A Independência do Brasil | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

A Independência do Brasil

07/09 - Independência do Brasil


Independência ou Morte!, de Pedro Américo (óleo sobre tela, 1888).

07 de Setembro.
Já faz 187 anos [1822-2009] que a Independência do Brasil foi proclamada lá nas margens do rio Ipiranga por D. Pedro I, em 1822.
O famoso grito "Independência ou Morte" marcou essa data histórica que fez o Brasil se tornar independente.
Será mesmo?
Apesar de se consolidar como uma das 10 maiores economias do mundo atualmente, o Brasil se mostra extremamente dependente de várias coisas, como, por exemplo, o meio ambiente.
Você pode estar se perguntando: o que a Independência do Brasil têm a ver com meio ambiente?
Simples resposta: tudo e mais um pouco.
A Independência do Brasil só ocorreu através da exploração do meio ambiente, mais precisamente da exploração da Amazônia e da Mata Atlântica.
Quer dizer que para ser independente o Brasil foi obrigado a ser "dependente".
É meio louco isso, mais é lógico.
A Mata Atlântica dá até dó de ver. A floresta que originalmente cobria 1.300.000 milhões de km², atualmente cobre menos de 10 % da sua extensão orignal, com dados atuais que variam entre 6% e 8%.
Já a Amazônia sofreu bastante, devido a ocupação desordenada e ao desmatamento, mas nem se compara com a degradação a Mata Atlântica, já que a Amazônia só perdeu 17,5% de sua área original (mesmo assim é um número extraordinário), e a Mata Atlântica perdeu mais de 90% da sua área original.
Do ponto de vista ambiental, como pode se observar, ainda há um longo caminho para que o Brasil, um dia, possa se tornar um país independente, já que parece que não vê que o que gera riqueza deve ser preservado, e não cada vez mais ser destruído.
O Brasil, do ponto de vista internacional, é um país extremamente burro, já que destrói o que mais lhe gera riqueza e prosperidade.
Independência não é só dar um grito para todo mundo ouvir, é fazer valer independência.
É muito fácil falar "sou independente", o que é difícil é se valer independente, isto é: não ter que depender de ninguém.
O nosso país só será independente o dia que não dependermos mais de destruição para gerar riquezas, mesmo porque quando se destrói, gera-se mais prejuízo do que benefícios.
Vale mais uma floresta em pé do que uma floresta abaixo.
Lute pela verdadeira independência de fato: a independência de uma consciência ciente, honesta e verdadeira.

Preservar o que é nosso: isso sim é ser independente!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir