A Terra no Limite - 21/08/2010 | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

A Terra no Limite - 21/08/2010

Segundo a instituição ambiental Global Footprint Network (GFN), com sede na Califórnia - EUA, no dia de hoje, a humanidade excedeu os recursos naturais do Planeta.


Nesta última quarta-feira (18), a World Wide Fund for Nature (WWF) - Brasil, divulgou em seu site, dados e informações da pesquisa global referente á organização norte-americana GFN - Global Footprint Network.
A GFN realiza um estudo avançado, ano a ano, que mostra o impacto do homem no Planeta. A partir de hoje, segundo a avaliação, "a humanidade terá demandado todos os serviços ecológicos que a natureza pode oferecer este ano, desde a filtragem de COaté a produção de matérias-primas para a alimentação."
Earth Overshoot Day - Aviso de sobrecarga da Terra
O dia de hoje, é conhecido também como "Earth Overshoot Day". O que isso quer dizer? Significa que a humanidade esgotou a capacidade do Planeta Terra de se regenerar da alta pressão imposta sobre o consumismo eloquente. Estamos em um limite crítico, onde a "demanda", está sendo cada vez maior do que a "oferta", e isto é muito preocupante. A corda que nos segura, está prestes a arrebentar.
O cálculo é bem simples, e não modifica em nada o que acabei de ponderar: "a Global Footprint Network calcula o estoque da natureza sob a forma de biocapacidade – o montante de recursos que o planeta regenera a cada ano – e o compara à demanda humana: o montante necessário para produzir todos os recursos vivos que consumimos e absorver nossas emissões de dióxido de carbono."
Essa diferença entre aquilo que é produzido e consumido, é dado o nome de "overshoot ecológico" - e tem crescido a cada ano. Observe o infográfico:
1. Acima dessa linha, está 100% dos recursos naturais que a Terra tem a capacidade de criar, em 2010.
2. Em 2010, a população humana mundial está projetada para usar 150 por cento dos recursos que a Terra pode gerar em um ano.
A situação, como podemos ver, é alarmante, e merece atenção. Ainda mais, se analisarmos a evolução dos números, desde o surgimento desta pesquisa, em 1987. O dia do pagamento do nosso "déficit", ou melhor: da nossa dívida com o planeta, vem cada vez mais cedo.

- 1987: 25 de Dezembro
- 1995: 21 de Novembro
- 2009: 25 de Setembro
- 2010: 21 de Agosto

Na edição 2010, os responsáveis pela pesquisa ressaltam: o salto brusco, entre o período 2009 e 2010,  foi devido a melhoria nas medições. É claro que, sejamos sensatos: nesse meio tempo, o homem  fez lá suas "trakinagens", para com o meio ambiente - e mais do que no ano anterior. O século XXI pede socorro!
_____
Mais informações em: GFN e WWF Brasil.


Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Exclusivo para assinantes: Postagem completa, amanhã =) Post rápido!

Share |

2 Comentários:

  1. Que notícia triste.......

    Sim, querida Monique, do Mimirabolantes: é uma notícia muito triste :(

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir