Retrospectiva 2009 | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Retrospectiva 2009

Retrospectiva 2009
/
Fatos, ocorrências, reuniões. Saiba tudo o que marcou 2009, em relação ao meio ambiente.
/
Janeiro
/

-> Dia 02: Prêmio de Fotografia do Museu Nacional de História Natural Smithsonian - edição 2009
O Museu Nacional da História Natural Smithsonian, localizado na capital americana, em Washington, selecionou 45 fotografias de um total extraordinário de 20 mil, em seu concurso (2009) para as melhores fotos da natureza.
/
-> Dia 18: STATE OF THE WORLD / O Estado do Mundo
Aquele que está entre os mais respeitados relatórios da comunidade científica sobre meio ambiente, o informe anual STATE OF THE WORLD 2009, feito pelo Worldwatch Institute, foi apresentado à população no dia em questão. Dados atualizados e balanços gerais sobre diversos pontos de vista a considerar, você encontra nele.
/
Fevereiro
/

-> Dia 16-17-18-19-20: 25ª Sessão do Conselho de Governos da UNEP - Programa Ambiental das Nações Unidas
Durante 5 dias, mais de 100 ministros do meio ambiente, e representantes da sociedade civil e do setor privado estiveram reunidos em Nairóbi, no Quênia, para uma reunião que faz parte da UNEP. Este encontro serviu para discutir propostas para o meio ambiente e que poderia entrar na pauta do encontro do G20, que ocorreu em abril - Londres. Além disso, serviu para analisar medidas para serem aplicadas em Copenhague. A UNEP propõe um "New Deal Verde" (investimento de 1% do PIB mundial [U$2,5 trilhões] na área ambiental)
/
-> Dia 23: Instituto Butantan completa 108 anos
O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, comemorou seu 108º aniversário. A comemoração ocorreu no sábado, dia 28, composta por cinco atrações gratuitas.
/
Março
/

-> Dia 24: São Paulo e RJ seriam exemplos ambientais para o mundo, segundo o IIE
Em uma matéria publicada no Blog do Planeta, da Revista Época, encontramos uma afirmação de uma pesquisa da IIE - sigla em inglês (Instituto Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento). Segundo ela, SP e RJ, duas enormes cidades brasileiras, teriam as menores taxas per capita de emissões dos gases que provocam o aquecimento globa. Essa afirmação foi feita em uma pesquisa lançada na mesma semana de publicação deste artigo.
/
Abril
/

-> Dia 12: ECOPRÁTICO
A TV Cultura inova e lança o que parece ser o 1º REALITY SHOW DA TV BRASILEIRA SOBRE MEIO AMBIENTE. O programa, que tem um formato bastante agradável e inovador, e que se chama ECOPRÁTICO, vai ao ar aos domingos no horário das 21:00 e tem uma reprise durante a grade semanal. São 10 CRITÉRIOS: ENERGIA/ÁGUA/ALIMENTAÇÃO/RESÍDUOS/ESTRUTURA/ECOSSISTEMA/
TRANSPORTE/BEM-ESTAR/CONSUMO/ATITUDE, que são avaliados em cada casa visitada, e através deles, é possível que se estabeleça o que é necessário que se deva reformar na casa dos participantes, para que eles tenham uma vida mais ecológica, mais prática. Inovador e interessante. Assista, vale a pena.
/
Maio
/
-> Dia 7: Lei Anti-Fumo - SP

O governo do Estado de São Paulo proíbe o consumo de cigarros em locais públicos e de bem comum. Lojas, bares, restaurantes, e tantos outros estabelecimentos estão proíbidos de deixar que pessoas fumem em suas dependências. Nem aqueles lugares, reservados para fumantes - os separados do resto do público -, escaparam da nova lei: é proíbido também. A Lei Estadual 13.541 se transformou na dor de cabeça dos fumantes, porém, já na dos não-fumantes, se tornou um grande alívio, já que não terão mais que respirar fumaça de cigarro na sua cara (em partes). Esta lei, que foi sancionada em SP pelo atual prefeito, Gilberto Kassab, serviu de exemplo para que ela se estendesse para outros estados brasieliros, que aprovaram a iniciativa. "É proíbido fumar!"
/
-> Dia 19: Google Earth - Edição Verde
O sistema de captação e monitoramento em tempo real de imagens via satélite, do Google, em parceria com o governo britânico, Met Hadley Centre e o British Antartic Survey, colocou à disposição de seus usuários uma base de dados atualizada sobre meio ambiente. O usuário do Google Earth pode acessar informações ambientais sobre diversos lugares e países, e ver cenários de como o planeta poderá ficar caso algumas previsões de aumento de temperatura se concretissem. Uma novidade sensacional.
/
Junho
/

-> Dia 05: HOME
No Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, o mundo pode assistir ao lançamento de HOME (Casa), filme de caráter ambiental.
/
-> Dia 11: Eclode a Gripe Suína
A OMS (Organização Mundial da Sáude) declara pandemia - nível (6) máximo de alerta. O vírus H1N1, mais conhecido por Gripe Suína, ou até Gripe do Porco, devasta Norte, Sul, Leste e Oeste do planeta. México e Estados Unidos são os mais afetados. Contam-se os milhares de mortos. O avanço da gripe é tão rápido que o balanço geral da OMS do número de infectados e mortos, não consegue acompanhar o ritmo de evolução. Pânico nas cidades e países: alerta máximo, pois a doença mata. Seus picos são no inverno. Futuramente, a gripe comum será extinta e substituída por essa, que é super-perigosa. O Brasil chega a ser o 7º país com o maior número de mortos, tempo depois.
/
Julho
/

-> Dia 11: The Guardian seleciona as melhores propagandas ambientais
O jornal britânico The Guardian seleciona as melhores propagandas ambientais. Cenários diversos estão envolvidos. ONG's como o WWF marcaram presença na escolha do jornal.
/
-> Dia 20: Chegada do homem a Lua já faz 40 anos
Exatamente no dia 20 deste ano, se comemorou o 40º ano depois da chegada dos americanos Edwin Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong a Lua, algo que ocorreu em julho de 1969, às 23h56m20s pelo horário de Brasília - todos eles a bordo da nave Apollo 11.
/
Agosto
/

-> Dias 4-5-6-7: 2020 Climate Leadership Campaign / Conferência Brasil 2020
O Governo de Minas Gerais lança uma campanha inédita de empenho ambiental. Através dela, o Brasil saiu na frente de todos os países na questão meio ambiente - decisões - sociedade. Líderes internacionais se reuniram durante 4 dias em Belo Horizonte, e debateram várias questões. A reunião tem ligação com o World Forum (Fórum Mundial), e com os preparatórios para a então COP15.
/
-> Dia 19: Marina Silva deixa o PT - Partido dos Trabalhadores / Dia 30: PV lança Marina Silva à disputa Presidencial.
/
É oficial. A senadora Marina Silva, que já é militante do PT há cerca de 30 anos, decidiu sair do partido, no dia 19 (quarta-feira). Segundo ela, esta atitude radical foi necessária, já que ela está em busca de um partido que tenha como princípios fundamentais o meio ambiente, algo que, no Brasil, só o Partido Verde detém um posição forte e líder. Mas há muito mais por trás de tudo isso: a vontade de trazer uma nova forma de governo, inspirada em valores ambientalmente corretos e que valorizem o ser humano.
No domingo, 30, em Rede Nacional, o PV anunciou a pré-candidatura oficial de Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima (nome verdadeiro), à corrida presidencial. A ação deixou nos nervos PT e PSDB, partidos tradicionais da política brasileira e que detém uma hegemonia de 15 anos no cargo máximo executivo brasileiro (presidência). É muito provável que, uma boa parte dos votos dos brasileiros, que antes votavam em PT ou PSDB, sejam redirecionados à ela, visto a sua extrema competência, sabedoria, humildade e gestão pública eficiente. Se eleita, além de quebrar as barreiras do "Verde" no cenário político nacional, irá conseguir um feito inédito: será a primeira mulher brasileira a ser Presidente do Brasil.
/
Setembro
/

-> Dia 07 (término das inscrições): EARTH JOURNALISM AWARDS / Prêmio de Jornalismo Ambiental
Último dia das inscrições. O Earth Journalism Awards é um prêmio reconhecido internacionalmente cujo caráter e objetivo é promover o meio ambiente. Pessoas do mundo todo enviaram as suas ideias, de soluções para lugares e de citações sobre a importância dos mesmos. Trabalhos em diversos formatos foram aceitos e julgados.
/
-> Dia 20: Discovery Channel na TV Cultura
A TV fechada Discovery Channel, em seu aniversário de 15 anos no ar, decidiu que parte de sua programação, como presente de aniversário, seria transmitida na tv aberta. O canal de tv público, felizardo e que deteve os direitos de transmissão de alguns programas de maiores sucessos da Discovery foi a TV CULTURA. Nesta data, a TV Cultura começou a exibir o Discovery Channel em sua grade de programação. Diariamente, no horário nobre das 20:00 horas, você tem ao seu alcance, gratuitamente, alguns dos programas que são transmitidos pela TV PAGA. Nada melhor para aprimorar o conhecimento.
/
-> Dia 21: Embaixadora da Boa-Vontade - PNUMA
Gisele Bündchen, mais reconhecida top model do planeta, aliás que é brasileirinha, foi escolhida pela ONU para ser a Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). A modelo tem um extenso currículo de ações ambientais, aliás, toda a sua família. A ONU a escolheu porque, segundo declaração, por ser bastante conhecida mundo afora, poderia ajudar na conscientização ambiental.
/
-> Dia 22: Dia Mundial sem Carro
É realizada no Brasil e no mundo, mais uma edição do Dia Mundial sem Carro, que acontece todo dia 22. O evento surgiu na Europa, nos anos 70, quanto o mundo enfrentava uma crise em relação ao petróleo. No mundo, esta data é conhecida como “World Carfree Day”. Só entrou em vigor oficialmente no ano 2000. Aqui no Brasil, esse dia só começou a ser comemorado a partir do ano 2001, quando somente 11 cidades aderiram à causa.
/
-> Dia 29: Tsunami arrasa Oceania
Uma tsunami com ondas de até 10 metros de altura atinge as Ilhas Samoa e Samoa Americana. Além disso, vários alertas de tsunami foram emitidos para países próximos, mas foram logo cancelados. Houve regiões de países que também foram afetadas. O saldo de mortos ficou em 200 pessoas. Apesar dos estragos, nem se compara com a tsunami que atingiu a Ilha de Sumatra e mais uma porção de países da Ásia, em 2004, que causou 220.000 mortes e deixou 70.000 desaparecidos.
/
-> Dia 30-31-01-02: Governor's Global Climate Summit 2
Líderes do mundo inteiro, mais precisamente governadores de nações, discutem o Clima Global na Califórnia, Estados Unidos. O evento, que já está na sua segunda edição, serve para debater políticas e ideias voltadas ao meio ambiente.
/
Outubro
/

-> Dia 24: Dia Internacional da Ação Climática
A Organização 350, que tem por objetivo conscientizar as pessoas da importância que exerce o carbono em nossas vidas, e que em excesso é prejudicial (índice tolerável de carbono, segundo muitos cientistas é 350 ppm, atualmente, estamos em 379 ppm [2005], e há quem diga que é muito mais), mobilizou pessoas em centenas de países para fazer uma ação, e propagar a ideia do nível 350 ppm. O impacto foi tão grande que praticamente em todos os países aconteceu, no mínimo, uma ação.
/
Novembro
/

-> Dia 10: Apagão deixa o Brasil e o Paraguai no escuro
No dia 10, exatamente às 22h13, as luzes se apagam. É o início de uma longa demora de ações para trazer de volta a luz. Tudo aconteceu em Itaipu e nas sub-estações de energia elétrica. O motivo ao certo, está indefinido, mas uma hipótese está sendo questionada: a pane poderia ter sido causada pelo excesso de chuvas. Enquanto não concluem o assunto, vamos ao dados: cerca de 87% do Paraguai ficou no escuro durante 1/2 hora (aproximadamente), e o Brasil, a energia só se reestabeleceu totalmente depois de 4-5-6 horas. 18 Estados brasileiros foram afetados, 15 parcialmente (MG, MT, GO, RS, SC, PR, AC, RO, BA, SE, PB, AL, PE, RN + o DF - 42,56% do território nacional) e 4 totalmente (MS, SP, RJ, ES - 8,15% do território nacional). Somente 8 estados nada sofreram (PI, MA, CE, RR, AP, AM, PA, TO - 49,23% do território nacional). No balanço geral, 50,71% do Brasil sofreu com o apagão. 1/3 dos brasileiros (60-70 milhões), ficaram sem energia elétrica. Jornais e canais de tv do mundo todo, deram destaque ao assunto.
/
-> Dia 13: 2012
O filme mais esperado do ano chega aos cinemas. 2012, filme paralelo sobre meio ambiente, conta a história da suposta previsão maia, de que o mundo acabaria em 2012, ou seja, tudo que existe. Isso ocorreria devido ao final do 4º ciclo, cujo qual estamos, e que na transição deste para o novo, que se encerra em 21/12/2012, a vida como conhecemos não poderia existir. Coincidência ou não, algumas das previsões estão mesmo sendo confirmadas por milhares de pessoas. Porém, não se pode afirmar que esse realmente será o DIA FINAL. Teorias a parte, estamos ainda vivendo, apesar de que muitos afirmaram que em 2000 e em tantas outras datas, o mundo iria desaparecer.
/
Dezembro
/

-> Dias 07-08-09-10-11-12-13-14-15-16-17-18: COP15 - Conferência das Partes
Exatamente em dezembro, cujo mês estamos, entre os dias 07 e 18, ela ocorreu, na Dinamarca - cidade de Copenhague. Com a pretensão de tentar criar um novo acordo sobre o clima, foi motivo de fiasco, já que pouca coisa saiu. Os Estados Unidos, representado por Barack Obama, foi o principal responsável do fracasso da reunião, já que foram irredutíveis quanto a diminuição de seus índices de gases de efeito estufa (GEE). O país é o segundo maior emissor de CO2 do mundo, e o maior emissor de CO2 per capita.
/
-> Dia 11: Superinteressante - Meio Ambiente (Ed. 273)
A Revista Superinteressante, publicada mensalmente pela Editora Abril, como de costume, publicou mais uma edição dedicada especialmente para o meio ambiente e ecologia. Esta revista já está à venda nas bancas. Todo final de ano, em dezembro, a revista faz uma edição especial sobre o tema, que por sinal, é de uma excelência sem precedentes.
/
-> Dia 29: Lei de compromisso voluntário
A meta que o Brasil levou à Copenhague [COP15], de redução entre 36,1% e 38,9% de suas emissões, que fará através da diminuição de 80% do desmatamento na Amazônia e 40% do Cerrado, e também do investimento em energias alternativas e controle de poluição, foi sancionada na presente data pelo atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Como essa proposta é voluntária, isto é, sem compromisso, fato que está bem claro no texto da nova lei (o termo "voluntária"), caso não seja alcançada até 2020, ano estabelecido para ela, não haverá punições. Foi um avanço, mas pouco.

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir