Alteração bem-vinda | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Alteração bem-vinda

Meta para desmatamento pode ser antecipada, diz Minc
/
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, avaliou que se o Brasil mantiver o ritmo de devastação florestal alcançado nos últimos meses de 2009, o País poderá antecipar para este ano a meta de reduzir em 80% o desmatamento na Amazônia, prevista para ser alcançada em 2020. A consideração foi feita em documento entregue à Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com Minc, a Amazônia pode fechar o ano com 3,5 mil quilômetros quadrados de desmatamento, cumprindo com dez anos de antecedência a meta para 2020. A informação foi dada ao comentar os dados do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). "Se repetirmos a performance dos últimos meses, atingiremos a meta dez anos antes do prazo", previu.
Nos meses de outubro e novembro de 2009, conforme o levantamento, o desmatamento atingiu 247,6 quilômetros quadrados de floresta, número 72,5% menor que o registrado em igual período do ano anterior (896 quilômetros quadrados). No quadrimestre agosto-novembro, o desmatamento da Amazônia caiu de 2.238 quilômetros quadrados, em 2008, para 1.144 quilômetros quadrados em 2009, uma redução de 49%.
A cobertura de nuvens na região no período foi de 17%, ou 14% menor do que os 31% registrados em 2008, permitindo maior visibilidade na observação dos satélites. "Ninguém pode dizer que não vimos desmatamento porque estava tudo coberto", explicou Minc.
O Pará liderou o ranking, com 108 quilômetros quadrados desmatados em outubro e novembro, mas com índice 60% abaixo do mesmo período do ano anterior. No Mato Grosso, segundo colocado, foram devastados 50 quilômetros quadrados de floresta, mas o índice também caiu significativamente. O destaque negativo ficou por conta do Amazonas. Apesar de ostentar a menor taxa da região, o Estado registrou crescimento de mais de 200% no desmatamento nos meses de outubro e novembro.
/
Fonte: MSN VERDE

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir