Definição de Meio Ambiente e Ecologia | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Definição de Meio Ambiente e Ecologia

verde
A verdadeira, indiscutível e original

Obs: você está prestes a ler as definições de uma forma global, sobre Meio Ambiente e Ecologia. Se procura a definição em escala nacional, recomendo que leia Constituição Federal de 1988 - Meio Ambiente.
/
Introdução
/
Antes de entrar a fundo na questão de definições, você precisa entender a proposta que tem tudo isso.
De um modo geral, é lhe passar o melhor conteúdo a respeito do assunto. No entanto, a principal, é desmitificar a falsa ideia de que Ecologia e Meio Ambiente são a mesma coisa. São intimamente relacionadas, mas há distinções importantes a salientar:

-> "Embora a distância não seja grande, ecologia e meio ambiente de forma alguma são sinônimos. A primeira, segundo uma definição que remonta a mais de um século, seria a "ciência da morada", a economia doméstica da natureza, por assim dizer. Seu objeto de estudo são as relações entre o organismo e seu hábitat. Meio Ambiente, por sua vez - ou, mais elegantemente, o ecossistema -, vem a ser a própria morada." (extraído do Livro 'O QUE É MEIO AMBIENTE', de Kurt Kloetzel - 1993).

Em outras palavras, ecologia é voltada para os seres vivos e suas relações, e meio ambiente, para tudo e todos.
Tendo ciência disto, vamos prosseguir.
/
Definições
/
Agora, vamos aprender um misto, dos termos na prática e na teoria. Os conceitos que serão apresentados, foram devidamente selecionados e extraídos da "Enciclopédia do Estudante", Volume 01 - Ecologia. Esta enciclopédia foi eleita uma das melhores publicações editoriais do mundo inteiro, devido ao seu conteúdo de máxima qualidade. O melhor conteúdo, direto para você. Exclusividade Diário do Verde.
-
O Meio Ambiente
-
O meio ambiente de um ser vivo é representado por tudo aquilo que o rodeia e influi sobre ele. É constituído por fatores bióticos e fatores abióticos. Os fatores bióticos são os outros seres vivos com quem compartilha o meio ambiente, tanto da mesma espécie como de outras espécies. Os fatores abióticos são os fatores do ambiente físico que influem sobre o ser vivo: a temperatura, a umidade, o relevo do terreno etc.
Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma:
"O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas."
*Para o ser humano, o meio ambiente é uma fonte de recursos naturais, como água e gás oxigênio; um lugar onde se realizam atividades produtivas, como lavouras e criação de animais, e um receptor de resíduos, já que os poluentes são lançados nele.
-
A ecologia
-
A ecologia dedica-se ao estudo científico das inter-relações entre os seres vivos e o ambiente; dessa forma, encarrega-se tanto da análise dos organismos em si (sua fisiologia alimentar, reprodutiva etc.) como dos fatores físicos que influem sobre essas relações (a temperatura, a pressão atmosférica, a umidade e a natureza do solo, as condições do meio aquático etc.).
A ecologia é uma ciência multidisciplinar. Um verdadeiro compêndio sobre o meio ambiente.

-> É importante destacar alguns pontos:


ECOLOGIA!!!

a- A ecologia é muito mais antiga que o meio ambiente, e até por isso a confusão de significados reais. Surgiu em 1867, pelo zoólogo Ernest Haeckel (1834-1919), e foi quem utilizou pela primeira vez o termo "ecologia" para definir as relações entre os seres vivos e os hábitats, embora esse conceito já existisse de maneira dispersa anteriormente, naquilo que na época se conhecia como "História Natural". O início da Ecologia como uma nova ciência, porém, se deu a partir de pesquisas interdisciplinares, como a expedição oceanográfica do navio britânico Challenger (1872-1876), que contou com uma notável equipe de cientistas de várias especialidades. Haeckel percebeu a importância de estudar a natureza a partir de um ponto de vista interdisciplinar. (extraído da Enciclopédia do Estudante)

b- Outra pessoa notória, e muito importante para a ecologia, foi Josias-Braun-Blanquet (1884-1980), que desenvolveu o conceito de fitossociologia. A fitossociologia é uma ciência relativamente jovem que surgiu a partir da fitogeografia, promovendo o estudo das associações e comunidades vegetais como elementos principais da paisagem. A fitossociologia dedica-se, em termos concretos, à análise das comunidades vegetais, de suas relações com o meio ambiente e dos processos temporais que as modificam. Os trabalhos da escola de Zurich-Montpellier, formada por Braun-Blanquet e seus discípulos na primeira metade do século XX, tornaram possível que o conceito de associação vegetal fosse utilizado internacionalmente.
Os trabalhos de Braun-Blanquet, que estabelecem os conceitos fundamentais da fitossociologia, têm grande relevância entre os biólogos modernos. (extraído da Enciclopédia do Estudante)

MEIO AMBIENTE!!!

a- Ao contrário da ecologia, que tem uma data certa de "vinda ao mundo", não se sabe ao certo quando o termo meio ambiente surgiu. É correto que ele começou a aparecer à partir dos anos 50, mais precisamente na década de 60. O livro-manifesto "Silent Spring" (Primavera Silenciosa), de Rachel Carson, é até hoje considerado como um dos iniciadores do movimento ambientalista.

b- Mesmo descrito acima, é importante lembrar: o termo meio ambiente sucedeu a ecologia, e abrange uma área maior de pesquisa.

É válido lembrar também que, ambos os termos, possuem uma série de desdobramentos, com características ainda mais específicas.

Os dados e informações divulgados aqui são os melhores disponíveis.
Nem Wikipédia, nem Portal Reconhecido de Meio Ambiente, nenhum conteúdo é mais completo e inteligente.
Mesmo assim, se você teima e acha que há melhor, então boa sorte: lhe indico o serviço do Google, que integra a busca de definição a um painel com uma gama de resultados das mais diversas fontes. Pesquise quando possível, e verá por si mesmo que aqui é o lugar certo.

Serviço do Google:
Definição de Meio Ambiente
Definição de Ecologia

Espero que tenha ajudado, na compreensão fiel dos termos relacionados ao Verde.

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

1 Comentário:

  1. very pleased that in the struggle for the purity and beauty of nature I am not alone! There are still people who appreciate our environment!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir