Cartilha Ecológica | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Cartilha Ecológica

Divulgação

bê-a-bá
Cartilha ensina a usar água com responsabilidade

*

A publicação, lançada pela Sabesp em parceira com a Fecomercio, traz uma série de dicas – voltadas, principalmente, para o comércio e para o setor empresarial – sobre como economizar na hora de usar o recurso natural

*

Superintendência de Comunicação - Sabesp

06/05/2009


Uma cartilha que reúne informações importantes para economia de água foi lançada pela Sabesp em parceria com a Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo). O livreto aborda desde os programas de Soluções Ambientais da Sabesp – como o demanda firme e a medição individualizada – até dicas sobre uso racional da água, especialmente para comércio e empresas. “Nada do que a Sabesp fizer terá efeito se a sociedade não se conscientizar da questão ambiental”, afirmou o presidente da empresa, Gesner Oliveira, durante o seminário “O Uso Racional da Água”, que também aconteceu hoje, na sede da Fecomercio. “O nosso produto não é vender água, é vender inteligência da água. Não adianta a Sabesp induzir ao desperdício por uma simples razão: não tem água”, ressaltou na mesa de debate, em que estavam presentes ainda José Goldemberg, professor e presidente do Conselho de Estudos Ambientais da Fecomercio, Abram Szajman, presidente da entidade, e Orestes Marrachin Gonçalves, professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP. Um dos destaques do evento e da cartilha foi o Programa de Uso Racional da Água (Pura), lançado pela Sabesp em 1996 e que incentiva o consumo consciente por meio de ações tecnológicas e mudanças culturais em empresas e na população. Na cartilha, estão elencadas algumas vantagens do programa, como redução do consumo e do desperdício de água, com economia de 10% a 40%, e responsabilidade ambiental das empresas. Também foi assinado entre as instituições um termo de cooperação técnica que estabelece o desenvolvimento e a implementação de análises, estudos e campanhas em prol da sustentabilidade.

*

RACIONALIZAÇÃO

*

Além de Gesner, o professor Orestes também falou sobre o Pura em sua apresentação. “A educação ambiental faz com que a companhia ( no caso, a Sabesp ) cuide de sua população”, disse. Segundo ele, na USP houve uma redução total de 43% no volume consumido de água em comparação com 1998, quando o projeto foi implantado. Lá atrás, sem o Pura, a USP consumia 137 mil m³ por mês. Hoje, são 78 mil m³ mensais. “A gente também acaba educando o consumidor”, lembrou Orestes. A Escola Politécnica é ainda parceira da Sabesp no serviço de medição individualizada, fornecido por meio do selo ProAcqua. O presidente da Sabesp demonstrou ainda resultados da Sabesp em 2008, como a redução do índice de perdas e a universalização dos serviços em saneamento em 113 dos 365 municípios atendidos. Após as apresentações, os convidados puderam tirar suas dúvidas sobre o tema fazendo perguntas aos palestrantes. Ao final do evento, o professor Goldemberg assinalou: “A racionalização não significa privação, absolutamente”, referindo-se a um período na história dos Estados Unidos em que houve racionamento de energia. “Temos de conscientizar a sociedade de que os recursos são absolutamente escassos”, afirmou Gesner. Os números falam por si só: a disponibilidade hídrica na Grande São Paulo é de 200 m³ por habitante ao ano, o que significa apenas 8% do recomendado pela ONU. “A gente precisa dar uma chacoalhada na sociedade e dizer: chega desse desperdício”, finalizou.

*

CONTEÚDO

*

A cartilha O Uso Racional da Água no Comércio traz, além dos programas da Sabesp voltados para esse fim e informações sobre consumo consciente, dados que ajudam o cidadão a entender a sua conta de água, a calcular seu consumo e a conhecer, por exemplo, a quantidade de água necessária para se ter uma xícara de café (140 litros desde a semeadura), um quilo de arroz (500 litros a partir do plantio) e para construir um carro (5.600 litros). O livreto será distribuído gratuitamente pela Sabesp e pela Fecomercio, aos sindicatos do setor e a empresas filiadas à instituição. Para mais informações sobre a cartilha, o telefone é 3254 1773. Dados também podem ser obtidos pelo e-mail fecomercio@fecomercio.com.br
*

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir