Início de tudo - A Criação do Mundo | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Início de tudo - A Criação do Mundo

Como tudo surgiu? De onde viemos?

Este trecho da Bíblia talvez ajude a resolver todas as suas questões.

Comentários e observações no final deste texto.

/

GÊNESIS (livro do Antigo Testamento)

/

I – AS ORIGENS (1-11)

A Criação

A Criação de Adão

1 1 No princípio, Deus criou os céus e a terra. 2 A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as terras.

3 Deus disse: “Faça-se a luz!” E a luz foi feita. 4 Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. 5 Deus chamou à luz DIA, e às trevas NOITE. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o primeiro dia.

6 Deus disse: “Faça se um firmamento entre as águas, e separe ele uma das outras.” 7 Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam debaixo do firmamento daquelas que estavam por cima. 8 E assim se fez. Deus chamou ao firmamento CÉUS. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o segundo dia.*

9 Deus disse: “Que as águas que estão debaixo dos céus se ajuntem num mesmo lugar, e apareça o elemento árido.” E assim se fez. 10 Deus chamou ao elemento árido TERRA, e ao ajuntamento das águas MAR. E Deus viu que isso era bom.

11 Deus disse: “Produza a terra plantas, ervas que contenham semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie e o fruto contenha a sua semente.” E assim foi feito. 12 A terra produziu plantas, ervas que contêm semente segundo a sua espécie, e árvores que produzem fruto segundo a sua espécie, contendo o fruto a sua semente. E Deus viu que isso era bom. 13 Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o terceiro dia.

14 Deus disse: “Façam-se luzeiros no firmamento dos céus para separar o dia da noite; sirvam eles de sinais e marquem o tempo, os dias e os anos; 15 e resplandeçam no firmamento dos céus para iluminar a terra.” E assim se fez. 16 Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para presidir ao dia, e o menor para presidir à noite; e fez também as estrelas. 17 Deus colocou-os no firmamento dos céus para que iluminassem a terra, 18 presidissem ao dia e à noite, e separassem a luz das trevas. E Deus viu que isso era bom. 19 Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o quarto dia.

20 Deus disse: “Pululem as águas de uma multidão de seres vivos, e voem aves sobre a terra, debaixo do firmamento dos céus.” 21 Deus criou os monstros marinhos e toda a multidão de seres vivos que enchem as águas, segundo a sua espécie, e todas as aves, segundo a sua espécie. E Deus viu que isso era bom. 22 E Deus os abençoou: “Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, e enchei as águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra.” 23 Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o quinto dia.

24 Deus disse: “Produza a terra seres vivos segundo a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo a sua espécie.” E assim se fez.* 25 Deus fez os animais selvagens segundo a sua espécie, os animais domésticos igualmente, e da mesma forma todos os animais, que se arrastam sobre a terra. E Deus viu que isso era bom.

26 Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra.” 27 Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.* 28 Deus os abençoou: “Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.” 29 Deus disse: “Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. 30 E a todos os animais da terra, a todas as árvores dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda a erva verde por alimento.”

E assim se fez. 31 Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o sexto dia.

2 1 Assim foram acabados os céus, a terra e todo o seu exército. 2 Tendo Deus terminado no sétimo dia a obra que tinha feito, descansou do seu trabalho.* 3 Ele abençoou o sétimo dia e o consagrou, porque nesse dia repousara de toda a obra da Criação.

4 Tal é a história da criação dos céus e da terra.

/

Cap. 1 – 8. E assim se fez: esta frase teria sua colocação normal no fim do v. 6. Igualmente, seria preciso supri-la no v. 20.

24. Répteis: todos os pequenos animais que se arrastam sobre o solo.

27. Texto citado em Mt 19, 4; Mc 10,6.

Cap. 2 – 2. Texto citado em Heb 4, 4.

/

GênesisTudo o que você acabou de ler, acima, foi uma parte do Livro de Gênesis, da Sagrada Escritura, mais precisamente o Velho Testamento.

Para os cristãos, ela satisfaz as necessidades de curiosidades sobre o princípio da vida - Deus criou o homem, os animais, os seres vivos e ponto final. Não deve se discordar.

Os homens, é claro, querem ser mais do que Deus, e hora e outra bolam suas mirabolantes explicações, a maioria sem algum fundamento concreto, de que o mundo se formou assim e assado.

Só de teorias que dizem como foi que tudo surgiu, existem mais de 200. Na comunidade científica, entretanto, a mais utilizada é a do Big-Bang (grande explosão).

Ela consiste, basicamente, em afirmar que tudo só existe graças à uma explosão violenta, que ocorreu há 13,7 bilhões de anos.

Em relação aos seres humanos, começando por Charles Darwin, afirmam incessantemente que viemos por que viemos dos macacos. Ora bolas, pois, se isto fosse fato verídico, aí vai uma pergunta: porque ainda existem tantos macacos no mundo? Talvez não devesse existir.

Mas pelo sim ou pelo não, o correto é formar a sua opinião: eu já tenho a minha: surgimos graças à Deus. Aliás, eu não seria um cristão digno de ir à igreja, pelos deuses católica, se duvidasse do que foi determinado.

Vida alienígena, já é outra história: da mesma maneira que um planeta nos confins da Via Láctea, pôde estar apto a abrigar a vida, o que posso dizer então se em algum ponto em meio ao oceano do infinito não possa existir uma outra civilização? Sem contar que, cada dia que passa, mais pessoas juram de pés juntos que já presenciaram e tiveram contatos com fenômenos sobrenaturais: OVNI's, e até mesmo seres EXTRATERRESTRES (E.T.s).

Independente do que seja certo, errado, ou meio-termo, algo é indiscutível: o mistério da criação do mundo ainda deixará muita gente com o cabelo em pé!!!


Fonte: Bíblia Sagrada. (AVE-MARIA)

Aguardo o seu comentário!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir