Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar: Janeiro 2010

Descer

Assine!

365 Ways to Go Green

365 Ways to Go Green
365 maneiras de ser verde!

Mike Lieberman, ambientalista americano, criou um blog chamado "365 Ways to Go Green" - 365 maneiras de ser verde - na foto.
O blog surgiu da necessidade de Mike "fazer mais". Ele descreve, como partir para ação - parar de falar e fazer algo.
Diariamente, desde o dia 1 de Setembro de 2009, ele insere uma nova dica verde no blog, dia após dia - e deve caminhar assim durante um ano inteirinho (365 dias). O seu objetivo, e desafio.
De uma forma ilustrada, e bem divertida, ele procura transmitir e incentivar a adesão a pequenos hábitos e atitudes, que se aplicados em nosso meio, podem ajudar na conscientização e preservação do planeta e da natureza.
São inúmeras as categorias, e ideias para você conferir. Simples, fáceis e inteligentes.
Não há porque dizer não. Então, não deixe de visitar: neste link aqui.
Fica a dica! Agora, é com você.

65% criticam - salvar o ambiente

65% criticam demora de governos e empresas para salvar ambiente
/
Reuters e Ipsos entrevistaram 24 mil pessoas em 23 países.
Levantamento foi feito antes, durante e após Conferência do Clima.
/
Líderes - Final COP15Correndo atrás do prejuízo: o ministro do Meio Ambiente da Índia, Jairam Ramesh; o chefe da área de mudanças climáticas da China, Xie Zhenhua; a ministra de Meio Ambiente da África do Sul, Buyelwa Sonjica, e seu colega do Brasil, Carlos Minc. Reunião que ocorreu neste sábado cobrou dinheiro prometido por nações ricas no final melancólico da COP 15 (Foto: Mustafa Quraishi/AP 24-01-2010)
/
Pesquisa internacional realizada pela agência Reuters e pela empresa Ipsos verificou que, na média, cerca de dois terços dos entrevistados acreditam que seus governos e líderes empresariais não estão tomando as medidas corretas ou no ritmo acertado para evitar a mudança climática global.
Foram ouvidas 24 mil pessoas em 23 países, antes, durante e depois da conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas em Copenhague, dezembro passado. Para 65% dos entrevistados, as medidas tomadas até então eram insuficientes para conservar o meio ambiente.
/
86% dos chineses apóiam medidas do governo na área ambiental
/
Apenas em três países – China, Índia e Turquia – a opinião pública dá uma nota satisfatória para as ações ambientais adotadas.
/
No Brasil, 43% dizem que governo e empresas estão adotando medidas corretas em um ritmo adequado; 57% avaliam que não
/
“Está claro que os cidadãos globais não estão nada impressionados com a liderança demonstrada por seus próprios governos e líderes empresariais para lidarem com aquilo que eles percebem como uma séria ameaça ao mundo e a si mesmos”, disse John Wright, vice-presidente-sênior de assuntos públicos da Ipsos, empresa de pesquisa de mercado. “O resultado da conferência em Copenhague reforça a visão de que grande parte da determinação e da coragem necessárias nesta questão está em falta.”
/
A pesquisa foi feita pela internet, refletindo o equilíbrio demográfico de cada país.
/
Veja abaixo os resultados da pesquisa:
/
Você concorda que seu governo e seus líderes empresariais estão adotando os passos e o ritmo corretos para evitar a mudança climática global?
/
País Concordam (%) Discordam (%)
Argentina 16 84
México 17 83
França 19 81
Bélgica 20 80
Hungria 23 77
Alemanha 24 76
Polônia 24 76
Itália 26 74
República Checa 26 74
Holanda 26 74
Suécia 29 71
Grã-Bretanha 33 67
Canadá 34 66
Rússia 35 65
Espanha 35 65
EUA 38 62
Brasil 43 57
Coreia do Sul 43 57
Japão 45 55
Austrália 48 52
Turquia 54 46
Índia 60 40
China 86 14
/
Fonte: Eco4Planet

Comunidade no Ning.com


Diário do Verde no Ning!!!
Ning
/
Meus caros leitores, mais uma novidade para vocês!
/

Exatamente há 6 horas atrás, a Comunidade Diário do Verde entrou no ar!!!.
Agora, além das informações legais de meio ambiente que você acha no blog, feed e muito mais... você irá encontrar elas lá no Ning, sendo que irá encontrar muita coisa "exclusiva" que será um adicional do que é publicado aqui.
O legal é que, participando dela, você poderá compartilhar conteúdos e assuntos, publicar seus textos, indicar aos seus amigos: assim outras pessoas do seu interesse também poderão participar e, consequentemente, conversar com você, e o melhor de tudo: gratuitamente!
A comunidade pode ser facilmente vista através deste link: DiáriodoVerde.ning.com
Caso não possua uma conta no Ning, será preciso se registrar para acessá-la.
Para tanto, CLIQUE AQUI, e registre-se (após o cadastro, confirme o mesmo na mensagem que virá em seu e-mail, contendo o link de ativação da sua conta).
/
Diário do Verde - cada vez mais perto de você!!!

O homem que espalhou o deserto

O homem que espalhou o deserto
/
Quando menino, costumava apanhar a tesoura da mãe e ia para o quintal, cortando folhas de árvores. Havia mangueiras, abacateiros, ameixeiras, pessegueiros e até mesmo jabuticabeiras. Um quintal enorme, que parecia uma chácara onde o menino passava o dia cortando folhas. A mãe gostava, assim ele não ia para a rua, não andava em más companhias. E sempre que o menino apanhava o seu caminhão de madeira (naquele tempo, ainda não havia os caminhões de plástico, felizmente) e cruzava o portão, a mãe corria com a tesoura: tome filhinho, venha brincar com as suas folhas. Ele voltava e cortava. As árvores levavam vantagem, porque eram imensas e o menino pequeno. O seu trabalho rendia pouco, apesar do dia-a-dia constante, de manhã à noite.
Mas o menino cresceu, ganhou tesouras maiores. Parecia determinado, à medida que o tempo passava, a acabar com as folhas todas. Dominado por uma estranha impulsão, ele não queria ir à escola, não queria ir ao cinema, não tinha namoradas ou amigos. Apenas tesouras, das mais diversas qualidades e tipos. Dormia com elas no quarto. À noite, com uma pedra de amolar, afiava bem os cortes, preparando-as para as tarefas no dia seguinte. Às vezes, deixava aberta a janela, para que o luar brilhasse nas tesouras polidas.
A mãe, muito contente, apesar de o filho detestar a escola e ir mal nas letras. Todavia era um menino comportado, não saía de casa, não andava em más companhias, não se embriagava aos sábados como os outros meninos do quarteirão, não frequentava ruas suspeitas onde mulheres pintadas exageradamente se postavam às janelas, chamando os incautos. Seu único prazer eram tesouras e o corte das folhas.
Só que, agora, ele era maior e as árvores começaram a perder. Ele demorou apenas uma semana para limpar a jabuticabeira. Quinze dias para a mangueira menor e vinte e cinco para a maior. Quarenta dias para o abacateiro que era imenso, tinha mais de cinquenta anos. E seis meses depois, quando concluiu, já a jabuticabeira tinha novas folhas e ele precisou recomeçar.
Certa noite, regressando do quintal agora silencioso, porque o desbastamento das árvores tinha afugentado pássaros e destruído ninhos, ele conclui que de nada adiantaria podar as folhas. Elas se recomporiam sempre. É uma capacidade da natureza, morrer e reviver. Como seu cérebro era diminuto, ele demorou meses para encontrar a solução: um machado.
Numa terça-feira, bem cedo, que não era de perder tempo, começou a derrubada do abacateiro. Levou dez dias, porque não estava habituado a manejar machados, as mãos calejaram, sangraram. Adquirida a prática, limpou o quintal e descansou aliviado.
Mas insatisfeito, porque agora passava os dias a olhar aquela desolação, ele saiu de machado em punho, para os arredores da cidade, Onde encontrava árvores, capões, matos, atacava, limpava, deixava os montes de lenha arrumadinhos para quem quisesse se servir. Os donos dos terrenos não se importavam, estavam em via de vendê-los para fábricas ou imobiliárias e precisavam de tudo limpo mesmo.
E o homem do machado descobriu que podia ganhar a vida com o seu instrumento. Onde quer que precisavam derrubar árvores, ele era chamado. Não parava. Contratou uma secretária para organizar uma agenda. Depois, auxiliares. Montou uma companhia, construiu edifícios para guardar machados, abrigar seus operários devastadores. Mandou assistentes fazerem cursos nos Estados Unidos e Europa. Eles voltaram peritos de primeira linha. E trabalhavam, derrubavam. Foram do sul ao norte, não deixando nada em pé. Onde quer que houvesse uma folha verde, lá estava uma tesoura, um machado, um aparelho eletrônico para arrasar.
E enquanto ele ficava milionário, o país se transformava num grande deserto, terra calcinada. Então, o governo, para remediar, mandou buscar em Israel técnicos especializados em tornar férteis as terras do deserto. E os homens, mandaram plantar árvores. E enquanto as árvores eram plantadas, o homem do machado ensinava ao filho sua profissão.
/
Fonte: IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO. Cadeiras proibidas. São Paulo: Global, 2002.

Qual é o máximo de habitantes que a Terra suporta?

Uma boa pergunta
/
Qual é o máximo de habitantes que a Terra suporta?
/
Muita gente já tentou fazer essa conta, mas ainda não há resposta definitiva. Desde que o pioneiro Anton von Leeuwenhoek previu, em 1679, que nosso planeta poderia acolher 13,4 bilhões de pessoas, as estimativas variaram entre 1 bilhão e 1 trilhão de pessoas! "Entretanto, dois terços das previsões situam-se entre 4 e 16 bilhões de habitantes. Parece um intervalo confiável para se estabelecer um limite, considerando que o globo comporta diferentes padrões de ocupação", afirma o geógrafo Álvaro Luiz Heidrich, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O fato é que a população da Terra cresceu mais de 40 vezes desde o início da era cristã. No ano 1, estima-se que havia cerca de 150 milhões de pessoas no planeta. Esse número dobrou em 1350, quadruplicou em 1700 e chegou ao primeiro bilhão em 1804.
O grande salto aconteceu no século 20, quando a urbanização e os avanços na medicina fizeram a população saltar de 1,6 bilhão para 6,2 bilhões de pessoas. "E isso levando em conta as grandes epidemias e as guerras, que são os mais importantes fatores capazes de estancar o aumento da população", diz Álvaro. No século 20, o crescimento só diminuiu nas quatro últimas décadas, com a queda na taxa de nascimentos - desde 1965, a média de filhos por mulher caiu de 4,9 para 2,7. Mesmo assim, a cada ano o mundo recebe 77 milhões de pessoas a mais, 97% delas em países subdesenvolvidos. O total de habitantes que ainda cabem no planeta depende de uma combinação de fatores limitantes: a quantidade de alimento que o homem pode produzir, o padrão de vida que a humanidade pode alcançar e uma preservação do meio-ambiente que possa garantir a vida na Terra. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o mais provável é que em 2050 tenhamos 9,3 bilhões de pessoas no planeta.
/
Gente demais, gente de menos
Planeta tem regiões com formigueiros humanos e áreas quase desabitadas
/

ENTRADA VIGIADA
A cada ano, 1 milhão de imigrantes aporta nos Estados Unidos. Na teoria, o país suporta até mais, porque é desenvolvido e possui apenas 29 habitantes por km2. Mas a ameaça de terrorismo e a constante tensão entre imigrantes e nativos fazem das fronteiras americanas as mais vigiadas do planeta
/
DILEMA BRASILEIRO
Com 17 habitantes por km2, o Brasil é candidato a receber mais gente, especialmente no Norte. Mas há dois obstáculos: a desigualdade social e o risco ambiental. O país tem 27% das possíveis terras agricultáveis do mundo, mas se elas forem ocupadas, será o fim da Amazônia
/
OCUPAÇÃO INVIÁVEL
Áreas polares, desertos e montanhas íngremes ocupam um terço da Terra, mas são quase inabitáveis. Nas áreas geladas, os gastos com energia impedem a ocupação. A Antártida, com 8,9% das terras emersas do planeta, só tem 4 mil habitantes
/
ENCOLHIMENTO EUROPEU
Com baixas taxas de natalidade, a população européia envelhece e até 2050 deve perder 124 milhões de pessoas. O continente é um dos mais povoados do mundo (Bélgica e Holanda têm mais de 300 habitantes por km2), mas ainda pode receber imigrantes na parte ocidental, mais desenvolvida
/
MONTANHA HUMANA
O Sudeste Asiático e a Ásia oriental compõem o chamado "formigueiro humano". Somadas, as populações de China, Índia, Indonésia, Bangladesh e Paquistão ocupam apenas 11% das terras emersas do planeta, mas respondem por mais de 40% da humanidade. Quase a metade dos novos habitantes do mundo nasce nessa região
/
SUPERPOPULAÇÃO à VISTA
O norte da África concentra a maior parte das 125 milhões de pessoas do mundo todo que a cada ano migram para outros países. Na chamada África Negra, abaixo do deserto do Saara, o problema é a alta natalidade. Mesmo com a epidemia de AIDS, que ceifou 15 anos da expectativa de vida nas últimas duas décadas, o continente deve ganhar mais 1,2 bilhão de pessoas até 2050
/
PORTAS FECHADAS
Sabendo que a Austrália tem só 2,4 pessoas para cada km2, dá para imaginar que lá seria um bom lugar para encaixar mais gente. Não é bem assim: nove em cada dez habitantes vivem nas cidades da costa leste porque 66% do território do país é desértico. A Austrália tem 5 milhões de estrangeiros (25% da população), mas limitou o número de imigrantes por causa da crise econômica
Limite não é só espaço
Fome e devastação ambiental também barram o crescimento da população
/
COMIDA MAL DISTRIBUÍDA
Em 1798, o economista inglês Thomas Malthus previu que o crescimento populacional seria limitado pela baixa produção de alimentos. Por enquanto, errou: pelos cálculos da ONU, já há comida para 12 bilhões de pessoas. Mesmo assim, 830 milhões passam fome (95% em países subdesenvolvidos), vítimas da desigualdade, da fraca produção em algumas áreas e da má distribuição de alimentos
/
APAGÃO MUNDIAL
A quantidade de riquezas produzidas no planeta aumentou oito vezes nos últimos 50 anos. Mas, como o bolo fica concentrado nos países com alto poder de consumo, o resto do mundo sai perdendo. Se a humanidade gastasse energia como os americanos, por exemplo, a Terra não suportaria mais do que 1,2 bilhão de pessoas. Se o padrão energético fosse o chinês, o planeta poderia acolher quase 10 vezes mais habitantes
/
POLUIÇÃO MORTAL
Ninguém duvida que a degradação ambiental pode impedir o crescimento da população e a própria vida na Terra. Alguns exemplos: desde o século 18, a concentração de gás carbônico na atmosfera aumentou em 30%. A cada ano, 200 mil km2 de terrenos agricultáveis tornam-se imprestáveis e 120 mil km2 de florestas desaparecem. Os efeitos dessas agressões no futuro do planeta são imprevisíveis
/
Fonte: Rebista Mundo Estranho - Canal Ambiente - Perguntas

Enquete - Amazônia - 2100


Floresta Amazônica e sua longevidade
/
Venho publicar o resultado da enquete sobre a Amazônia, que ficou o ano todo de 2009, praticamente, aberta à votação.
Um dia antes do ano novo de 2010, um minuto antes (23h59m), ela se encerrou.
Realmente, este foi um assunto delicado, já que há tantas previsões pessimistas em meio ao tão pequeno clube das previsões otimistas para o destino de nosso maior tesouro natural para o final do século XXI.
Se você perceber bem, esta enquete foi diferente, pois não tem uma coisa que geralmente as outras têm: uma resposta definida!
Sim, pois todas as respostas podem ser consideradas corretas, afinal, ninguém sabe o dia de amanhã.
A mais adequada, no entanto, seria uma meio-termo, que seria a opção 3, que recebeu 47% dos votos - quase a metade de todos eles.
Os meus votos são de apoio à floresta, e estimo que ela ainda possa continuar viva para muitas e muitas gerações futuras.
Para isso, salvar o planeta enquanto ainda dá tempo é fundamental.
Fazer a nossa parte: eis o maior segredo da preservação do mundo, e de todos os seres vivos.
/
A PERGUNTA
/
"Você acha que a Floresta Amazônica irá sobreviver até o ano de 2010?"
/
1ª opção: Não, sem dúvida nenhuma, se depender do governo... coitada da floresta! - 5 votos (29%)
2ª opção: Sim, sem dúvida, pois cada vez mais as pessoas estão se conscientizando que a floresta é vital para a sobrevivência do planeta. - 2 votos (11%)
3ª opção: Talvez, dependerá se o ritmo de desmatamento das florestas diminuírem, e muito. - 8 votos (47%)
4ª opção: Sim, pois a floresta é imensa. - 2 votos (11%)
/
Total de votos: 17 votos
/
Meus votos de agradecimento, à todos que participaram. Muito obrigado! :)

Resultado da enquete - Brasil e o Meio Ambiente

Resultado de mais uma enquete
/
Esta postagem, nada mis é para divulgar os resultados da enquete que ficou um pom tempo do ano de 2009 no blog, e que se encerrou dia 31/12/2009, às 23h59m.
Sinceramente, fiquei surpreso com o resultado, já que 49% dos votos apontam que, segundo quem votou na enquete, o Brasil merece receber uma nota de 5,0 para mais quando o assunto é conservação do meio ambiente.
Liberdade de expressão é o que aqui não falta (a pessoa que votou nessas notas citadas poderia ter votado por que achavam isso mesmo, ué?), mas tenho cá minhas dúvidas de que alguns políticos e puxa-sacos do governo andaram manipulando os resultados da enquete, para tentar esconder a real situação em que nosso país se encontra, e para a enquete não apontar um resultado mais baixo ainda.
Uma outra hipótese a se considerar, é o famoso patriotismo, defender que o nosso território está bem sendo que tudo indica que vai mal.
Os outros 51%, decidiram dar uma nota baixa mesmo, o que demonstra que as pessoas concordam que o Brasil ainda tem muito a melhorar.
Em outras palavras, o 1% salvou a história de quem não apóia o governo.
Uma enquete acirrada, pois bem. Mas, a justiça foi feita!
/
A ENQUETE
/
Pergunta: "Qual é a nota que você dá para o Brasil quando o assunto é preservação do Meio Ambiente?"
/
1ª opção: 10,0, sem dúvida - 3 votos (13%)
2ª opção: 5,0, e olhe lá - 8 votos (36%)
3ª opção: 0,0, e é isso mesmo - 4 votos (18%)
4ª opção: Precisa dizer que a nota que irei dar será baixa? - 7 votos (31%)
/
Total de votos: 22 (100%)
/
Obrigado à todos que participaram. Em breve, haverão novas enquetes aqui no Diário do Verde.

Rio + 20 / Rio 92

Rio + 20 / Rio 92
/
Conferência que será realizada no Brasil tem por objetivo renovar os compromissos e metas estabelecidas na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, que ocorreu no Rio de Janeiro, em 1992.
/

Eco 92O emblema (símbolo) da conferência Rio-92/Eco-92 - a Floresta da Tijuca. Foi escolhido pelo então governo corrupto de Fernando Collor de Melo.
/
Até os dias atuais, há muitas pessoas e especialistas que consideram a Rio 92, também conhecida como Eco-92, como a mais importante reunião sobre meio ambiente do milênio passado e de todas desse mesmo caráter que já foram realizadas.
Este evento citado fez história no cenário mundial, e deixa seus vestígios até hoje, já que várias políticas de interesse comum e documentos importantes foram instituídos a partir dela.
Alguém que contribuiu de forma significativa para isso foi a jovem Severn Suzuki, representante da ECO - a organização das crianças em defesa do meio ambiente, composta de crianças canadenses na época, de 12 a 13 anos, que fez um discurso que surpreendeu muita gente.
Tudo aquilo que muita gente queria dizer a respeito do que se devia fazer para ajudar de fato o meio ambiente, mas tuuuuudo mesmo, foi dito.
A verdade por mais desagradável que seja, deve sempre ser dita. Foi o que esta menina fez. Infelizmente, 18 anos depois, pouca coisa mudou.
Agora, o Brasil vai sediar, em 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, batizada de Rio+20. O nome-referência é a ECO-92.
Esta nova oportunidade de se discutir sobre o meio ambiente, havia sido proposta em 2007 pelo nosso presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (há 3 anos atrás). Entretanto, ela só foi autorizada pela Assembleia Geral das Nações Unidas recentemente, em dezembro.
Além dos problemas ambientais, este novo encontro de líderes mundiais discutirá a contribuição da economia verde para a eliminação da pobreza.
Uma excelente chance de, quem sabe, se estabelecer metas e compromissos válidos à favor do Planeta Terra.
Ou, quem sabe ainda, se repetir a vergonha que foi a recente Conferência das Partes, realizada na Dinamarca, em dezembro de 2009.
Só Deus é que saberá. Enquanto, isto, ficamos na espera.
/
“A responsabilidade de todos é o único caminho para a sobrevivência humana” [Dalai Lama].

Conta de luz - dicas

Dicas de economia – sua conta de luz agradece
/
10 mandamentos do consumo consciente - verão
/
Nos dias quentes, coloque o chuveiro na posição “verão” (o consumo será cerca de 30% menor), limpe periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro, tome banhos mais rápidos, desligue a torneira ao se ensaboar e nunca reaproveite uma resistência queimada – isso provoca o aumento do consumo e coloca em risco a vida do usuário
/
→ Apague a luz ao sair de um ambiente
→ Não durma com a televisão ligada
→ Não use benjamins (peça para ligar vários aparelhos a uma só tomada)
→ Instale a geladeira em local bem ventilado, que não seja encostada em paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas, nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas, nunca coloque alimentos quentes na geladeira e não forre as prateleiras do eletrodoméstico.
→ Não deixe a porta da geladeira aberta por muito tempo e não se esqueça de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado.
→ Nos banheiros, cozinhas, lavanderia e garagem, instale lâmpadas fluorescentes compactas. Elas iluminam melhor, duram mais e gastam menos energia (uma lâmpada fluorescente de 15 a 40 watts ilumina tanto quanto uma incandescente de 60 Watts. Se, para iluminar uma cozinha, utiliza-se uma incandescente de 100 Watts, ao substituí-la por uma fluorescente de 32 Watts, a economia será de 1/3 e a durabilidade será de 5 a 10 vezes maior)
→ O ferro elétrico tem regulagem de temperatura, o que pode torná-lo mais econômico.
→ Acumule roupas para lavar e também para passar.
→ Nas máquinas de lavar e nos tanquinhos, utilize a quantidade de sabão recomendada pelo fabricante
/
Fonte: CPFL

7 Sinais da Propaganda Ecológica Enganosa



Para refletir:

"Os caluniadores são como o fogo que enegrece a madeira verde, não podendo queimá-la."
[Voltaire]

Não esqueça de expressar a sua opinião!
COMENTE!

Calendário 2010

Datas Comemorativas de 2010
/
Calendário/
De caráter ambiental e de interesse devidamente selecionadas.
/
Janeiro
Pablo PicassoRetrato de Pablo Picasso: jovens dançando e se confraternizando: seu conceito de PAZ
/
01- Confraternização Universal/Dia Mundial da Paz
11 - Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos
/
Fevereiro
IBAMALogotipo do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais
/
02 - Dia Mundial das (Áreas) Zonas Úmidas
06 - Dia do Agente de Defesa Ambiental
22 - Dia da Criação do IBAMA
/

Março
Dia Mundial da ÁguaÁgua: cobre 3/4 do planeta [75%], mas menos de 2,5% é água doce, ideal para consumo, e menos de 1% do total está acessível facilmente aos mais de 6,7 bilhões de seres humanos
/
01 - Dia Nacional do Turismo Ecológico
02 - Dia Nacional do Turismo
03 - Dia do Meteorologista
14 - Dia dos Animais/Dia Mundial das Barragens
19 - Dia do Índio
21 - Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial/ Dia Mundial Florestal (Dia Internacional/Mundial das Florestas)
22 - Dia Internacional (Mundial) da Água/ Dia da Floresta
23 - Dia da Meteorologia
26 - Dia do Cacau
30 - Dia Mundial da Juventude/ Dia da Saúde e Nutrição
/
Abril
Dia da TerraTerra: A Energia e fonte da Vida
/
01 - Dia da Abolição da Escravidão dos Índios
07 - Dia Mundial da Saúde
08 - Dia Mundial do Combate ao Câncer
13 - Dia dos Jovens
14 - Dia Panamericano
15 - Dia [Nacional] da Conservação do Solo
18 - Dia da Assembleia Nacional do Índio
19 - Dia do Índio
22 - Dia da Terra e Descobrimento do Brasil
23 - Dia Mundial do Escoteiro
25 - Dia da ONU
28 - Dia da Caatinga
/
Maio
ZootecniaGravura em madeira com a palavra Zootecnia.
Observe que no trevo, bem no meio, se percebe uma imagem de um cachorro: zootecnia se diz do conjunto de métodos para criação e aperfeiçoamento de animais domésticos.
(Fonte: Dicionário Michaelis)
/
01 - Dia Internacional dos Trabalhadores (Dia do Trabalho)
03 - Dia do Pau-Brasil/ Dia do Solo/ Dia do Sol
05 - Dia do Campo/ Dia da Comunidade
06 - Dia do Engenheiro Cartógrafo
07 - Dia do Silêncio
08 - Dia Internacional da Cruz Vermelha
10 - Dia Mundial do Campo/ Diado Guia Turístico
13 - Dia da Libertação dos Escravos/ Dia do Zootecnista e da fraternidade brasileira/ Dia do Automóvel
16 - Dia do Gari

18 - Dia das Raças Indígenas da América/ Dia Internacional de Museus
22 - Dia Internacional da Diversidade Biológica (Biodiversidade)/ Dia do Apicultor
24 - Dia do Café
25 - Dia da Indústria/ Dia do Trabalhador Rural
27 - Dia Nacional da Mata Atlântica
29 - Dia do Geógrafo e do Estatístico
30 - Dia do Geólogo
31 - Dia Mundial sem Tabaco (Dia Mundial do Combate ao Fumo)
/
Junho
Rio 92Foto da ECO92, também conhecida por RIO92, a reunião ambiental mais importante da história, segundo especialistas
/
01 a 07 - Semana Mundial do Meio Ambiente*
03 - Aniversário da ECO 92
08 - Dia do Citricultor/ Dia Mundial dos Oceanos
05 - Dia Mundial do Meio Ambiente/ Dia da Ecologia
11 - Dia do Educador Sanitário
17 - Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação e Seca
18 - Dia do Químico
21 - Início do Inverno
24 - Dia de São João e do mel/ Dia Internacional do Leite
26 - Dia Nacional do Combate às Drogas.
28 - Dia do Ipê amarelo
29 - Dia do Pescador e Dia de São Pedro
* Obs: esta data não tenho plena certeza, já que há quem diga que a Semana Mundial do Meio Ambiente ocorre entre os dias 03-08.
/
Julho
AgricultorAgricultor em sua casa com o seu cão, curtindo os prazeres do campo: que vida boa!
/
04 - Dia do Cooperativismo
10 - Aniversário de criação do Fundo Nacional do Meio Ambiente
12 - Dia do Engenheiro Florestal
13 - Dia do Engenheiro Sanitarista
14 - Dia da Liberdade de Pensamento
17 - Dia de Proteção às Florestas/ Dia do Protetor das florestas
19 - Dia da Caridade
20 - Dia Internacional do Amigo
23 - Dia do Lavrador
28 - Dia do Agricultor
/
Agosto
Bomba Atômica de HiroshimaFotografia da Cidade de Hiroshima, no momento em que foi atingida por uma bomba atômica lançada pelos EUA.
Data: 6 de agosto de 1945.
/
05 - Dia Nacional da Saúde
06 - Dia da Explosão da Bomba Atômica em Hiroshima
11- Dia Nacional dos Estudantes/Dia da Consciência Nacional
14 - Dia do Combate à Poluição - Dia do Controle da Poluição (Industrial)/ Dia da Unidade Humana
17 - Dia do Patrimônio Histórico
19 - Dia Mundial da Fotografia
21 - Dia da Habitação
22 - Dia do Folclore
27 - Dia da Limpeza Humana
28 - Dia da Avicultura/ Dia do Voluntariado
29 - Dia Nacional do Combate ao Fumo
31 - Dia do Nutricionista
/
SetembroAntártida - Buraco na Camada de Ozônio
Vista espacial da Antártida.
É neste local inóspito em que se encontra o Buraco na Camada de Ozônio
/
03 - Dia do Biólogo
05 - Dia da Amazônia
07 - Dia da Pátria
09 - Dia do Veterinário
11 - Dia do Cerrado
13 - Dia do Agrônomo
16 - Dia Internacional para a Preservação da Camada de
Ozônio
17 - Dia da Compreensão Mundial
20 - Dia Internacional da Limpeza de Praia

21 - Dia da Árvore
21-27 - Semana Nacional da Fauna
22 - Dia da Defesa da Fauna e do Rio Tietê/ Dia do Técnico Agropecuário
23 - Início da Primavera

29 - Dia do Petróleo
/
Outubro
ONUEmblema da ONU (Organização das Nações Unidas) / UN - United Nations
/
1º sábado de outubro - Semana Internacional da Água
02 - Dia Nacional do habitat
03 - Dia das Abelhas e do Mel
04 - Dia do Patrono da Ecologia (S.Francisco de Assis) / Dia da Natureza(Ecologia)/ Dia Mundial dos Animais/Dia da Adoção/ Dia do Cão
04-10 - Semana de Proteção aos Animais

05 - Dia das Aves/ Dia Mundial dos Animais
07 - Dia Mundial do Habitat
12 - Dia do Engenheiro Agrônomo/ Dia do Mar/ Dia de N.Sª Aparecida
14 - Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais

15 - Dia do Educador Ambiental e do Professor / Dia Nacional Sem Sacola Plástica
16 - Dia Mundial da Alimentação/ Dia da Ciência e Tecnologia
17 - Dia Mundial da Erradicação da Pobreza

24 - Dia das Nações Unidas – ONU / Dia da Ação Climática
29 - Dia Nacional do Livro
/
Novembro
Pilhas recarregáveisPilhas Recarregáveis
/
05 - Dia da Ciência/ Dia da Cultura [Nacional]
06 - Dia da Pilha
08 - Dia Mundial do Urbanismo
09 - Dia do Urbanismo
10 - Dia do Trigo
15 - Dia da Proclamação da República
19 - Dia da Bandeira
20 - Dia Nacional da Consciência Negra

21 - Dia da Homeopatia
23 - Dia do Rio
30 - Dia da Reforma Agrária/ Dia do Estatuto da Terra
4ª quinta feira de novembro - Dia Nacional de Ação de Graças
/
Dezembro
Direitos HumanosDeclaração Universal dos Direitos Humanos
/
01 - Dia Mundial de Combate a AIDS
02 - Dia Pan-Americano da Saúde/ Dia Nacional da Astronomia
07 - Dia do Pau-Brasil
08 - Dia Nacional da Família
09 - Dia Internacional Anticorrupção
10 - Dia Internacional dos Povos Indígenas/ Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)
11 - Dia do Arquiteto/ Dia do Engenheiro/ Dia Internacional das Montanhas/ Dia do Agrônomo
14 - Dia do Engenheiro de Pesca
15 - Dia do Jardineiro
21 - Início do Verão
22 - Dia da Morte de Chico Mendes
25 - Natal
29 - Dia Internacional da Biodiversidade
/

Têm alguma data, além das explicitadas acima, que na sua opinião, eu deveria fazer menção, seja por esquecimento ou para adicionar ao conteúdo?
Caso tenha alguma sugestão, por favor, envie-a agora mesmo!!! [CLIQUE AQUI]

Mensagem - Meio Ambiente

Papa pede mudanças no estilo de vida para salvar o meio-ambiente

/

CIDADE DO VATICANO - O Papa Bento XVI usou o tradicional pronunciamento de Ano Novo nesta sexta-feira para pedir uma mudança no estilo de vida como forma de salvar o meio-ambiente, afirmando que responsabilidade ambiental é essencial para a paz mundial.

Lembrando que líderes mundiais se reuniram em Copenhagen no mês passado na cúpula do clima promovida pela Organização das Nações Unidas, o Papa afirmou que a ação em nível individual e comunitário é igualmente importante para proteger o ambiente.

- Gostaria de ressaltar a importância das escolhas dos indivíduos, famílias e dos governos locais na preservação do ambiente - afirmou o Papa a milhares de fieis reunidos na praça São Pedro.

- Um objetivo compartilhado por todos, uma condição indispensável à paz, é cuidar dos recursos naturais da Terra com justiça e sabedoria.

O Papa, que sofreu um susto na semana passada quando uma mulher o derrubou durante a missa de Natal, também afirmou que "responsabilidade ecológica" deve ser ensinada como parte das disciplinas escolares.

Bento XVI e seu antecessor João Paulo 2o introduziram o Vaticano firmemente na luta ambiental. No mês passado, em mensagem enviada a chefes de Estado e organizações internacionais, o Papa pediu que as nações ricas assumam a responsabilidade na crise ambiental e para a redução do consumismo.

/

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/01/01/papa-pede-mudancas-no-estilo-de-vida-para-salvar-meio-ambiente-915428604.asp

Fale com a gente!

Não utilize os formulários de contato abaixo! 
Entre em contato diretamente por e-mail: diariodoverde@diariodoverde.com. 
Esta área sofrerá mudanças, que serão apresentadas em breve. Obrigado por sua compreensão!



Caso não consiga se comunicar com o Diário do Verde com este formulário, 

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir