Naturismo e Nudismo | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Naturismo e Nudismo

Relação harmoniosa entre o homem e o ambiente

Ao contrário do que muitos podem pensar, naturismo/nudismo, são velhas técnicas conhecidas do ser humano, e estão presentes desde os primórdios do convívio em sociedade. Não é nada de novidade.

Chega a ser esquisito, para quem não está acostumado, como eu por exemplo. Não sou praticante, nem por isso discrimino. A princípio, podemos interpretar como vulgar. Mas não é nada de ruim, ilegal (até por isso que existe um Código de Ética). Na verdade, é como o nome propõe, natural. 

Nosso país é um grande exemplo. Desde o descobrimento, em 1500, se tem registros da prática de nudismo, no Brasil. Quando os portugueses chegaram, os índios foram perseguidos violentamente, o que resultou na quase extinção do verdadeiro índio - o que não usa roupas em seu corpo.

O homem, enquanto "ser natural", faz amplamente a utilização destas duas técnicas, que têm ligação direta com o meio ambiente. São interdependentes.

A fim de promover o debate necessário, vejo me obrigado a ensinar adequadamente para você, o que as práticas de nudismo e o naturismo, significam e representam. É preciso respeitar e entender o naturismo e o nudismo, antes de sair julgando indecorosamente. Vamos as definições:

NATURISMO
"Naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o auto respeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente" (INF-FNI, 1974, Definição de Naturismo)

O naturismo (não confundir com naturalismo) é um conjunto de princípios éticos e comportamentais que preconizam um modo de vida baseado no retorno à natureza como a melhor maneira de viver e defendendo a vida ao ar livre, o consumo de alimentos naturais e a prática do nudismo, entre outras atitudes.

A palavra naturismo provêm do francês naturisme, que é a doutrina filosófica esclarecida na citação.

NUDISMO
O nudismo é uma prática integrada no conceito mais vasto de naturismo que consiste na não utilização de vestuário para atividades recreativas em ambiente social. A nudez total é vista como uma forma de contacto com a natureza e sem conotações sexuais ou morais de modéstia. A prática do nudismo poderá ser efetuada em praias, lagos, piscinas ou outros espaços - usualmente ao ar livre - normalmente em áreas designadas para o efeito.

UM E OUTRO


Atualmente, naturismo e nudismo são usados como sinônimos.
Entretanto, há variações. O nudismo, é apenas o ato de estar sem roupa.
A filosofia naturista, porém, vai muito além do simples ato de ficar nu. Ser naturista é comungar com a natureza e com as outras pessoas, respeitando-as. Ele representa uma filosofia de vida formada por uma maneira de viver em harmonia com a natureza, caracterizada pela prática da nudez em grupo, que tem como objetivo favorecer e fortalecer o respeito por si mesmo, pelos outros e o cuidado com o meio ambiente. 


Todo naturista é, portanto, um nudista, mas nem todo nudista é naturista.


Naturismo e Nudismo, são boas práticas, quando bem intencionadas. Como em tudo que existe, há também seus prejuízos: é comum. Acredito no entanto, que os ganhos são ainda maiores. Para quem se interessou, e quer saber mais, recomendo que visite os seguintes sites:

Organismos oficiais:
FBRN - Federação Brasileira de Naturismo (Brasil)
IFN - International Naturist Federation (Mundo)

Fontes e Referências:
Young Naturist Association International (Associação Internacional dos Jovens Naturistas)

Manipule adequadamente estas informações. Bom proveito!

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Exclusivo para assinantes: O Diário do Verde quer saber a sua opinião! Para você, é certo ou errado praticar o naturismo / nudismo?

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir