses montam árvores decoradas com argolas e flores de papel, as “árvores de luz”. A casa é decorada com lanternas de papel e as crianças esperam ansiosas pela visita de Dun Che Lao Ren, o Papai Noel, colocando meias perto da cama. Diferente de nós, os chineses comemoram ainda mais a chegada do Ano Novo. É nessa época que todas as famílias se reúnem e preparam pratos muito especiais.
/
BUONE FESTE NATALIZIE! - No dia 24, muitos italianos se reúnem para rezar em família. A troca de presentes é em 6 de janeiro, dia em que os Reis Magos visitaram Jesus. As crianças esperam por Befana, uma fada que traz os presentes.
/
JOYEU NOEL! - A tradição francesa diz que Pére Noel, ou seja, o Papai Noel, traz presentes na noite do dia 24 e coloca nos sapatos das crianças, que ficam perto da árvore ou da porta. Pére Noel tem um ajudante, Pére Fouettard, que avalia o comportamento das crianças durante o ano. Quem se comportou bem tem presente. Quem se comportou mal tem de esperar pelo próximo ano.
/
BANCO DE DADOS (Fonte: Revista Superinteressante – n° 273 – 11/12/2009) [Jesus, Papai Noel e Informações Gerais]
/

Dingoubéus! A única celebração cristã com direito a fogos de artifício e contagem regressiva já era uma festa antes de o aniversariante da noite nascer. E hoje o Natal é a data mais querida do capitalismo, que movimenta bilhões até em países onde Jesus Cristo é menos conhecido que o Papai Noel. TEXTO JOSÉ FRANCISCO BOTELHO
/
[Jesus]
/
Aniversário sem data
/
→ ZERO. Esse é o número de textos bíblicos que revelam a data do nascimento de Jesus.
→ 7 (A.C.) & 4 (D.C.) são anos prováveis para o nascimento do Messias, segundo historiadores. MAS O DIA EXATO É UMA INCÓGNITA.
saturnais, um carnaval romano.
→ 336 (D.C.) foi o primeiro ano em que comemoraram o Natal em 25 de dezembro.
/
CADA UM NA SUA
/
19/1 – é o dia de Natal para os 6 MILHÕES de cristãos da Igreja Ortodoxa Armênia.
7/1 – é data para os 265 MILHÕES de cristãos da Igreja Ortodoxa Oriental.
25/12 – vale para o “resto”: 1,3 BILHÃO de católicos e protestantes.
→ 160 PAÍSES transformaram o Natal em feriado - até alguns com poucos cristãos, como Índia e Paquistão;
/
[Papai Noel]
/
Bote fé no velhinho
/
→ Seu endereço tradicional é na cidade de Rovaniemi, capital da Lapônia, na Finlândia. As cartas ficam expostas num parque temático. Rovaniemi recebe 600 MIL CARTAS para o Papai Noel por ano. FIN-96930 É O CEP DO PAPAI NOEL.
→ E ele tem mais de 50 NOMES, incluindo: PAI NATAL - em português de Portugal / PÈRE NOËL - em francês / DEDE MOROZ - Pai da Neve em russo / SION CORN - Velho da Chaminé, em galês.
→ Quem acredita em Papai Noel:
85% das crianças de 4 anos
65% das crianças com 6 anos
25% das crianças de 8 anos
→ 17 SÉCULOS, é a idade aproximada do Papai Noel. Ou, pelo menos, do homem que inspirou a lenda: são Nicolau, que viveu no século 4 na atual Turquia.
→ HÁ 300 ANOS holandeses levaram o culto a são Nicolau (Sinter Klass na língua deles) para os EUA. Daí o “Santa Claus” gringo.
→ 2,5 BILHÕES é o número de casas que Papai Noel teria de visitar para presentear todas as famílias do mundo. O bom e esforçado velhinho teria de percorrer 50 MILHÕES DE QUILÔMETROS.
/
[Informações Gerais]
/
O Capital
/
→ 180 MIL vagas foram abertas em shoppings brasileiros em 2009 para as vendas de Natal.
Sinal de que o trenó da crise econômica passou voando: o número de vagas é 25% MAIOR que o de 2008.
→ As vendas nos supermercados devem aumentar em até 7,4%.
→ Os brasileiros devoram 44 MIL toneladas de panetone por ano. 71% só no Estado de São Paulo.
→ Este ano, as compras movimentarão R$ 224 BILHÕES. Isso dá 8,5% DO PIB brasileiro.
→ Durante 28 ANOS o Natal foi proibido em Cuba. Fidel baniu Noel da ilha entre 1969 e 1997.
→ Os americanos gastam em média, US$ 835 em presentes durante o Natal. É mais que a renda anual média de um morador da Somália, de US$ 600.
/
LINKS (Fonte: Revista Recreio)
/

PARA LER E BRINCAR
/
http://www.papainoel.com/index.htm
http://www.opapainoel.com.br/principal.html
http://www.fanthasy.com.br/pass/index.html
http://www.north-pole.net/index_pr.htm
http://www.nataliluminado.com.br
/
CARTÕES DE NATAL
/
http://www.voxcards.com/
http://www.brazuca.com.br/bcard/natal.html
http://postais.iconet.com.br
http://www.disney.com.br/DisneyOnline/D-Cards
/
OUTROS SITES
/
www.santapark.com/eng (O PARQUE DO PAPAI NOEL)
http://www.ohmygoodness.com/Cards/christmas/index.htm (em inglês)
http://www.netcard.com.br/cards.cgi?datas/comemorativas/natal/1
http://cartoes.estaminas.com.br/natal.html
http://www.monica4kids.com/cards/fwelcome.htm
/
Presente de Natal – Especial – Diário do Verde
/

Falar a verdade, quem é que não gosta de presente? Ninguém.
Por essa razão, eu, Antonio Gabriel Cerqueira Gonçalves em nome do blog Diário do Verde, achei mais que obrigação de presentear vocês, meus fiéis leitores, que me dão a sua audiência todos os dias.
O presente especial do Diário do Verde para você consiste em: 15 músicas natalinas, sendo 14 do CD Feliz Natal (íntegra) [Corais Natalinos + Orquestras + Vozes] e 1 do CD Minha Benção, de Padre Marcelo Rossi – NOITE FELIZ (SILENT NIGHT) [Padre Marcelo Rossi] e uma APRESENTAÇÃO ESPECIAL DE NATAL [Arquivo pessoal – Minha Autoria].
Faça o download do presente especial de Natal – Diário do Verde – CLIQUE AQUI.
(ACOMPANHA PROGRAMAS WINRAR E WINZIP PARA A EXTRAÇÃO DOS ARQUIVOS)



Atualização: o arquivo não encontra-se mais disponível para download. Quem o quiser, entre em contato pelo e-mail: diariodoverde@diariodoverde.com.

E um Feliz Natal - e até breve!

Livro de Visitas

Livro de Visitas - Diário do Verde
/
Deixe a sua marca - assine o seu nome e confirme a sua participação neste blog!!!
/
Sinceramente, este blog é inovador.
Tanto, que além de uma infinidade de locais onde você pode encontrar o Diário do Verde, fazemos questão que você saiba de mais uma, que é um novo lançamento.
Agora, você visitante e leitor, também poderá registrar seu nome aqui, confirmando que você passou por aqui.
É como se você entrasse para a história deste blog, de uma certa forma.
Isso está sendo possível graças ao cadastro que fiz do Diário do Verde no site Livro de Visitas, de Portugal, que disponibiliza esse serviço gratuitamente para todo e qualquer site ou blog.
Calma, não se preocupe, em relação ao idioma, está idêntico ao que se fala em português do Brasil.
Então, dados os devidos esclarecimentos, agora conto com a assinatura.
Mostre que você admira este blog: basta escrever seu nome e confirmar.
Para assinar, CLIQUE AQUI.

Esse serviço estará disponível em todos os locais que tem em registro o Diário do Verde - portanto, será unificado, representando visitas de Blog, Twitter, Comunidades, entre outros.
Só mesmo o Diário do Verde para lhe dar tanta liberdade de expressão e interação sem limites.
Aguardo o seu nome na lista oficial.
/

Um resumo sobre a COP15

A ONG Vitae Civilis, da Campanha TicTacTicTac, faz um resumo do que aconteceu durante a COP15, em Copenhague. Foram 12 dias de negociações que, além de frio, filas e frustração, não trouxe o resultado que era esperado para frear as Mudanças Climáticas.
Relembre o que foi destaque:


Fonte: Instituto Akatu

Brasil é 4º em proteção do clima

Brasil passa Suécia e fica em 4º em proteção climática
/
O Brasil superou a Suécia e aparece em quarto lugar na edição deste ano do Índice de Proteção Climática divulgado hoje, em Berlim, por dois grupos de pressão europeus. Entre 57 países avaliados, o Brasil é seguido por Suécia, Reino Unido e Alemanha no topo do ranking. As piores posições são ocupadas por Canadá e Arábia Saudita. No entanto, a Rede de Ação Climática e a Germanwatch informaram que as três primeiras colocações do ranking ficaram novamente vagas este ano "porque, mais uma vez, nenhum país tomou o caminho de evitar perigosas mudanças climáticas".
Os dois grupos de pressão analisam anualmente 57 países responsáveis por 90% das emissões globais de dióxido e avaliam seus esforços no combate à poluição. O índice se baseia em três fatores: as emissões atuais de gás carbônico, a comparação com os anos anteriores e os esforços políticos e regulatórios tendo em vista a proteção ambiental.
A China e os Estados Unidos - os dois maiores emissores de poluentes do mundo - ficaram, respectivamente, nas 52ª e 53ª colocações, mas os autores do estudo destacaram positivamente "o início de uma reavaliação da política climática" pelo presidente norte-americano, Barack Obama. No ano passado, os EUA ficaram no 58º lugar.
As piores posições do ranking são ocupadas por Austrália, Casaquistão, Canadá e Arábia Saudita. Segundo os autores do índice, esses quatro países têm em comum a alta emissão de poluentes e a ausência de mudanças em suas políticas de preservação ambiental. As informações são da Dow Jones.
*

Google Groups

Google Groups
Grupo Oficial Diário do Verde - Google Groups
/
Você que adora se comunicar, expressar as suas ideias e ainda de quebra aprender um pouco mais, então irá adorar essa oportunidade, que é uma grande novidade.
O Diário do Verde mais uma vez amplia a sua gama de atuação, e agora, detém uma comunidade também. Além desse blog e tantos outros locais em que você pode encontrar +Diário do Verde, haverá mais um lugar que marcará presença do jeito Diário do Verde de fazer notícia.
Não é a toa que o slogan "Meio Ambiente em 1º lugar" está se fazendo valer tanto neste blog.
A diversificação dos meios de comunicação, a variedade de possibilidades de contato e participação das pessoas junto ao conteúdo deste blog, faz este lugar ser único, sendo o diferencial.
Um lugar onde não é a notícia e o ibope que está em primeiro lugar, e sim as pessoas e o meio ambiente. Este é o estilo e a qualidade Diário do Verde.
Essa é uma ótima chance de você opinar mais sobre o que é legal ou não, o que é certo ou errado, e aprender mais com outras pessoas sobre diversos assuntos de interesse ambiental e social.
Curtiu a ideia? Então visite http://(endereço comunidade), e participe!!!
Para se inscrever, aqui no blog nós disponibilizamos uma caixa de inscrição (que você achará na comunidade também), então é só digitar o seu e-mail, confirmar, e pronto: você já estará fazendo parte do modo Diário do Verde de interagir com as pessoas, e levar informação precisa e de qualidade a todo o planeta.
/
Conto com a sua inscrição!!!
http://groups.google.com/group/diario-do-verde?hl=pt-BR

O que esperar da COP15?


Falta pouco, muito pouco para o início da 15ª Conferência das Partes
/
Exatamente daqui a um dia e algumas horas, na Dinamarca – lá em Copenhague – será realizada aquela que tem tudo para ser a maior reunião ambientalista da década, e é claro: também tem tudo para ser um dos maiores fiascos que já se viu e ouviu.
Afinal, o que esse evento em escala global pode mudar a minha, a tua, as nossas vidas? Para falar a verdade, não faço à mínima ideia das proporções que essa “discussão climática” pode alcançar, o que somente posso afirmar com certeza é que somente posso declarar é que quando todos “fizerem a SUA pequena parte de cada um” é que algo pode realmente vigorar a favor do planeta Terra.
Convenhamos, as perspectivas são duvidosas, portanto, o mais indicado é ser imparcial, ou seja, ficar no meio termo.
Uma coisa é certa: a estabilidade mundial corre perigo. Só nos resta rezar para que os governantes vejam a gravidade da situação, e é claro, fazer a nossa parte - pois ficar sentado esperando também não dá.
Que Deus nos ajude!
/
Links legais:
/
Canal no Youtube - Raise Your Voice (Change Climate Change) - COP15:
Campanha TIC-TAC: http://www.tictactictac.org.br/
Hopenhaguen: www.hopenhagen.org/
Site Oficial da COP15: http://en.cop15.dk/
Site De Olho no Clima (Brasil em Copenhague): http://www.deolhonoclima.com.br/
Site Especial do G1 sobre a COP15: http://g1.globo.com/cop15

Fraude Ecológica?

Cientista pode ter fraudado resultados de estudos sobre o Aquecimento Global.
Afinal, a temperatura declinou ou aumentou nos últimos anos?
/
Um anúncio já divulgado há alguns dias atrás (e que voltou à tona, mais intensamente agora – também devido ao fato de que daqui a três dias se realizará a COP15), mais precisamente no dia 02 deste mês, vêm causando muita polêmica ao redor do mundo. A denúncia de que o cientista Phil Jones, integrante de diversas instituições ambientais, pode ter fraudado os resultados da temperatura média do planeta (para mais) nas últimas décadas, provocou um grande efeito cascata.
Tudo começou a partir de e-mails, no qual teria escondido uma possível redução na temperatura mundial. Um e-mail que pode esclarecer tudo é um que têm a palavra “truque” e “declínio” em seu corpo textual - essas palavras agem como testemunhas do que pode ter se estabelecido.
ONU (Organização das Nações Unidas) e IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) foram colocadas contra a parede após esse anúncio, já que segundo informações, fontes de resultados sobre aquecimento global provinham destes, até então, “prováveis corruptos”, já que podem ter alterados resultados científicos que serviram como base para estudos sobre o tema nas organizações e afins.
Até Al Gore, ganhador do prêmio Nobel da Paz de 2007, corre o risco de perder seu prêmio, já que diversas pessoas estão querendo reivindicar seu Nobel. Segundo elas, seu filme “Uma Verdade Inconveniente” - documentário que entrou para a história do meio ambiente - pode ser considerado inconfiável, já que suas bases de informações também estão sob suspeita, já que eles também eram oriundos das pessoas que estão, agora, na mira da justiça e dos olhos internacionais.
Logo abaixo, há um link do vídeo da matéria que foi exibida na presente data no Jornal Nacional (Rede Globo de Televisão), que explica detalhadamente essa polêmica que paira sobre o nosso ar, já tão corrompido por tanta “sujeira”.
/
Vídeo - Denúncia
/

Município Verde - e Azul!

Certificação Ambiental
/
Governo do Estado de São Paulo premia cidades ambientais
/
TEXTO DO PROJETO - APRESENTAÇÃO
Participação, democratização e descentralização: esta é a receita do Projeto Estratégico Município Verde Azul. Neste, o Governo do Estado de São Paulo e os municípios trabalham juntos na efetivação da agenda ambiental paulista.
Com a gestão ambiental compartilhada, o Governo passou a ter os municípios como fortes parceiros, tomando decisões conjuntas, estimulando ações municipais em prol do meio ambiente e da sociedade.
Esta política ambiental descentralizada também visa promover a participação da sociedade na gestão ambiental e, dessa forma, conscientizar a população, transformando-a em atores sociais comprometidos com as questões ambientais de suas cidades.
A adesão dos municípios ao Projeto se dá a partir da assinatura de um “Protocolo de Intenções” que propõe 10 Diretivas Ambientais que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas. Assim é estabelecida a parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente que orienta, segundo critérios específicos a serem avaliados, rumo às ações necessárias para que o município seja certificado como “Município Verde Azul”.
As 10 Diretivas são: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente, onde os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.
Todos os 645 municípios paulistas já assinaram o Protocolo.
-
MINHA AUTORIA
Entendendo melhor sobre o assunto, agora posso dar introdução ao tema.
O Governo do Estado de SP, por intermédio deste programa, visa unir esforços entre cidades e seus respectivos habitantes, para uma gestão social voltada ao meio ambiente.
A cada cidade participante é atribuída uma nota, que varia de 0 a 100. Para ser reconhecido "Município Verde", o integrante que estiver participando do projeto (município), tem de atingir a nota mínima de 80,0 pontos.
Este projeto iniciou-se em 2008, com o nome de "Município Verde". Em sua nova edição, mudou para o título de "Município Verde Azul", com o objetivo de enfatizar também a preservação das águas e dos mananciais.
Santa Fé do Sul, cidade a 625 km da capital São Paulo, consagrou se bicampeã, isto é, foi líder no ranking em todas as suas edições (duas, até o momento).
Outras informações podem ser vistas no site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
À seguir, destaco uma reportagem do JORNAL BOM DIA, sobre a cidade de Sorocaba, que nesta edição de 2009, saiu na frente de todos os participantes, quanto à prêmios. De 2008 para cá, galgou muitas posições. Neste mesmo ano, a cidade não conseguiu se eleger.
/
REPORTAGEM
-> Avanço ambiental garante a Sorocaba o Selo Verde Azul
-> Cidade é a primeira do Estado com mais de 100 mil habitantes a receber o certificado concedido pelo governo paulista
-
Sorocaba ganha Selo Azul e outros dois prêmios
/
Município atinge 89,79 no ranking ambiental e leva troféu Franco Montoro
/
Carla de Campos
carla.campos@bomdiasorocaba.com.br

/
Sorocaba ficou na 31ª colocação no ranking ambiental divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
O desempenho das ações produzidas na cidade, a partir de dez diretivas básicas, somou 89,79 pontos. Ao todo, 156 municípios foram contemplados no Estado.
Além do certificado de Município Verde Azul, a cidade ainda recebeu duas premiações do governo do Estado. Pela maior pontuação entre os 34 municípios que compõem a bacia hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê, Sorocaba levou o prêmio Franco Montoro.
O investimento da cidade em transporte alternativo e não-poluente também foi destaque, garantindo o prêmio de Melhor Ciclovia.
Hoje a malha cicloviária sorocabana possui cerca de 50 quilômetros, presente em 16 avenidas. “É o agir localmente pensando globalmente”, diz a secretária de Meio Ambiente, Jussara Carvalho. Segundo ela, a certificação ambiental é um estímulo para novas ações locais. “Já temos metas, indicadores. É um prêmio que coroa todo nosso esforço e deixa a equipe mais motivada”, diz.
/
Quatro cidades levam selo na região
/
Nota Média
A nota média das cidades passou de 51,5 em 2008 para 62,6 em 2009 (+21,56% [62,6034]). Além disso, o número de órgãos ambientais nos municípios saltou de 182 em 2007 para 455 em 2009 (+ 150%). No mesmo período, os Conselhos Municipais do Meio Ambiente passaram de 236 para 490 (+107,63 [490,0068]).
-
As melhores da região
-
Pelo segundo ano consecutivo, Votorantim teve bom desempenho e recebeu o certificado, somando 89,51 pontos e atingindo a 36ª colocação, somente cinco a mais do que Sorocaba. Entre as 156 cidades certificadas, apenas mais três da região de Sorocaba ganharam o selo: Itu, na 59ª posição, com 87,41 pontos; Salto, 144ª posição, com 80,54 pontos, e Tatuí, na 154ª posição, com 80,10 pontos.
-
As piores da região
-
Guareí, na 555ª posição; na sequência: Mairinque (549ª), São Roque (540ª) e Iperó (509ª).
-
Resultado Completo
-
Está disponível no site http://www.ambiente.sp.gov.br/
(Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente)
/
Cidades menores são destaque
/
Como em 2008, os municípios menores tiveram melhor desempenho no ranking ambiental. Com problemas ambientais muito diferentes de cidades como Sorocaba, com quase 600 mil habitantes, os pequenos municípios dominam as dez primeiras colocações.
Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Santa Fé do Sul, com cerca de 30 mil habitantes, foi a primeira do Estado de São Paulo no programa Município Verde Azul, com 94,40 pontos. Em segundo lugar, vem Novo Horizonte, com 36 mil habitantes. Guaraçaí, com 9 mil habitantes, ocupa a terceira colocação. Entre as dez primeiras colocadas, a maior cidade é Jales, na décima posição, com cerca de 49 mil habitantes.
Sorocaba é a primeira colocada no ranking ambiental entre as cidades paulistas com mais de 100 mil habitantes.
A análise é de dez quesitos: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente. As notas obtidas em cada uma das diretivas serão divulgadas hoje.
-
Fonte: Jornal BOM DIA - Sorocaba. Ano 5, n° 1.467, 2 de dezembro de 2009 - QUARTA. Seção DIA-A-DIA - 10.
/
Depoimento Vitor Lippi - Prefeito de Sorocaba
Sobre o Verde Azul
/
Vitor Lippi
Estamos triplamente felizes. Sorocaba foi a única cidade a receber três prêmios do programa Município Verde Azul do governo paulista. O prêmio entregue pelo governador José Serra é relativo aos investimentos realizados para melhoria da qualidade de vida e conscientização ambiental de nossa população. Na classificação geral, Sorocaba foi a melhor entre as cidades com mais de 100 mil habitantes e ainda recebeu o prêmio Franco Montoro, pela maior nota entre os municípios do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê, com 89,79 pontos, e o prêmio especial Pensar Globalmente e Agir Localmente como Melhor Ciclovia do Estado.
Nos últimos anos a prefeitura dobrou o número de parques da cidade, investiu na despoluição do rio Sorocaba, implantou o programa Cidade Super Limpa, com mais de 20 ações nas áreas de coleta seletiva, limpeza urbana, reciclagem do entulho, educação ambiental, combate às queimadas, e muitas ações que proporcionam melhores condições de vida para o sorocabano. Considerado modelo nacional, nosso Plano Cicloviário mereceu destaque por oferecer um novo conceito de integração entre transporte, lazer e meio ambiente, com mais de 50 quilômetros de ciclovias interligando diferentes regiões da cidade. O objetivo é chegar a 100 quilômetros até o final do governo, implantando, inclusive, um sistema de bicicletas públicas integrado ao transporte coletivo.
Os prêmios nos deixam satisfeitos e indicam que estamos no caminho certo, mas impõem responsabilidades, ainda há muito a ser feito. Nossa meta é que Sorocaba seja uma cidade sustentável e cada vez melhor para se viver. Uma cidade saudável e educadora.
-
Vitor Lippi é prefeito de Sorocaba.
*
Fonte: Jornal BOM DIA - Sorocaba. Ano 5, n° 1.467, 2 de dezembro de 2009 - QUARTA. Seção OPINIÃO - 6.

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir