|
Segundo a instituição ambiental Global Footprint Network (GFN), com sede na Califórnia - EUA, no dia de hoje, a humanidade excedeu os recursos naturais do Planeta. |
A GFN realiza um estudo avançado, ano a ano, que mostra o impacto do homem no Planeta. A partir de hoje, segundo a avaliação, "a humanidade terá demandado todos os serviços ecológicos que a natureza pode oferecer este ano, desde a filtragem de CO2 até a produção de matérias-primas para a alimentação."
|
Earth Overshoot Day - Aviso de sobrecarga da Terra |
O dia de hoje, é conhecido também como "Earth Overshoot Day". O que isso quer dizer? Significa que a humanidade esgotou a capacidade do Planeta Terra de se regenerar da alta pressão imposta sobre o consumismo eloquente. Estamos em um limite crítico, onde a "demanda", está sendo cada vez maior do que a "oferta", e isto é muito preocupante. A corda que nos segura, está prestes a arrebentar.
O cálculo é bem simples, e não modifica em nada o que acabei de ponderar: "a Global Footprint Network calcula o estoque da natureza sob a forma de biocapacidade – o montante de recursos que o planeta regenera a cada ano – e o compara à demanda humana: o montante necessário para produzir todos os recursos vivos que consumimos e absorver nossas emissões de dióxido de carbono."
Essa diferença entre aquilo que é produzido e consumido, é dado o nome de "overshoot ecológico" - e tem crescido a cada ano. Observe o infográfico:
|
1. Acima dessa linha, está 100% dos recursos naturais que a Terra tem a capacidade de criar, em 2010.
2. Em 2010, a população humana mundial está projetada para usar 150 por cento dos recursos que a Terra pode gerar em um ano. |
A situação, como podemos ver, é alarmante, e merece atenção. Ainda mais, se analisarmos a evolução dos números, desde o surgimento desta pesquisa, em 1987. O dia do pagamento do nosso "déficit", ou melhor: da nossa dívida com o planeta, vem cada vez mais cedo.
- 1987: 25 de Dezembro
- 1995: 21 de Novembro
- 2009: 25 de Setembro
- 2010: 21 de Agosto
Na edição 2010, os responsáveis pela pesquisa ressaltam: o salto brusco, entre o período 2009 e 2010, foi devido a melhoria nas medições. É claro que, sejamos sensatos: nesse meio tempo, o homem fez lá suas "trakinagens", para com o meio ambiente - e mais do que no ano anterior. O século XXI pede socorro!
_____
Mais informações em: GFN e WWF Brasil.
Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!
Autor: Antonio Gabriel Cerqueira Gonçalves
Data:
sábado, 21 de agosto de 2010
Marcadores:
Pegada Ecológica
,
Planeta Terra
Que notícia triste.......
Sim, querida Monique, do Mimirabolantes: é uma notícia muito triste :(