Água: Cuidar para não Faltar! | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Água: Cuidar para não Faltar!

A escolha é sua, o destino é nosso

70% da Terra é constituída de água (3 partes de água para uma parte de terra), mesmo valor presente em nosso corpo. Coincidência ou aviso da natureza? A água é um recurso finito e está inserida no contexto social, ambiental, espiritual, racional e econômico. Venha com o Diário do Verde neste debate coletivo, o Blog Action Day, que em 2010 tem como tema  a água. 2ª vez integra-se ao movimento, com o orgulho de ser um dos 100 primeiros do mundo e um dos 5 primeiros da categoria "Verde" a aderir ao evento anual, que acontece a cada 15 de Outubro. Economize: cada pessoa usa em média 465 litros de água por dia, muito mais que o necessário à sobrevivência.

Mundialmente conhecida pela sigla química H2O, um dos 4 elementos do planeta está ameaçado. Sim, estou enfatizando sobre a ÁGUA, indispensável à vida.
Há milhares de anos, o homem arrastou e pregou ao longo da história, a falsa ideia de quê o recurso, era  ilimitado, e só há alguns poucos anos se deu conta que não é assim, por mais abundante que o líquido encontre-se, somente uma mínima parcela é interessante e de uso plausível à humanidade. A água doce, apenas 2,5% do total.
O uso sem responsabilidade e planejamento, gerou a maior crise global que se tem notícia. É o que batizamos de escassez de água, ou estresse hídrico. Um preciso estudo realizado em 1995, por pesquisadores da Universidade de New Hampshire - EUA, concluiu que quase 2 bilhões de pessoas naquela época (de um total de 5,67 bi), sofriam de grave carência do líquido.
Mais adiante, em 2000, Kofi Annan então Secretário-Geral da ONU, deu a seguinte declaração em "We The Peoples": "O consumo global de água doce aumentou seis vezes entre 1900 e 1995 - mais que o dobro da taxa de crescimento populacional. Cerca de um terço da população mundial já vive em países considerados de "estresse hídrico" - ou seja, onde o consumo seja superior a 10% da oferta total. Se a tendência atual continuar, duas de cada três pessoas na Terra irá viver nessa condição até 2025." [UNEP]
Não há o que discordar, temos um problema grave, que cresce ano a ano, seja por mau uso, desperdício ou má distribuição-geográfica. Precisamos resolvê-lo o quanto antes, ou nosso futuro, está condenado. É surpreendente ter que aceitar que em pleno século XXI, o acesso à água, um direito assegurado internacionalmente pela ONU, seja tão violado. Números e suas implicações:

MUNDO
  • Hoje, quase 1 bilhão de pessoas carecem de acesso à água potável.
  • A falta de água é responsável por 42 mil mortes a cada semana. Desse total, 38 mil são crianças, menores de 5 anos.
  • Mais pessoas têm acesso a um telefone celular do que a um banheiro - 2,5 bilhão de pessoas carecem de acesso a banheiros.
  • Mulheres e crianças na África gastam 40 bilhões de horas por ano, na procura por água. Carregam até 18 kg / 40 litros do precioso líquido nas costas, a fim de garantir água para uso, geralmente de baixa qualidade, expondo-os a diversas doenças.
  • Só na África, a perda econômica devido à falta de água potável e saneamento é de 28 bilhões de dólares, cerca de 5% do PIB. As famílias mais pobres chegam a gastar até 11% de sua renda com as mais básicas necessidades da vida.
  • O norte-americano usa em média 159 litros de água por dia - mais de 15 vezes a média da pessoa no mundo em desenvolvimento. O chuveiro gasta em média, em 5 minutos, 10 litros de água.

MEIO AMBIENTE
  • Todos os dias, 2 milhões de toneladas de dejetos humanos são eliminadas nas fontes de água.
  • Poluição dos Oceanos: Mortes e doenças causadas pela contaminação das águas costeiras custam a economia global US$ 12,8 bilhões por ano.
  • Rios Inabitáveis: hoje, 40% dos rios e 46% dos lagos da América, estão poluídos demais para pescar, nadar ou para a vida aquática.

BENS DE CONSUMO E PEGADA ECOLÓGICA
  • É preciso 24 litros de água para produzir um hambúrguer. Para fazer apenas um hambúrguer para cada pessoa na Europa, gastaria 19,9 bilhões de litros de água.
  • O iPhone necessita de meio litro de água para carregar. Com mais de 80 milhões de iPhones ativos no mundo, vemos a dimensão do problema: 40 milhões de litros de água por carregamento.
  • Para produzir uma camiseta de algodão, são necessários 1.514 litros de água, já o jeans, 6.813 litros.
  • Os EUA, México e China lideram o mundo no consumo de água engarrafada, com pessoas nos EUA bebendo uma média de 200 garrafas de água por pessoa a cada ano. Mais de 17 milhões de barris de petróleo são necessários para fabricar as garrafas de água, 86% das quais nunca serão recicladas. 

A água é um dos maiores desafios que o homem terá que enfrentar nos próximos anos, a encetar por hoje.

Nosso país detém a maior reserva superficial e subterrânea de água doce do mundo, nem por isso o clima é para otimismo. No Brasil, 89% da água existente na superfície encontram-se nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde está concentrada apenas 14,5% da população. Já os 11% restantes estão nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, que concentram 85,5% da população.
É cada vez mais recorrente: no Nordeste, nos deparamos com longos períodos de forte seca - e com o risco da região tornar-se um imenso deserto, na Região Norte - Amazônia, fortes baixas no maior rio do mundo, o Amazonas, e no Sul e Sudeste, chuvas torrenciais assolam a população.
Apesar de ter um órgão específico para o assunto, a ANA - Agência Nacional de Águas, o bem mineral não é tratado com a merecida seriedade e responsabilidade. Há um longo caminho a percorrer, para que finalmente o "Gigante pela Própria Natureza", possa ser um país de todos. Façamos a nossa parte.



Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir