Fraternidade e a Vida no Planeta | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Fraternidade e a Vida no Planeta


A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), órgão vinculado a Igreja Católica, celebra em 2011 o cinquentenário da Campanha da Fraternidade, com o tema "Fraternidade e a Vida no Planeta" e lema "A criação geme em dores de parto", trazendo à público e em massa a questão do meio ambiente e reforçando a sua ligação com a religião (em um outro artigo, comento sobre o assunto, sob o ponto de vista adicional científico). Segundo a instituição, o objetivo geral deste ano é contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta. Você que é ou não católico, merece prestigiar este belo trabalho.

Lançada efetivamente pela 1ª vez em 1964, a Campanha da Fraternidade traduz-se em um forte meio de apoio à propagação de ideais religiosos, arrecadação de fundos e debate de ideias e propostas por um Brasil mais fraterno e solidário. Desde o ano de 1979, a CNBB aborda a temática da preservação da natureza e do meio ambiente com abrangência nacional: das 47 campanhas lançadas até hoje, 4 foram exclusivamente sobre assuntos diretos ao verde, veja abaixo:



1979: Tema: Campanha da Fraternidade / Lema: Preserve o que é de todos
Objetivo Geral: Basicamente a ecologia conclama todos a uma nova mentalidade. Trata-se de superar o egoísmo, a ganância de possuir mais a qualquer preço. Trata-se de ser escrupulosamente preocupado em preservar e conservar o ar, a água, a flora e a fauna que são elementos necessários ao próximo. Trata-se de readquirir o carinhoso respeito e a contemplativa admiração em face às belezas da natureza.

1986: Tema: Campanha da Fraternidade / Lema: Terra de Deus, Terra de Irmãos
Objetivo Geral: A Campanha da Fraternidade em 1986 convoca-nos para uma ação conjunta de preces, reflexões e mobilização sobre o gravíssimo problema da questão da terra no Brasil a ser solucionado evangelicamente, ou seja, dentro da justiça e da fraternidade.

2004: Tema: Fraternidade e água / Lema: Água, fonte de vida
Objetivo Geral: Conscientizar a sociedade que a água é fonte da vida, uma necessidade de todos os seres vivos e um direito da pessoa humana, e mobilizá-la para que este direito à água com qualidade seja efetivado para as gerações presentes e futuras.

2007: Tema: Fraternidade e Amazônia / Lema: Vida e missão neste chão
Objetivo Geral: Conhecer os valores e a criatividade dos povos da Amazônia e as agressões que sofrem por causa do atual modelo econômico e cultural, a fim de chamar à conversão, à solidariedade, a um novo estilo de vida e a um projeto de desenvolvimento humano baseados nos valores humanos e evangélicos, seguindo a prática de Jesus no cuidado com a vida humana, especialmente dos mais pobres, e de toda a natureza.


Nesta 5ª edição ambiental - 3ª do século XXI, a CF convida e incentiva toda a população a tomar parte dos problemas que o Brasil enfrenta e juntos, dirigir-se em busca de solucioná-los. O principal destaque é as alterações no clima, o aquecimento global. O Greenpeace Brasil, por exemplo, escreveu um artigo a respeito, com maiores detalhes. Luiz Carlos Dias, padre e secretário executivo da Campanha da Fraternidade, diz que a preocupação da Igreja com o meio ambiente está ligada à sua missão de defender a vida. “A Igreja demonstra suas preocupações com o estado de nosso planeta, que precisa de cuidados para que continue a oferecer as condições necessárias para a vida nele instalada”.
Se você, assim como eu, também acredita na doutrina cristã, siga-a com louvor. Valorize a vida e toda a criação. Tenha amor pela natureza e com o seu próximo. A quaresma (40 dias que antecedem à Páscoa) incita à meditação, a procura por ser mais humano. A seguir, um trecho da oração da CF 2011:

"Senhor Deus, nosso Pai e Criador. A beleza do universo revela a vossa grandeza, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas, e o eterno amor que tender por todos nós. Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra, e o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça. A beleza está sendo mudada em devastação, e a morte mostra a sua presença no nosso planeta."

Iniciativas como esta que citei ao longo deste artigo são muito válidas, pois tem um grande poder de ação e transformação. Independente da religião, contribuem de maneira significativa e construtiva para o debate e crescimento sócio-ambiental brasileiro. Não sendo restritas, são abertas e contam com a participação de todos. Caso conheça algum outro trabalho de conscientização na área de meio ambiente, em grupos/instituições religiosos/as ou não, mande para o Diário do Verde. Será um prazer divulgá-lo.

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir