Tsunami atinge Ilhas Samoa - Oceania | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Tsunami atinge Ilhas Samoa - Oceania

Tsunami de ondas de quase dez metros atinge ilhas de Samoa e Samoa Americana
/
A Oceania, mais precisamente algumas ilhas, foram pegas de surpresa por uma tsunami que atingiu a região nesta terça-feira, no dia 29 de Setembro.
Essa tsunami que pegou de surpresa muita gente lá na Oceania, se formou graças à um terremoto, que atingiu entre 7,9 e 8,3 graus de magnitude, na escala Richter (Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto teve uma magnitude de 7,9, segundo outras agências, ele pode ter chegado a até 8,3 graus de magnitude).
Esse tremor, cujo centro foi localizado a cerca de 50 quilômetros de profundidade ocorreu às 06h48 locais, o que seria aqui no Brasil 14h48 - pelo horário de Brasília (Horário Oficial).
Segundo o Serviço Geológico dos EUA, que supervisiona a atividade sísmica no mundo todo, o terremoto aconteceu a uma profundidade de 18 quilômetros sob o leito marinho, a 204 quilômetros ao sul de Ápia e a 224 quilômetros ao sudoeste de Pago Pago.
O epicentro ficou 180 quilômetros ao noroeste de Hihifo, em Tonfa, e 200 quilômetros ao sul-sudoeste de Ápia, em Samoa.
A região que a tsunami atingiu com maior intensidade foi a ilha de Upolu, onde está localizada a capital de Samoa, Ápia.
Logo após o terremoto, o Centro de Tsunamis do Pacífico emitiu um alerta dirigido, em particular, a Samoa, Nova Zelândia, ilhas Fiji, Polinésia Francesa e Tonga. Em seguida, vários alertas de tsunami foram emitidos para as ilhas Cook, Tokelau, Niue, Marshall, Salomón, Kermadec, Jarvis, Palmyra, Howland-Baker, Vanuatu e Nauru, Nova Caledônia, Papua Nova Guiné, Austrália e praticamente todas as ilhas do Pacífico.
Essa tsunami que ocorreu na Oceania, segundo relatos, arrasou aldeias inteiras quase que instantâneamente, alagou vários pontos das localidades, provocou recuo do litoral, causou vários congestionamentos, sem contar no saldo de número de mortos e feridos que a região obteve: no mínimo, segundo informações, pelo menos 20 pessoas morreram e mais 50 ficaram feridas.
É bom observar que as ilhas Samoa incluem duas entidades separadas - a nação de Samoa e a Samoa Americana, que é território dos Estados Unidos - com uma população total de 250 mil pessoas.
Vale lembrar que esse tsunami não chega nem perto daquele que atingiu 12 países, em especial a Ilha de Sumatra, na Indonésia, em 2004, que vitimou 220.000 pessoas e ainda deixou um saldo de 70.000 desaparecidos, mas que mesmo assim provocou sérios estragos para os principais países atingidos da Oceania.
/
Fontes consultadas: EPA (European Pressphoto Agency), G1 e Uol Notícias - Internacional.

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir