12 dicas - Consumo Consciente e Sustentável | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

12 dicas - Consumo Consciente e Sustentável

consumo conscienteConsuma sem consumir o mundo em que você vive

1 PLANEJE SUAS COMPRAS - A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Quem planeja antes compra menos e melhor.
2 SEPARE SEU LIXO - Reciclar é uma maneira de contribuir para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.
3 AVALIE OS IMPACTOS DO QUE CONSOME - Ao comprar, leve em conta danos que a fabricação e o uso do produto causam ao meio ambiente e à sociedade.
4 CONSUMA APENAS O NECESSÁRIO - É possível viver com menos. Reflita sobre suas necessidades reais.
5 REUTILIZE PRODUTOS E EMBALAGENS - Se você pode consertar, transformar e reutilizar, por que comprar outra vez?
6 VALORIZE A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS - O valor de um produto vai além de seu preço e sua qualidade. Ele pode incluir a responsabilidade do fabricante com funcionários, sociedade e meio ambiente.
7 NÃO COMPRE PRODUTOS PIRATAS OU CONTRABANDEADOS - Comprando do comércio legalizado, contribui-se para a geração de empregos estáveis e o combate do crime organizado e da violência.
8 COBRE DOS POLÍTICOS - É dever de qualquer cidadão exigir de partidos, candidatos, vereadores, senadores, deputados e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente.
9 USE CRÉDITO CONSCIENTEMENTE - Será que dá para deixar para depois o que você quer comprar a crédito? E, se comprar, poderá pagar as prestações?
10 REFLITA SOBRE SEUS VALORES - Faça uma avaliação constantemente: quais são os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo?
11 DIVULGUE O CONSUMO CONSCIENTE - Qualquer pessoa pode multiplicar informações, valores e práticas do consumo consciente. Sozinho ou em grupo, sensibilize outros consumidores.
12 CONTRIBUA PARA A MELHORIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS - O consumidor ativo envia às empresas sugestões e críticas que ajudam na melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Fonte: Instituto Akatu.

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir