Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar: Março 2011

Descer

Assine!

A Hora do Planeta

Desde 2007, no início somente na cidade de Sidney, na Austrália, a organização ambiental WWF realiza o evento - hoje internacional - "A Hora do Planeta", mais conhecida por Earth Hour, seu nome em inglês.
A proposta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos. Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta: casas, cidades, empresas, governos...
A cada ano, o movimento só aumenta, e conta com a participação de ainda mais pessoas. É hoje, neste sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.

Fraternidade e a Vida no Planeta


A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), órgão vinculado a Igreja Católica, celebra em 2011 o cinquentenário da Campanha da Fraternidade, com o tema "Fraternidade e a Vida no Planeta" e lema "A criação geme em dores de parto", trazendo à público e em massa a questão do meio ambiente e reforçando a sua ligação com a religião (em um outro artigo, comento sobre o assunto, sob o ponto de vista adicional científico). Segundo a instituição, o objetivo geral deste ano é contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta. Você que é ou não católico, merece prestigiar este belo trabalho.

A água como você nunca viu


22 de março, mais um Dia Mundial da Água, uma nova oportunidade para falar e discutir um tema essencial para a vida de todos nós. Em 1992, a ONU nomeou-o, a fim de despertar a consciência das pessoas sobre a importância deste bem finito e indispensável. O artigo de hoje é uma reflexão, um debate especial que une conceitos, opiniões e a realidade atual da água em todo o mundo. Um dossiê completo. O que é a água? Onde ela está? Como ajudar a preservar? Obtenha dados e respostas sobre o estado deste precioso líquido em todo o mundo.

O primeiro ambientalista e ecologista do Brasil

José Bonifácio
Muito antes dos termos ecologia e meio ambiente serem formados, reconhecidos e esclarecidos tais como conhecemos atualmente, um importante e influente político do cenário brasileiro, chamado José Bonifácio de Andrada e Silva - homem que entrou para a história como o Patriarca da Independência do Brasil, estava prestes a dar um salto em nosso país a um forte e pioneiro movimento de protesto para com as injustiças acometidas em nossa natureza naquela época, que era e foi destruída aos montes, com a vaga ideia de "aqui e agora", sem levar em conta o amanhã. Muito a frente do seu tempo, foi um líder que "inovou ao passar do naturismo para o ecologismo, superando a admiração passiva da natureza para incorporá-la racionalmente a um projeto de nação*". Além de ter sido também o primeiro cientista desta terra a fazer pós-graduação no exterior. Era um iluminista na guerra contra o atraso.

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir