Mega Plantio - 50.000 árvores em uma hora!!! | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Mega Plantio - 50.000 árvores em uma hora!!!

Mega Plantio
A Prefeitura de Sorocaba, cidade do interior do Estado de São Paulo, realizou no domingo, o maior plantio de árvores em uma hora de todo o mundo, quebrando o recorde mundial do gênero. A ação que envolveu mais de 10.000 pessoas, o dobro do que era esperado pelos organizadores do evento, elevou em 25% a cobertura árborea do município. Confira os detalhes.

Manchester Paulista, Sorocaba é um exemplo de modelo a ser seguido e administrado nas prefeituras: foge à regra do inferno de cidade grande, andando lado a lado com as expectativas e entusiasmo dos cidadãos. Vitor Lippi, prefeito reeleito, durante 8 anos de mandato, comanda um dos municípios mais "verdes" e competentes do Brasil, o qual  o morador sorocabano, o qual fui por muitos e muitos anos (espero voltar a ser um dia), sente orgulho e tem motivos de sobra para comemorar. 
O município possui a 2ª maior malha cicloviária do país - em breve será a mais extensa da América Latina, cumpre com rigor normas e determinações ambientais - e dá prioridade a elas, ganhou o título em 2009 de Município Verde Azul - recebeu todos os prêmios e atingiu índices máximos, possui uma estrutura limpa e organizada - com muitos parques, jardins, enfim: tem uma gerência pioneira em todo e qualquer aspecto, integrada com a opinião pública. Programas para o meio ambiente, como podem ver, é uma marca registrada.
Seguindo a tradição, neste último dia 5, os mais de 586.311 habitantes foram convocados, dos quais mais de 10.000 atenderam o chamado e vestiram a camisa (o previsto girava em 5.000 pessoas), para um gesto épico: plantar 50 mil árvores em 60 minutos, 9 horas da manhã: 70% mudas nativas e 30% frutíferas. 
300.000 m² de área verde foram reflorestados, na Zona Norte da cidade (onde existia o maior déficit de arborização), entre os bairros Jd. Santa Marina e o Jd. Santo André II, e as margens do Rio Sorocaba, um dos principais rios de SP, recuperando a mata ciliar e qualidade de vida. Para isso, 200.000 m² de entulho tiveram de ser removidos dali. O Mega Plantio integra um complexo ambiental de 580 mil m². Veja fotos:


O prefeito em exercício, deu a seguinte declaração: “Esse evento ficou marcado na história da nossa cidade. Eu queria agradecer a todos os funcionários públicos que trabalharam para o Mega Plantio acontecer, assim como todas as pessoas que participaram dessa importante ação ambiental e a imprensa”, declarou o prefeito Vitor Lippi. A ação do Poder Público municipal faz parte do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores até 2012.
A super ação ecológica deu tão certo graças ao apoio e parcerias da sociedade civil e governo, que inteirou 500 funcionários/servidores públicos, detentos da Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro (P1), no bairro Mineirão, onde os presos cultivaram as mudas (viveiro), engajamento da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), veículos e agências de imprensa, além da própria população.
Houve treinamento de pessoas, como por exemplo a capacitação de estudantes para monitoramento, oferecimento de transporte gratuito para grupos fechados com mais de 15 pessoas irem ao local, cadastro e distribuição de kits e brindes, e por fim, um show de encerramento com o saxofonista e violinista George Israel, do Kid Abelha. De 200.000, o número de árvores em Sorocaba saltou para 250.000, e deverá chegar até 700.000 em 2012, se a previsão for mantida e cumprida. Existe hoje um banco de 150 mil mudas de espécies diferentes para futuras utilizações.

Parabéns Sorocaba! Quem dera o resto assim fosse...


Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

3 Comentários:

  1. Ola, meu nome é Rafael Lara e sou dono de um blog sobre criação d formigas, gostaria de propor uma parceria pois estive lendo alguns posts e gostei muito do conteúdo do seu blog =)
    Se tiver interesse coloque o nosso banner:
    http://3.bp.blogspot.com/_5v4UTCzIVZQ/TPrIM3bAhaI/AAAAAAAAAIg/ClMl9FiYPUY/s1600/Parceria.gif
    E me mandar um email (rafaelmlara@hotmail.com) ou postar um comentário em uma das minhas postagens com o seu =)
    Grande abraço.

    Olá, tudo bem?

    E sou Ricardo Rosa, sou responsável pela Produção online do Programa Avesso ( www.avesso.com.br ). Um programa onde você fica por dentro dos bastidores das ações de comunicação das principais marcas no Brasil.

    Fiz uma visita aqui no blog e queria dizer que o trabalho que vem desenvolvendo é ótimo e está de parabéns!!!

    Nós desenvolvemos parcerias com blogs de diversas áreas, como: comunicação, moda, design, sustentabilidade, esportes entre outros. Gostaríamos muito de ter você como parceiro do Programa Avesso.

    Se houver intresse, acesse o nosso site www.avesso.com.br , e assista aos nossos programas.

    Aguardo seu retorno!

    Um grande abraço.


    Ricardo Rosa
    ricardo@avessotv.com.br
    Tel. (11) 3578-0777
    ____________________
    www.avesso.com.br
    www.meadiciona.com.br/avessotv

    Rafael e Ricardo: agradeço ambos pelo contato e proposta de parceria para com o Diário do Verde.

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir