Usina Hidrelétrica de Belo Monte: quem ganha com isso? | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Usina Hidrelétrica de Belo Monte: quem ganha com isso?

Governo x Brasil
Em alto e bom som, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA),  órgão integrante do Ministério do Meio Ambiente ligado à Presidência da República do Brasil, emititu hoje, dia 26/01/2011, esbanjando incompetência e falta de respeito para com a Sociedade Civil, a licença parcial para a instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, uma desgraça ambiental, social e econômica que fere a Constituição Federal Brasileira de 1988, do próprio IBAMA - Lei da Natureza, e demais questões de conduta, ética e responsabilidade governamental para com o cidadão. É uma ironia sem tamanho: quem tem por dever e obrigação, defender o meio ambiente, está matando-o. Conheça nos mínimos detalhes, o que este "projeto energético", de fato vai trazer ao nosso país.




É engraçado como existe "justiça"  no Brasil. E mais: como este é "um país de todos". Para quem ainda não conhece, o projeto de construção de Belo Monte, apelidado de "Belo Monstro", é antigo, como cita o vídeo: caminha há cerca de 30 anos, e causará uma degradação sem tamanho de recursos naturais e humanos. Mas ainda não exemplifiquei o que exatamente a concretização dessa obra virá a causar. 
Pois bem, a edificação desta usina hidrelétrica, prevista para ser a 3ª maior do mundo (porém a menos eficiente: produzirá apenas 39% de sua capacidade), na região de Altamira (Rio Xingu), deverá custar algo em torno de aproximadamente 20 a 30 bilhões de reais, inundar (desmatar) entre 50.000 a 400.000 hectares de mata nativa no coração da Amazônia (um buraco maior que o Canal do Panamá, vitimando e desprotegendo a floresta), expulsar (forçando a migração) 20.000-40.000 indígenas de suas comunidades locais (descaso total), irá provocar a seca de mais de 100 km² de rios, levará a extinção, por baixo, 10 espécies endêmicas de peixes, sem contar tantos outros animais e plantas que poderão ter o mesmo trágico destino. Temos que somar aqui o desrespeito aos Direitos Humanos, Leis Ambientais nas esferas Cível e Criminal, emissão de gás metano pela decomposição dos restos vegetais (25 vezes mais potente que o CO2). Aproximadamente, a área afetada será 640 km², algo como metade do Estado do Rio de Janeiro.




Belo Monte não tem nada a ver com progresso (um carro-chefe do PAC), mesmo assim o governo investe em querer mostrar serviço onde não há o que mostrar. Pesquisadores renomados, instituições de todo o porte, já se manisfestaram contra esta ideia enganadora de "necessidade de geração de energia". Uma pinóia, o que está sendo considerado aqui é o bolso da EletroNorte (principal beneficiada), e interesses políticos medíocres, como diria Marcelo Furtado, diretor executivo do Greenpeace Brasil: “Belo Monte é uma resposta medíocre para o desafio de gerar energia para o país”.
Um estudo da organização WWF-Brasil, constatou que somente a eficiência poderia economizar o equivalente a 14 Belo Montes até 2020. O investimento em energias renováveis, somado a isso, garantiria resultados ainda melhores. Não há planejamento, não há caráter, não há nada de verde aqui.
Quem em sã consciência aprovaria isso aqui? O valor do projeto e suas condições como um todo, são incompatíveis ao que sairá do papel (mais usinas serão necessárias, por exemplo, extrapolando limites territorias nacionais, inclusive). Prova disso, foi a demissão voluntária de Marina Silva (Ministério do Meio Ambiente), Roberto Messias e recentemente Abelardo Bayma Azevedo, ambos do Ibama, que recusaram-se a assinar e pactuar com este crime para com o povo brasileiro. O Ministério Público também vem se posicionando contra, há esperanças de uma virada neste jogo. Outra coisa importante, voltando à questão de geração de energia, o motivo levantado por Edison Lobão (Ministro das Minas e Energia) para assegurar a realização desta praga, o Complexo Hidrelétrico de Belo Monte, preste bem atenção, só irá gerar apenas 10% de sua capacidade no período da seca, de julho a outubro. Quem ganha com isso? Eu, você, os moradores do Norte ou de qualquer canto do país? Nenhum de nós. Vamos dizer forte: NÃO à Belo Monte, pelo bem do presente e pela salvação do nosso futuro.

Abaixo-Assinados:

Referências (créditos de informações):
Avaaz e E Esse tal Meio Ambiente.

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir