Fórum Internacional de Sustentabilidade | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Fórum Internacional de Sustentabilidade

James Cameron e Al Gore debatem futuro do planeta em Manaus
/
Nos dias 26 e 27 de março, mais de 300 empresários, políticos, executivos e pesquisadores vão se encontrar no Hotel Tropical Manaus
para o “Fórum Internacional de Sustentabilidade”. Em pauta está a discussão sobre a criação de um compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, difundir mecanismos e práticas bem-sucedidas para essa sustentablidade e avaliar o valor econômico e ambiental da região.
No primeiro dia, a abertura do evento será feita pelo pesquisador Thomas Lovejoy, em seguida Al Gore sobe ao palanque para a sua apresentação. No sábado, é a vez do governador Eduardo Braga e do premiado cineasta James Cameron.
/
Al Gore

Al Gore
Albert Gore Jr. talvez seja tão reconhecido por sua preocupação diante das alterações climáticas quanto por sua trajetória política. Ex-senador do Tenessee em 1990 e ex-vice presidente dos EUA no mandato de Bill Clinton (1993-2001), o democrata conquistou projeção internacional nas eleições presidenciais norte-americanas de 2000 ao perder para o republicano George W. Bush em uma contagem de votos duvidosa.
Na verdade, Al Gore como personalidade política integra a sua posição como membro ativo das causas ambientais, a exemplo do lançamento do documentário Uma Verdade Inconveniente (An Incovenient Truth, 2006) com grande valor técnico comprovada pela academia do Oscar de
2007 nas categorias melhor documentário e melhor canção original. Fora o seu apuro como obra cinematográfica, o filme colocou o ativista em frente aos holofotes até para o prêmio Nobel da Paz do mesmo ano, que o congratulou por sua constante preocupação com o meio ambiente.
Desde a década de 90, Al Gore vem se destacando como escritor com a publicação de livros relacionados à temática verde. De “Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano” (1991) ao mais recente “A Nossa Escolha” (2009), o democrata ainda divide o seu tempo como presidente
de algumas instituições de renome como a Generation Investment Management e a Current TV.
/
James Cameron

James Cameron
O diretor, produtor e roteirista de grandes sucessos internacionais como Avatar (2009), Titanic (1997) e Alien (1986) também é uma referência entre os ambientalistas.
Cameron, como advogado especialista em leis ambientais, regulação do comércio e direitos humanos, é membro da Comissão de Direito Ambiental da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN – International Union for Conservation of Nature and Nature Resourses), dirige a Pesquisa sobre Meio Ambiente Global e Comércio na Universidade de Yale (EUA), onde é membro sênior, e atua também como professor de Direito no College of Europe (Bélgica). Foi diretor da Fundação Internacional para o Direito Ambiental (Field), participou ativamente nas negociações da Eco-92 (RJ) acompanhando a elaboração, entre outras causas, do Protocolo de Kyoto. Presta, ainda, consultorias para governos, entidades intergovernamentais e ONGs.
/
Thomas Lovejoy
Thomas Lovejoy
O cientista Thomas Lovejoy fez fama com a criação de um conceito bastante recorrente entre ambientalistas – a chamada “diversidade biológica”. Lançado na década de 80, o termo ainda é largamente usado para designar a variedade florestal na Amazônia ou tentar explicar fenômenos como o furacão Katrina (Nova Orleans, EUA).
Citar apenas o lançamento de uma nova expressão é redundante diante do histórico do ecólogo. É estudioso ativo da Amazônia há pelo menos 40 anos, pioneiro na pesquisa de fragmentação ambiental e atual presidente do Centro Heinz de Ciência, Economia e Ambiente (Washington).
Atuou em várias instituições de renome, como o Fundo Mundial para a Natureza (WWF – World Wildlife Found) dos EUA e se destacou como fundador de uma série para a TV aberta chamada “Nature”. Em 2004, foi o ganhador do prêmio Tyler pelo seu envolvimento com o meio ambiente e já serviu como membro honorário ou conselheiro para assuntos científicos e ecológicos nas gestões de Reagan, Bush e Clinton.
O cientista, ainda na década de 80, previu a perda de 10 a 20% de todas as espécies do planeta até 2020 e publicou algumas obras – de artigos a livros – que são importantes referências no mundo científico.
/
Fonte: UrbanPost

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir