4 Estações - Primavera, Verão, Outono e Inverno! | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

4 Estações - Primavera, Verão, Outono e Inverno!

Quatro Estações
As quatro estações

Foi no período do Império Romano – do século 1 ao século 4 – que as estações foram batizadas como primavera, verão, outono e inverno. Os nomes vêm do latim Primo Vere, que significa “no começo do verão”, Veranum, Autumno e Hybernus. Durante o verão, os dias são mais quentes e mais longos. No inverno, acontece o contrário. Por quê?
A linha reta que une os polos Norte e Sul é chamada eixo terrestre. Quando a Terra gira em torno do Sol, o eixo terrestre fica ligeiramente inclinado em relação ao plano do movimento. Por causa desta inclinação, a luz e o calor do Sol não chegam com a mesma intensidade a todos os pontos da Terra ao longo do ano. Dependendo da época do ano, o hemisfério Sul pode receber mais calor solar do que o hemisfério Norte. Neste caso, é verão no Sul e inverno no Norte. Quando é o hemisfério Norte que recebe mais calor, é verão no Norte e inverno no Sul. A posição do Sol no céu e a inclinação dos raios solares também variam junto com a mudança das estações. Tomemos o exemplo de um observador do Rio de Janeiro: ao meio-dia do início do verão, ele estará sentindo um enorme calor, pois os raios solares estarão chegando quase perpendiculares ao chão. Nesse instante, se ele olhar ao seu redor, irá notar que está faltando alguma coisa que sempre o acompanha... a sua sombra! Calma, não se trata de nenhuma bruxaria. É que o Sol está praticamente sobre sua cabeça e, por isso, sua sombra é projetada exatamente abaixo dele. Um prédio retangular e vertical, por exemplo, não fará sombra alguma – a não ser que tenha marquises. No mesmo instante, no hemisfério Norte, as sombras estão imensas, indicando que os raios solares estão chegando pouco inclinados: é o início do inverno.
Qualquer observador no hemisfério Sul notará, também, que, durante o verão, o dia amanhece mais cedo e a noite chega mais tarde. Ao longo dos três meses desta estação, o Sol irá, vagarosamente, rumar para a direção Norte e os raios solares irão diminuindo sua inclinação. No início do outono, ele perceberá que o dia e a noite têm a mesma duração: 12 horas. Isso acontece porque a luz solar está batendo perpendicularmente (90°) em cima da linha do Equador. O Sol, no entanto, continuará distanciando-se para o Norte. Seus raios chegarão ao mínimo de inclinação no início do inverno, quando, ao contrário do verão, o observador terá o dia mais curto do ano e a noite mais longa. Em seguida, o Sol começará a voltar na direção Sul. Virá, então, a primavera, quando, novamente, haverá um dia e uma noite iguais de 12 horas. Passado um ano, ele verá o início de um novo verão.

Gilson Gomes Vieira. Revista Ciência Hoje das crianças. Rio de Janeiro, SBPC, junho de 2000.

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir