Danoninho para Plantar, IPÊ e Diário do Verde! | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Danoninho para Plantar, IPÊ e Diário do Verde!

Hoje foi um dia muito especial. Para mim, minha mãe que me acompanhou também, para os blogueiros ambientais e educacionais, cerca de 15 crianças e seus pais e para a equipe da Danone Brasil e Instituto de Pesquisas Ecológicas. Estivemos todos reunidos na sede da IPÊ, debatendo ideias sustentáveis, trocando informações, compartilhando experiências na internet e na vida pessoal, admirando a bela paisagem de Nazaré Paulista e principalmente, examinando os resultados da campanha "Danoninho para Plantar", que no saldo total, resultou em 100.000 m² de área que será reflorestada na região da Mata Atlântica. Acompanhe os bastidores do evento, na cobertura especial do Diário do Verde.



+ fotos (e vídeos): Cybele Meyer | Thanuci.

A pedido do super gente fina Alberto Madjer, da Andreoli MSL Brasil, eu fui convidado, juntamente com outros blogs (como por exemplo, a Cybele do Educa Já, a Thanuci do Radar Verde, o pessoal do portal O Eco), através de uma seleção interna, para estar comparecendo a sede do Instituto de Pesquisas Ecológicas, situado na cidade de Nazaré Paulista - no Estado de São Paulo. O que eu fui fazer lá? Ter a oportunidade de conhecer o programa Danoninho para Plantar, e os responsáveis por esta brilhante iniciativa, pessoalmente. Uma retribuição pelo trabalho que desenvolvo aqui no Diário do Verde, e ir representá-lo, uma surpresa a qual não esperava. Como disse lá acima, estudar e ver de perto o resultado da parceria entre a IPÊ e Danone Brasil. 
O Instituto de Pesquisas Ecológicas é uma organização não-governamental (uma das maiores ONGs socioambientais do Brasil), mantida com a ajuda e doação de empresas e pessoas, sendo fundado em 1992. É responsável pelo plantio de mais de 1,5 milhão de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica por ano e pela conservação de mais de 15 espécies da fauna (a maioria ameaçada de extinção), tendo bases em Pontal do Paranapanema (SP), Brasília - Escritório Regional (DF), Manaus (AM) e no Pantanal (MS). Atua ainda no Pará (PA), Ilhéus (BA) e Ariri (SP). Veja mais na primeira foto do álbum, onde estão reunidas 61 fotos do meu passeio. Não tenho o que comentar quanto o trabalho que é desenvolvido: excelente. E a Danone Brasil, onde entra na Sustentabilidade? Na disposição de fazer diferente.
Ousando da genialidade, a filial nacional da Danone (de origem francesa), em parceria com o IPÊ, lançou o projeto "Danoninho para Plantar", onde a cada bandeja vendida, o consumidor recebia sementes para plantar no potinho (de 15 espécies diferentes entre flores e hortaliças), em sua casa, dando estímulo a uma coisa até então já muito realizada nos potinhos da marca (conforme o tamanho, potinhos maiores eram dados gratuitamente), e ainda, fornecendo um código de acesso para a criança (público-alvo do Danoninho) plantar também no site, aprendendo noções de meio ambiente e ecologia e ainda, ir se conscientizando sobre a importância da preservação. Durante 4 etapas, na versão digital, a criança tinha de "alimentar" a árvore, cuidando por alguns dias até que se atingisse a maturidade, convertendo-se assim, em 1 m² de Mata Atlântica. Ou seja: chance dupla para ajudar o meio ambiente. A campanha até então um teste, em fase de pesquisas intensas, consolidou-se um sucesso de mercado, ganhando inclusive uma premiação internacional. Em 2011, olha que legal, as filiais da Danone no mundo inteiro, vão aderir ao movimento, multiplicando ainda mais o poder de impacto. E até então o que não tinha rumo certo, veio para ficar, tornando-se um produto sazonal e possivelmente, o substituto do "Danoninho Ice". Veja só os números:

Impacto da ação sustentável sobre a Danone Brasil:
- Recorde histórico de vendas do petit suisse "Danoninho": 5 milhões de bandejas vendidas, batendo a marca anterior então pertencente ao "Danoninho Ice", consequentemente, nos lucros.
- Aumento em 3.000x o número de visualizações do site da empresa.
- Os consumidores associaram o Dino à ação ecológica em uma média de 80%, superando em 10x a concorrente de mercado.
- 70.994 árvores virtuais foram plantadas em 2010.

Só um contra aqui, que eu não pude deixar de passar, até republicando um comentário da Thanuci, é a destinação das embalagens do produto final. Pense cinco milhões de recipientes vagando pelos cantos. É muito resíduo. Um ponto a focar mais. De qualquer forma, é um avanço, inédito no mundo. As crianças aprovaram, e divertiram-se com o mascote, o Dino.
Mudando um pouco de assunto, está na hora de papear sobre a viagem! Eis as atividades que foram desenvolvidas:

Pré-viagem:
Foi oferecido todo um suporte de logística para os visitantes, e os custos da viagem também ficou a cargo dos organizadores. No meu caso, o Célio (taxista) veio em casa, fez escala em Indaiatuba e depois na cidade de Campinas, onde prosseguimos para Nazaré Paulista. Eu e minha mãe saímos de casa quase 7 horas da manhã e chegamos 9:30, bem no horário do evento. Quem veio de São Paulo, ainda mais perto, chegou atrasado. Trânsito!

Atividades no período da manhã:
9:30 - Horário de chegada programado
9:30-10:30 - Café da Manhã e Bate-Papo Informal
10:30-12:00 - Apresentação do Instituto de Pesquisas Ecológicas, que contou com a presença do Diretor Executivo - Eduardo H. Ditt, de Andrea Imperador Peçanha Travessos - responsável pela Unidade de Negócios Sustentáveis, entre outros engajados do IPÊ, e com uma equipe da Danone Brasil, entre elas, o Gerente de Marketing da empresa.

Atividades no período da tarde:
12:00-13:00 - Ação de plantio simbólico de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, em Área de Preservação Permanente. Importante citar que ali, está localizado a represa de Atibainha, responsável pelo abastecimento de 50 a 60% de toda a água consumida na cidade de São Paulo.
13:00-14:00 - Almoço e descanso.
14:00 - Encerramento.

Pós viagem:
Chegamos em casa pouco mais de 4 horas da tarde. Eu nem parei para descansar, direto para o computador, ver as fotos, atualizar redes e etc. Foi um dia incrível, o clima ajudou.

Ah, e já ia me esquecendo: espero que tenham gostado =)

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir