21 de Setembro - Dia da Árvore! | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

21 de Setembro - Dia da Árvore!

Imagem: Autoria Pessoal.
Instituído no Brasil no dia 24/02 de 1965, decreto federal n° 55.795, o Dia da Árvore é um dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos em seu favor. A data sofre influência da Primavera, no Hemisfério Sul, que terá início no dia 23/09, às 00:09 da noite (esse ano).
As árvores são indispensáveis ao planeta. Absorvem carbono, conservam e enriquecem o solo, abrigam diversidade. E ajudam os seres humanos.
Notoriamente, tais benefícios, como bem mostrei no artigo "Dados sobre ÁRVORES", não recebem o devido respeito, justo e merecido. Devemos, e precisamos mudar isso!

CURIOSIDADES
As árvores são os mais antigos, maiores, mais altos e mais fortes seres vivos do planeta.

MUNDO

- Árvores mais antigas: são da espécie "bristlecone pine".
A mais velha é conhecida como Matusalém, tem cerca de 4.900 anos e vive nos Estados Unidos.
- Árvore mais extensa: Great Banyan.
Cobre uma área maior do que um campo de futebol e fica em um jardim botânico na Índia. Tem mais de 1.700 raízes, a maior copa do mundo e existe desde 1787.
- Árvore mais alta: espécie "Sequoiadendron giganteum".
Pode ter mais de 100 metros de altura e vive cerca de 3 mil anos. A madeira de um tronco dessa árvore poderia ser usada para construir 80 casas de cinco cômodos.
A mais alta árvore já encontrada no mundo, uma sequóia, tem cerca de mil anos e 112 metros de altura, ou seja, o mesmo que um prédio de 37 andares! Ela fica em um parque nos Estados Unidos, mas sua localização exata não é divulgada para garantir a preservação.
- Maior semente: coqueiro-do-mar.
Cada coco pesa 20 quilos e tem até três sementes.
- Maior tronco: árvore de Tule, cipreste mexicano.
Tem 2 mil anos, o tronco tem 58 metros de circunferência e mais de 40 metros de altura. Para abraçá-la, são necessárias umas 50 pessoas!

BRASIL

- País com maior variedade de árvores no mundo.
- Lei n° 6.607, de 7/12/1978: define o Pau-Brasil como Árvore Nacional. Hoje, quem ocupa este posto, é o Ipê-Amarelo.
- Pau-Brasil, espécie de árvore onde se derivou o nome de nosso país, é desconhecida por 95% dos brasileiros, que nunca o viram.
- O maior cajueiro do mundo, fica aqui, no Rio Grande do Norte. Ocupa 8.400 metros quadrados, o mesmo que 32 quadras de tênis.
- A árvore mais velha que vive em território nacional, tem 3.000 anos, é um Jequitibá-Rosa, e situa-se no Estado de SP, no Parque Estadual do Vassununga - Santa Rita do Passa Quatro.

Plante uma árvore.
Salve a vida, com um gesto de amor!

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir