A Hora do Planeta | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

A Hora do Planeta

Desde 2007, no início somente na cidade de Sidney, na Austrália, a organização ambiental WWF realiza o evento - hoje internacional - "A Hora do Planeta", mais conhecida por Earth Hour, seu nome em inglês.
A proposta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos. Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta: casas, cidades, empresas, governos...
A cada ano, o movimento só aumenta, e conta com a participação de ainda mais pessoas. É hoje, neste sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.




A Hora do Planeta é um movimento de todos nós. Ela une cidades, empresas e indivíduos para demonstrar às lideranças mundiais - e, principalmente, para mostrar uns aos outros - que queremos uma solução contra o aquecimento global. É uma oportunidade única para nós, brasileiros, de nos unirmos com a comunidade global em uma única voz para deter as mudanças climáticas. Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil

Apesar de ter uma presença ainda que tímida, o Brasil também irá participar da Hora do Planeta que percorrerá o mundo, conforme o fuso horário de cada país ou região, exatamente 20:30hs da noite. Segundo informações do WWF, na edição anterior, 105 nações, 4.211 cidades e 56 capitais nacionais aderiram globalmente (estes dados conflitam com alguns dos iniciais, mas são citados também para referência). Já no Brasil, mais de três mil empresas, 579 organizações, três governos e 98 prefeituras participaram do movimento simbólico de alerta contra o aquecimento global e em favor da conservação de ecossistemas terrestres e aquáticos.
Uma excelente ideia introduzida em 2011 é a plataforma 60+ Beyond the Hour (Além da Hora). Esta inovação surgiu com o objetivo de manter a chama acesa ao longo do ano. "É o começo de um processo de mudança e tomada de atitudes concretas para o bem do planeta. Ao participar da Hora do Planeta, pedimos que além de pagar as luzes no próximo dia 26 de março você torne o seu cotidiano mais sustentável."
Neste ano, o WWF-Brasil traz uma nova proposta, com o tema "'Recicle-se': Reduzir, reutilizar e reciclar". Ações concretas que todos nós podemos fazer para minimizar o nosso impacto no meio ambiente. Cada tonelada de lixo gerada pelo consumo resulta em média de vinte toneladas de resíduos associadas à extração de recursos naturais e de cinco toneladas durante a industrialização. Gerar menos lixo e reciclar mais é a mudança comportamental que está ao alcance de todos para garantirmos as condições necessárias para a vida no nosso planeta.
Acesse o site, em português, não deixe de participar! Na dúvida (e para saber mais), procure a seção de Perguntas e Respostas. Divulgue e incentive esta corrente. O planeta chama, e você: vai ficar parado?

Pela primeira vez, o lado escuro salva o planeta =)
Galeria de Imagens
(em breve)

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir