Dia 9: Religião, Ciência e Meio Ambiente | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Dia 9: Religião, Ciência e Meio Ambiente

Ciência e Religião
Dois extremos campos da compreensão humana, um que representa o sagrado e incompreensível da essência (Religião) e outro que representa a omnisciência, o saber do possível, (Ciência), opostos que raramente se atraem, veem seus caminhos cada vez mais próximos, atrelados. O que estaria provocando tal mudança? A resposta é uma só: meio ambiente. O meio ambiente está unindo a religião e a ciência, por incrível e impressionante que pareça. Esteja crente que um passado de guerras e discussões, está cessando, e ambas as denominações cada vez mais encontrando pontos em comum, semelhanças e mais semelhanças. Sorte de todos nós.

15 dias para "ser" verde - PARTE 9

O meio ambiente e a ecologia, hoje em dia, são conhecimentos imprescindíveis, uma tendência positiva que cresce cada vez mais, mundialmente e nacionalmente. No intento de ajudar você a distinguir o "certo" e o "errado", ensinar significados decorosos e enriquecer a sua inteligência, o Diário do Verde iniciou dia 22/10 a série 15 dias para "ser" verde. Mais que falar, se faz necessário ouvir. Aprenda com provas e exemplos, o que a natureza erudita tem a exprimir-nos.

ÍNDICE:

Considere seguir-nos no Google Friend Connect, no Twitter @diariodoverde e Assinar o Feed, para não perder pitada desta série de artigos incríveis:

Endereço de E-mail:

Quem está lendo este artigo, talvez não faça a ideia da grande dificuldade que tenho em escrevê-lo. É deveras complicado e problemático opinar sem chatear ninguém. Adversidades à parte, tentarei discutir neste artigo de uma forma imparcial, as diferenças, e semelhanças, entre ciência, religião e meio ambiente. Sem preconceitos, sem ressentimentos.
Inquestionavelmente, a ciência e a religião, que por milênios vem travando uma rixa por isso ou aquilo outro, estão mais fraternas. O discordar/não aceitar, é um direito de cada um, o problema é quando a troca de ideias vira algo hostil e desrespeitoso. Aí, todos saem perdendo.
Concordem ciência e religião ou não, uma complementa a outra. Agora, com o meio ambiente (antecedido pela natureza), estão mais próximas do que nunca.

A RELIGIÃO E A CIÊNCIA

No início deste artigo, dei uma introdução sobre como poderia ser classificada, genericamente, a religião e ciência. Aprofundarei nesta seção, o significado de cada uma das áreas.

RELIGIÃO
O termo nasceu do Latim, e sua etimologia é: religĭo, -ōnis. É uma palavra feminina, e pode ter 3 interpretações:

  • "re-legio" = "re-ler", um significado atribuído por Cícero para descrever a repetição de escrituras. 
  • "re-ligio" = "re-ligar", o que poderia significar a tentativa humana de "religar-se": a suas origens, a seu(s) criador(es), a seu passado. 
  • "re-ligio" = "re-atar", (no sentido de "prender", não de "conectar"), significando uma restrição de possibilidades.

Traduz-se como um meio para expressar a fé e conjunto de crenças de cada um, ou coletivamente, em uma doutrina, divindade, reverência às coisas sagradas. Existem centenas espalhadas pelos 4 cantos do planeta, as 10 maiores em número de adeptos e percentagem global, são (dados da Encyclopædia Britannica / Enciclopédia Britânica, de 2005):

  1. Cristianismo - 2.106.962.000 de adeptos, 1/3 da população mundial (33.06%).
  2. Islã(o) - 1,5 bilhão a 1,8 bilhão de adeptos, (20.28%).
  3. Hinduísmo - 851.291.000 de adeptos, (13.33%).
  4. Religiões populares chinesas - 402.065.000 de adeptos, soma dos adeptos que professam várias crenças (6.27%).
  5. Budismo - 375.440.000 de adeptos, (5.87%).
  6. Sikhismo - 24.989.000 de adeptos, (0.39%).
  7. Espiritismo - 15.000.000 de adeptos, (0.20%).
  8. Judaísmo - 14.990.000 de adeptos, (0.23%).
  9. Fé Bahá'í - 7.496.000 de adeptos, (0.12%).
  10. Confucionismo - 6.447.000 de adeptos, (0.10%).

Jaínismo - (0.07%) | Xintoísmo - (0.04%) | Taoísmo - (0.04%) | Zoroastrismo - (0.04%) | Outras religiões - (0.02%) | Não-religiosos - (11.92%) | Ateísmo - (2.35%).

A religião envolve seguidores monoteístas (um só deus), politeístas (mais de um deus) e ateus (não creem em nenhum deus).

CIÊNCIA
O termo, assim como o seu "oponente", nasceu do Latim, e sua etimologia é: scientia. Esta, por sua vez, deriva de scire, "saber".  É um substantivo feminino abstrato, e na tradução livre, quer dizer "conhecimento", sendo este organizado e que utiliza o método experimental, sistemático. Existem inúmeras categorias, por exemplo: Natural, Social e Experimental, Aplicada, etc. Não é uma religião, mas sua aceitação é grande.

O MEIO AMBIENTE

Para quem AINDA desconhece o significado da palavra, peço para que dê uma pesquisada no blog, que este conteúdo encontra-se disponível em VÁRIOS ARTIGOS. Pulando estes detalhes, voltemos ao que interessa: o papel interessante que o meio ambiente está desempenhando na ciência e na religião, como pacificador e agente de transformação. Pontos em comum (antes não era bem assim):

ANIMAIS
É uma decisão unânime: pactuam que os demais seres vivos, animais e plantas, têm o direito à vida e ao respeito por parte dos homens.

ÉTICA CIVIL
Os atos contra a natureza devem ser punidos e corrigidos, em sua máxima extensão, por meios legais e administrativos.

NOVAS TECNOLOGIAS
Explorar-se meios para avançar a inteligência, a consciência, a infra-estrutura, os países e cidadãos, devem e podem ser empregados. Conferindo portanto, uma situação onde todos tenham o acesso aos recursos naturais e humanos, como água, alimentação, moradia, ambiente, transporte, segurança, renda, educação, etc.

PRESERVAÇÃO
A ciência e a religião concordam que deve preservar-se o verde, ou seja: conservar o nosso planeta habitável.

SOCIEDADE E POLÍTICA
Todos tem o dever de zelar por um mundo melhor para todos nós, sustentável, economicamente viável e socialmente responsável, livre e independente.

Houve avanços, e muitos. mas ainda há uma longínqua estrada pela frente. A nós cabe, apoiar cada vez mais o meio ambiente, para garantir que os avanços sejam maiores, sem retrocessos. Sabe-se e muito bem que ao longo da história, brigas entre a religião e a ciência só resultaram em perda de tempo e prejuízos à humanidade. Impeçamos isso de acontecer novamente, com união e paciência. Para pensar, e praticar.

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir