Continente gelado - Antártida! | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Continente gelado - Antártida!

Antártica

Um fragmento de Gondwana

Antártida. O próprio nome já causa confusão (não seria Antártica?). Os gregos chamavam o polo norte de Artikos, ou seja, “da ursa”, pois a constelação da Ursa Maior fica naquela direção. O polo oposto era, então, o Antartiko. Na evolução da língua portuguesa, o substantivo grego Antartiko virou Antártida. Mas o adjetivo permaneceu grego, como em vento antártico, por exemplo. Apesar do nome antigo, é um dos últimos lugares do planeta ainda relativamente inexplorados. Sua área é pouco menor que a da América do Sul, metade da área da África, o dobro da Austrália e pouco maior que a Europa.
Tendo-se originado de uma fragmentação do supercontinente de Gondwana, há 250 milhões de anos, a Antártida possui características geológicas comuns aos demais continentes do hemisfério sul. O solo antártico parece conter jazidas de berílio, níquel, cobre, manganês, cobalto, platina, prata, titânio e ouro, os mesmos minerais existentes na cordilheira dos Andes e na África do Sul. Da mesma forma, seus vulcões ativos, como os da ilha de Decepção e o monte Erebus, fazem parte do chamado Círculo de Fogo do Pacífico.
As importantes montanhas antárticas são a continuação natural da cordilheira dos Andes e formam uma verdadeira barreira que divide o continente em duas partes. O ponto mais alto da Antártida é o monte Vinson (5 140 metros). Diversos fósseis de animais e plantas foram descobertos nas montanhas com as mesmas características dos fósseis africanos e indianos, prova de que os três continentes já foram unidos.

Revista Superinteressante. São Paulo, Abril, outubro de 1998.

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir