Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar: janeiro 2011

Descer

Assine!

Danoninho para Plantar, IPÊ e Diário do Verde!

Hoje foi um dia muito especial. Para mim, minha mãe que me acompanhou também, para os blogueiros ambientais e educacionais, cerca de 15 crianças e seus pais e para a equipe da Danone Brasil e Instituto de Pesquisas Ecológicas. Estivemos todos reunidos na sede da IPÊ, debatendo ideias sustentáveis, trocando informações, compartilhando experiências na internet e na vida pessoal, admirando a bela paisagem de Nazaré Paulista e principalmente, examinando os resultados da campanha "Danoninho para Plantar", que no saldo total, resultou em 100.000 m² de área que será reflorestada na região da Mata Atlântica. Acompanhe os bastidores do evento, na cobertura especial do Diário do Verde.

Países líderes em biodiversidade

17 países no mundo têm a maior variedade de espécies registrada. São mega biodiversos. 5 que ocupam o ranking encontram-se na América do Sul (Brasil, Colômbia, Peru, Equador e Venezuela), cobertos pela Amazônia. Estão espalhados por 4 continentes: América (Norte e Latina), África, Ásia e Oceania. Nenhum país da Europa entrou na listagem internacional. Estão localizados na região dos trópicos e Linha do Equador. Você sabe quais são eles? Acesse agora, a classificação do grupo de nações privilegiadas que abrigam, em seus respectivos territórios, a maior concentração de vida animal e vegetal em toda a Terra e plenitude.

Usina Hidrelétrica de Belo Monte: quem ganha com isso?

Governo x Brasil
Em alto e bom som, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA),  órgão integrante do Ministério do Meio Ambiente ligado à Presidência da República do Brasil, emititu hoje, dia 26/01/2011, esbanjando incompetência e falta de respeito para com a Sociedade Civil, a licença parcial para a instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, uma desgraça ambiental, social e econômica que fere a Constituição Federal Brasileira de 1988, do próprio IBAMA - Lei da Natureza, e demais questões de conduta, ética e responsabilidade governamental para com o cidadão. É uma ironia sem tamanho: quem tem por dever e obrigação, defender o meio ambiente, está matando-o. Conheça nos mínimos detalhes, o que este "projeto energético", de fato vai trazer ao nosso país.

A construção da sustentabilidade

Em meio as minhas rotineiras pesquisas sobre o meio ambiente, descobri um artigo excelente assinado por Washington Novaes, que repasso a todos vocês no dia de hoje, que discute com louvor a questão da sustentabilidade, de um jeito completo, e ao mesmo tempo, de fácil interpretação. Ele relata, de uma forma convicta, sua indignação quanto a falta de atitude, responsabilidade e seriedade, em especial por parte das pessoas e do governo em nosso país. O tema é crítico, e merece ser analisado com olhos críticos. Todos, ao menos de boca, querem a mudança "sustentável", mas ao mesmo tempo, não querem dar o braço a torcer. Já basta de teoria, está mais do que na hora de existir "a prática". Boa Leitura:

Plante uma árvore, com Fruthos!

O Caio Campagni, da Agência A1 Brasil, o qual desde já agradeço, enviou para mim uma supernovidade ambiental que encaminho a todos vocês no dia de hoje. A respeitada marca Schincariol, conjuntamente com a organização não governamental SOS Mata Altlântica, está lançando a nível nacional a iniciativa "Plante uma árvore com Fruthos". Você consumidor, tem agora, mais uma opção ecológica para levar a sua mesa. Saboreie Fruthos, troque os códigos de barras das embalagens dos produtos da linha (200 ml e 1L) por árvores na Mata Atlântica e contribua para um mundo mais verde!
Leia abaixo a Sinopse Oficial de Plante uma Árvore:


Dicas para as Férias: Opções eco-infantis!

Férias Ecológicas

Período de férias, é um ótimo momento para entreter os pequenos que ao invés de ficarem o dia todo na TV ou na Internet, vendo as mesmas coisas, que tal levar sustentabilidade e consciência para o seu lar? A seguir,  uma lista com desenhos animados, livro e programa infantil, que irão enriquecer de maneira satisfatória e cultural a criançada e os adultos também. Espero que gostem dos itens citados nesse post.

Boas Férias!



Concorra a 3 kits ecológicos da Moleco!

A Moleco Produções Gráficas Ltda, em parceria com o Diário do Verde, disponibilizou para sorteio aqui no blog, materiais de sua linha ecológica de cadernos e agendas. São materiais reciclados e 100% recicláveis, modernos, personalizados, acessíveis, criativos e práticos para uso no dia-a-dia. Estimulando a sustentabilidade e o consumo consciente. Participe da promoção, e Boa Sorte!

Eco-tecnologia: um gigante, em ascensão

Você sabia que existe um campo da tecnologia destinado especialmente para o meio ambiente? Mais: que esta área da ciência e engenharia é um ótimo ramo profissional e um conhecimento muito exigido pelas empresas nacionais e internacionais? Apresento-lhe agora, o que é a "eco-tecnologia", um conceito que emergiu para corresponder as necessidades atuais impostas pelo modelo de desenvolvimento sustentável.

Teoria/Hipótese Gaia: a Terra como um ser vivo

Imagine um grande sistema. Complexo, que se autorregula, um mecanismo de controle que mantém o planeta em condições ideais de vida. Esta é a Terra, proposta pelo cientista inglês James Lovelock, em 1969. Segundo ele, o nosso planeta é um organismo vivo, formado na intimidade e união dos componentes físicos aqui existentes. A base para a proposta surgiu na observação das atmosferas dos planetas do Sistema Solar, juntamente com Lynn Margulis (co-fundadora), onde proporam, através de uma visão holística que está hoje revolucionando o mundo da Ecologia, que é a vida da Terra que cria condições para a sua sobrevivência, e não o inverso. Assim, a vida interage e tem capacidade de manter seu entorno e sua própria existência, e se ocorresse alguma mudança ambiental, a Terra, em seu conjunto, atuaria para contrabalançar seus efeitos.


Estranho Progresso - Economia X Ambiente

Todos perdem: Economia X Ambiente
O primeiro artigo de 2011, descontando o de boas-vindas, não é de autoria de nenhum integrante do Diário do Verde. E sim, de um dos maiores ecologistas do Brasil, José Antônio Lutzemberger, renomado protetor da natureza e o qual considero ideal para merecer sua especial atenção. Neste texto que está prestes a ler, você entenderá, nos mínimos detalhes e em uma visão panorâmica, questões de embate entre economia e ambientalismo, e porque ambos processos, sem o devido cuidado e harmonia, podem causar tragédias e mais tragédias, à exemplo das fortes chuvas que arrasaram regiões do Brasil. Acompanhe:

De volta, novamente! E com "surpresas" =)

Olá, amigos e seguidores!
Hoje, o blog está retornando as suas atividades normais.
Como previsto, termina-se neste dia, 17 de Janeiro, o recesso de início de ano (cerca de 15 dias).
Este fato foi anunciado na última postagem do ano de 2010: "Objetivos e Metas para 2011".
O Diário do Verde informa que estará seguindo, desde já, o planejamento estabelecido para o ano (referência acima).
Melhor que isso: também estará revendo suas decisões e anúncios de anos anteriores, fazendo-os cumprir em 2011.

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir