Mudanças Climáticas - Blog Action Day 2009 | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Mudanças Climáticas - Blog Action Day 2009

Mudanças Climáticas
/
O que é
/
Mudanças Climáticas. O próprio nome já diz: “mudança do clima”.
Mudanças climáticas é o nome que se dá a um conjunto de fatores que causam grandes alterações ambientais (alterações em escala global), que podem ocorrer devido à ação da natureza e dos seres humanos.
As mudanças impostas tanto pelo homem quanto aquelas que ocorrem naturalmente, interferem na vida do planeta, e por si só conseguem provocar um grande desequilíbrio
na temperatura mundial e nas condições de vida dos seres vivos do planeta.
/
Como acontece?
/
O fato do homem abusar da capacidade da Terra de satisfazer as suas necessidades e dos seres vivos é o que está causando grandes mudanças no equilíbrio sistemático mundial.
Atualmente, o “clima está mudado” devido à intensificação de um fenômeno natural pela ação humana: o efeito estufa.
O Efeito estufa nada mais é o fenômeno que retém parte da radiação solar na atmosfera e que devolve parte da mesma de volta para o espaço, mantendo a temperatura da Terra favorável para o desenvolvimento da vida (cerca de 15ºC - média mundial).
Só que esse sistema complexo e equilibrado está sendo alterado: graças aos gases poluentes emitidos pela ação humana - principalmente o CO² (e alguns outros gases, como cfc’s, metano, vapor d’água, etc), a atmosfera está retendo mais calor do que o normal, o que está aquecendo demais sua superfície e desequilibrando a temperatura mundial, causando sérios cataclismos ao redor do globo: aquecimento global, ciclones, chuva em excesso, chuva ácida, diminuição de populações, derretimento de geleiras, elevação do nível do mar, extinção de espécies, furacões, migração de espécies, migração de populações, poluição em excesso, queimadas, secas, tempestades, tornados, tufões, etc.
O aquecimento global (aumento da temperatura terrestre) e efeito estufa (absorção dos raios caloríficos enviados pelo Sol), duas coisas distintas, como se pode ver, estão intimamente ligadas, e são elas em parceria que estão alterando tudo ao redor do mundo.
/
Indícios
/
Provas de que o clima está mudando existem, isso não há como contestar.
Aí vão elas:
*
1ª prova: acredita-se que a temperatura média global aumentou entre 0,3ºC e 0,74ºC nos últimos 100 anos.
2ª prova: a concentração de gás carbônico em ppm aumentou de 280 em 1900 para cerca de 378, em 2005, e ainda há a previsão de que se possa ultrapassar a marca de 600 ppm até o final deste século, se o ritmo de emissão de poluentes por países e populações continuarem.
3ª prova: Entre 1995 e 2006, foram registrados 11 dos 12 anos mais quentes da história (desde que começaram as medições).
/
Para saber mais:
/
Greenpeace (Paz Verde)
IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change/Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas
Internacional -
http://www.ipcc.ch/
Mudanças Climáticas.Andi http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/
United Nations Environmental Programme (UNEP)/Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)
Internacional - http://www.unep.org/
United Nations Framework Convention on Climate Change/Convenção Quadro das Nações Unidas para a Mudança do Clima
Internacional - http://unfccc.int/2860.php
WWF - World Wildlife Fund/Fundo Mundial para a Natureza
Internacional - http://www.wwf.org/
/
Links:
Blog Action Day:
http://www.blogactionday.org/

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir