Não temos nada a comemorar, e sim a nos preocupar | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Não temos nada a comemorar, e sim a nos preocupar


Hoje, dia 22 de Março, é dia Mundial da Água.
No entanto, não temos nada a festejar: a Terra já está mais do que nos seu limite e em breve não conseguirá suprir as necessidades de todos.


Desculpem a demora. Alguns dias sem postagem serão recompensados nesse superespecial sobre a água, ok? Espero que sim.
Bem, vamos ao que interessa. Nesse instante, você pode até não perceber, mas tudo o que está a sua volta, inclusive você, está no meio de água. Isso mesmo, água. Se você cavar um pouco (alguns metros), encontrará uma bela quantidade de água. Só o que você ainda pode não saber é a quantidade de água própria para o consumo humano disponível e onde ela está acessível na Terra.
Segundo dados estabelecidos, a quantidade de água doce, própria para o consumo humano é apenas 2,5% contra 97,5% de água salgada. Mas vejamos por outro lado: apesar que possa não parecer, essa 40ª parte de água, que é adequada para nós, é o suficiente para abastecer os quase 7 bilhões de seres humanos, além de outros seres por milhares de anos. É lógico isso só seria possível se não fossem 2 fatores: a poluição das águas e a má distribuição dela entre os continentes e regiões.
Pouco mais de 6/10 de toda a água doce se encontram nas geleiras, uma quantidade um pouco acima de 3/10 da totalidade de água doce se encontram em águas subterrâneas, e apenas pouco mais de 1/10 da água doce "ou potável" se encontram no PERMAFROST (0,8%), que é a camada de subsolo na tundra congelada, e na água atmosférica e de superfície (0,4%), que ainda é dividida em 6 partes.
Tenha uma noção da insignificância de água que é mais utilizada pelo homem: a água atmosférica e de superfície - o grosso do que é usado pelo homem é apenas uma parte em 10 mil de toda a água do planeta. Esse dado ainda não é o mais aproximado da água que nos é mais acessível. Especialistas estimam que a quantidade de água adequada para o ser humano e que é acessível para o mesmo é de apenas 0,007%.
Por isso podemos dizer que os poucos recursos hídricos disponíveis somados a desperdício e poluição não demorará muito e eles irão acabar, e consequentemente irá acabar a vida na Terra, já que todos os seres vivos dependem desse líquido tão precioso. Saiba de uma coisa: água não falta na Terra, o único problema é que ela não está acessível em todos os cantos, e que cada vez mais o ser humano a desperdiça.
A previsão é que em 2025 dois terços da população mundial não terão acesso à água potável. Podemos dizer que o Brasil é um país abençoado. Aproximadamente 12% de toda a água doce superficial do planeta se encontram em solo brasileiro. Isso significa que mais que 1/4 da água encontrada nas américas estão no Brasil, e que os rios que compõem as 12 regiões hidrográficas brasileiras carregam água suficiente para satisfazer as necessidades do país por 57 vezes.
Se isso não bastasse, além de todos esses números relevantes, o 3° maior Aquifero do mundo, o Aquifero Guarani, passa pelo nosso território, e do 1,2 milhão de quilômetros quadrados de área total, 70% ficam aqui, no Brasil, o que significa que só com as águas desse gigante submerso, o Brasil tem água suficiente para abastecer a população daqui por 2.500 anos (pelos estudos recentes, ele tem armazenado (estimam) 45 trilhões de metros cúbicos de água, dos quais 160 bilhões são extraídos por ano para diversos fins).
Só que isso não significa que devemos desperdiçar, mesmo porque a maioria da água, no momento mais acessível a nós, que é a água superficial (presente na superfície), se encontra na Amazônia, o pulmão do mundo, que abriga 20% de toda a água doce não congelada do mundo (Amazônia Internacional), que por coincidência a sua maior parte fica no Brasil.
A água é vital para a vida, não a desperdice. Lembre-se que há milhares e milhares de pessoas sofrenso com a falta de água a ponto de ter que reciclá-la (processo que aproveita até a água dos dejetos das pessoas) e que por ano aproximadamente mais de 1,5 milhão de crianças morrem por ano pro beberem água contaminada (aproximadamente morre 1 criança a cada 15 segundos), sem contar as outras pessoas que também morrem devido à falta dela (2,2 milhões de pessoas no total, por ano, morrem, segundo a ONU).
A água é um recurso precioso, de tal forma que, para 1.000 litros de água tratada, resultam de 10.000 litros de água poluída, e ele é tão pouco que, se colocassemos toda a água do mundo em uma garrafa de um litro, apenas 5 gotas dela seriam água potável.
Valorisse esse líquido tão precioso, valorisse a água doce e também a água salgada, pois ela é vital para a vida de seres marinhos e também porque futuramente dela poderá prover a água que será consumida nos próximos anos por todos nós, já que ela depois de um processo de dessanilização ela fica própria para o consumo (processo que retira o sal da água).
Preserve o futuro de todos: não desperdice, não jogue óleo no ralo (1 litro de óleo contamina - polui - 1 milhão de liros de água) e use produtos químicos com moderação.
Assim você irá preservar um futuro com "água" e com vida para todos.


Feliz dia 22 de Março.
Feliz dia Mundial da Água.

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir