Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar: novembro 2010

Descer

Assine!

Como reciclar papel =)


Reduza o lixo, preserve água, energia, e dê um show de criatividade. Aprenda a fazer o seu próprio papel, inteiramente reciclado! O papel reciclado, quando sem cloro e substâncias químicas nocivas, é amigo do meio ambiente. Pode ser usado para atividades diversas, como anotações, desenhos, bloco de notas, caderno, rascunhos, entre outros. É barato e original, feito em casa. O Brasil já é o 10º país que mais recicla papel, contribua para esse índice. Experimente: uma tonelada de papel reciclado pode ajudar a salvar de 30 a 50 árvores.

Não esqueça de jogar o papel na lixeira azul, quando for separá-lo para a coleta seletiva: para reciclar!

COP 16: Esperar o quê?

COP16
Entra o final de novembro/início do mês de dezembro, é a mesma ladainha: líderes debatem em um lugar qualquer do mundo, e do lado de fora das negociações, pessoas cruzam os dedos pedindo desesperadamente um acordo climático. E o que acontece? Nenhum avanço, e algum documento vago de intenções. Ano passado chegou a ser emocionante, com o apelo e entusiasmo das pessoas, porém isso só, não leva a lugar nenhum e não serve de consolo. O impasse continua, e as dúvidas e a descrença por parte da população, aumenta ainda mais. Início: dia 29 | Encerramento: dia 05. 

Órgãos ambientais do Brasil - Federais e Estaduais*

Meio Ambiente no Brasil
Preservar o Meio Ambiente. Para cumprir esta missão, mais do que garra e perseverança, é indispensável ter a "quem recorrer". O governo tem mais do que o encargo de acatar denúncias e solucionar crises ambientais, em todos as esferas de governo. É dever do brasileiro se informar a respeito das questões naturais, divulgá-las e acionar a lei se for preciso. Um país-continente, que ocupa 47% da América do Sul e tem o melhor e maior patrimônio natural do planeta, merece ter uma população à altura para manejar adequadamente tais riquezas. Mantenha-se informado, pois informação, e contatos, é poder. Conheça os principais órgãos ambientais do Brasil, em uma mega lista preparada especialmente pelo Diário do Verde, para você. Passe adiante!!!

Prêmio Dardos

Prêmio Dardos
Selo/Prêmio Dardos
Orgulhosamente, o Diário do Verde anuncia hoje a seus leitores, que foi agraciado duplamente, pelos blogs Pensar Eco e O Único Planeta que Temos (deixo aqui o meu Obrigado!), para o Prêmio Dardos, "o reconhecimento dos ideais que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc... que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras e suas palavras."
As regras do selo são 3: [1] - exibir o selo no blog; [2] - revelar o link do blog que atribuiu o prêmio; [3] - atribuir o prêmio a 10, 15 ou 30 blogs. Acesse o conteúdo na íntegra, e confira os escolhidos do Diário do Verde ;)
Parabéns aos escolhidos, e grato pelo reconhecimento!

O Analfabetismo Ambiental: Você é um?

Meio Ambiente
O déficit educacional ambiental é grande, e perigoso. Em tempos onde a sobrevivência da espécie humana na Terra está dependendo diretamente da capacidade individual de perceber e mudar, um a menos ou a mais tem poder decisivo na construção do dia de amanhã, e seus seguintes. Reeducar, seguindo o Tripé (ou Triângulo) da Sustentabilidade: Ambientalmente Correto, Economicamente Viável e Socialmente Responsável, é uma necessidade, pelo nosso planeta e por nossos países. Preparar desde pequeno, não é exagero: é uma necessidade.

Sacolinhas Plásticas? Vai uma sacolinha aí?

Incerteza
Muitos acreditam que a praticidade das sacolinhas não justifica o estrago causado ao meio ambiente. Alguns países até já acabaram com o oba-oba das sacolas no mercado. Por outro lado, por serem recicláveis e duráveis, elas podem ser reutilizadas. É só uma questão de educação. E você, acha que o saco deve ir para o saco?

Ausente, mas trabalhando!

Vocês, meus fiéis e queridos fãs que visitam, leem e seguem diariamente o Diário do Verde, devem ter estranhado a ausência do autor (exceto quem me segue no Twitter, onde estive presente quase que todos os dias). Há pouco mais de 15 dias, o blog não tem nenhuma nova postagem. Querem saber o por quê? Aproveitei estes dias para planejar, decidir e executar melhorias em geral, algumas lançadas neste período: um exemplo é o MSN, que funciona com o mesmo endereço de e-mail do DV: diariodoverde@diariodoverde.com, e outras que serão conhecidas até o final deste ano: design, template e novos serviços. Até deixo expressa aqui, mais uma vez, o meu pedido para que você que tem tempo e se interessa pelo meio ambiente, para que Escreva no blog. A sua ajuda é importante para o crescimento e desenvolvimento do Diário do Verde. Necessito e preciso montar uma equipe de colaboradores. Arcar um projeto sozinho nas costas não é fácil não =)
Mas seguindo: este post é um aviso para você que acredita, confia e gosta do trabalho aqui do blog, para que continue ainda mais esperançoso(a). Se tudo der certo, ainda em 2011, mas acredito que isto ocorra só por volta de 2012, o Diário do Verde entrará em uma nova fase, com o lançamento da versão site! É uma meta ambiciosa, mas que se Deus permitir e os ventos favorecerem, pretendo conseguir rapidamente. O que pesa, é o dinheiro. O orçamento final está estimado, por baixo, em R$ 7.000,00. Peço inclusive para você, empresário, pessoa comum, membro de instituição(ões) ou governo, que solidarize-se com a causa, para que ajude a arrecadar este valor. Tenho pressa em servir-se a mais pessoas.
À partir desta data, o Diário do Verde volta com a sua programação normal, com a missão de se tornar ainda melhor para você. Para isso, preencha-a Pesquisa de Opinião, envie suas dúvidas para o S.O.S Meio Ambiente, enriqueça a sua sabedoria no @ecofrases. Enfim: use o que está à sua disposição, no blog. O seu reconhecimento, e a sua opinião, seja através de dicas, comentários e etc, é o que move-me, e mantém viva, no meu coração, a esperança de dias e ideias sempre melhores.

Diário do Verde - Meio Ambiente, em 1° Lugar!

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Exclusivo para assinantes: A série "15 dias para "ser" verde", estará em breve disponível integralmente.

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir