Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar: fevereiro 2011

Descer

Assine!

Negócio da China? Para poucos, talvez...

A China vai dominar o mundo. Modéstia à parte, todos nós corremos sério perigo (especial destaque para o Brasil, cada vez mais aliado ao país). O que temos a ver com isso? Nossas reservas de recursos naturais são as maiores do mundo, e estão seriamente ameaçadas com o extraordinário crescimento dos chineses que demanda cada vez mais matérias-primas e energia. E assim sucessivamente. É um círculo vicioso.
Ano passado, o país ultrapassou o Japão, tornando-se a 2ª maior economia do mundo, com base no PIB. Através de uma reforma econômica que começou a ser escrita em 1978, proposta por Deng Xiaoping (Quatro Grandes Modernizações: indústria, agricultura, ciência e tecnologia e Forças Armadas) e apoiada pelo Partido Comunista, a China deixou para trás os prejuízos da Revolução Cultural até chegar a índices impressionantes de crescimento na casa dos 10% ao ano (em média), nas últimas 4 décadas (tempo preciso para ultrapassar o vizinho oriental). Daqui a 30 anos, segundo a projeção, deverá superar os Estados Unidos e se tornar a maior economia do mundo (considerando-se o valor do PIB pela Paridade de Poder de Compra, isto poderá ocorrer cerca de 15 anos antes). Não há meio ambiente que aguente deste jeito!

Aquecimento Global em Cartuns!

Aquecimento global em cartuns
Atendendo inclusive a pedidos, hoje vou sair um pouco do costumeiro padrão "linha-dura" (rs), e dar uma descontraída e tratar de um tema um tanto inusitado aqui no blog. Quem não gosta de humor? Eu adoro! Pensando e aplicando a ideia do "rir faz bem", o livro "Aquecimento Global em cartuns", através de uma linguagem  popular e bem aceita pela maioria das pessoas, tem a proposta de levar alegria e ao mesmo tempo consciência ambiental para os seus leitores. O trabalho é uma coletânea de ilustrações, organizado por Léo Valença (que me enviou este artigo como sugestão de publicação no Diário do Verde, o qual agradeço), que focaliza o Aquecimento Global. Conheça mais sobre este projeto, e saiba também como adquirir o seu exemplar, lendo abaixo.

O meio (e o) ambiente!

Meio Ambiente
"Meio" e "Ambiente" são duas palavras diferentes, com características diferentes, que unidas, formam o "Meio Ambiente", uma definição singular. Muito se diz, pouco se sabe a respeito. Afinal, o que significa cada um destes conceitos? O que eles são e representam para você, na sua vida pessoal? Consegue responder a todas estas perguntas? Compreenda agora, realmente, o que cada uma destas palavras são de fato. Está mais do que no tempo de conhecer as duas partes do (e o) meio ambiente.

Trabalho sobre Meio Ambiente

Pesquisando em meu computador, em alguns dos muitos documentos ambientais que tenho nele armazenado, encontrei um em particular que virá a calhar em especial para Trabalhos e Estudos Ambientais. As aulas estão reiniciando, e você que precisa (ou que ainda vai precisar) entregar algum trabalho sobre o meio ambiente para o seu(sua) professor(a), ou que quer aprender mais sobre diversos conceitos e definições, vale a pena dar uma lida neste conteúdo. É uma avaliação ampla e resumida, de fácil compreensão, que ensina, retrata e dá opiniões sobre as mais diferentes problemáticas ecológicas da atualidade, além de contar um pouco a jornada da natureza e sua "ascensão" devido aos agravantes de ambições humanas incalculadas. Este documento não é de autoria do Diário do Verde. Mantenha os créditos do autor, que está junto ao trabalho. Bom uso!

Diário do Verde - Aniversário de 2 anos!!!

Eu não sei nem ao certo por onde começar. O que dizer, ou fazer. Na verdade, sei sim: Obrigado! A palavra resume muito bem o meu sentimento neste dia tão especial para com o Diário do Verde e VOCÊ, caro leitor, que 730 dias de história ajudaram a construir. Desde o dia 07 de Fevereiro de 2009, quando o blog surgiu, isto é, até antes disso, sob o nome de "Eco Responsabilidade", o objetivo era o mesmo de hoje, que só agregou valores e evoluiu ao passar do tempo: levar as pessoas, de toda e qualquer parte do mundo, informação verdadeira e de qualidade sobre o meio ambiente. Posso dizer com total firmeza que o Diário do Verde desempenha com maestria este papel para o qual foi designado. Parabéns Diário do Verde!!!

Teoria Malthusiana - O ambiente e sua população

An Essay on the Principle of PopulationA Terra é a nossa casa. Desde o advento da vida humana, o questionamento mais preocupante e que circunda a humanidade sem dúvida é a população, e seus recursos. Tal qual inspirou pensadores e entusiastas a dedicar-se a fundo no assunto. Eis que no final do século XVIII, no ano de 1798, Thomas Robert Malthus lançou as bases daquilo que mais tarde viria a ser conhecido como o malthusianismo ou a teoria malthusiana, em An Essay on the Principle of Population ("Um ensaio sobre o princípio da população). Dois séculos depois, o clássico documento continua sendo uma referência insubstituível para pesquisas do gênero. Sua observação crítica, suas análises e projeções matemáticas, o constituiu um forte instrumento de alerta, atiçando maiores cuidados para o homem e o seu meio, influenciando muitos pensadores e gerações inteiras.

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir