Aniversário do Hubble! | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Aniversário do Hubble!

Hubble
Hubble na atmosferaHubble em órbita
Há 20 anos, pesquisando o Universo
/
Parabéns Hubble - Duas décadas de história e conquistas
/

Nesta data, o Telescópio Espacial Hubble (Hubble Space Telescope), comemora o seu vigésimo aniversário. Suas atividades se deram início no dia 24 de abril de 1990, quando partiu para uma órbita de 589 km sobre a Terra - instalado na nave Discovery.
É fato, a inauguração atrasou em 5 anos, graças ao trágico episódio do Challenger, que culminou na morte dos 7 tripulantes à bordo, que paralizou o programa espacial norte-americano.
Lançado pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) e ESA (European Space Agency), foi de muita utilidade, pois:
-
1- serviu para determinar a idade estimada do universo: 13,7 bilhões de anos;
2- serviu para a descoberta de planetas extra-solares...
3- buracos negros...
4- galáxias...
5- nebulosas...
6- elementos...
7- estrelas...
8- elementos;
9- e a visão mais detalhada de vários fatores, etc.
-
Herda o nome de Edwin Powell Hubble -1889/1953-, astrônomo estadunidense, que revolucionou a história da Astronomia, com descobertas valiosíssimas, para o meio científico.
Algumas de suas descobertas [Edwin] (não segue ordem cronológica):
-
1 - Constatou que o universo estava se expandindo.
2 - Descobriu dados inéditos sobre galáxias, e rompeu conceitos então aplicáveis, expressos pela Lei de Hubble-Homanson e a Constante de Hubble.
3 - À partir de tais informações, a Teoria do Big-Bang, se deduziu (foi a base da tão popular teoria sobre a origem do universo).
4 - Concluindo: provou, questionou, mudou os rumos da visão que se tinha sobre o espaço, e deu a civilização humana um salto equivalente ao dado por Galileu Galilei, inventor da luneta - séc. XVII.
-
Este observador atento, ao todo, já registrou 30.000 objetos, e tirou cerca de meio milhão de fotografias. O complexo espacial mede 13,2 metros de comprimento e 4,7 metros de largura e pouco mais de 11 toneladas.
Até agora,
5 reparos necessários foram realizados no Hubble, sendo um, em especial, importante de se destacar: a miopia da lente, que gerou inúmeros prejuízos à comunidade científica, graças à má qualidade de imagens.
Seus dias estão contados: será atraído pela força da gravidade da Terra, até se d
esintegrar ao se chocar com a atmosfera. Um substituto para tal está a caminho: apresento lhes o seu sucessor: James Webb Space Telescope. Tem este nome em honra do 2º administrador da NASA, James Edwin Webb.
-
"Ninguém é substituível - somos insubstituíveis. Porém, somos substituíveis"
/
Hubble SiteNASA - Hubble
Acima, página oficial do Hubble, abaixo, página oficial da NASA, que destaca o aniversário do Hubble
-
Todos os escritórios da NASA, hoje, estão comemorando o evento, e para tanto, imagens inéditas capturadas pela lente do Hubble, estão sendo disponibilizadas via internet, na NASA, e na Página do Hubble. No G1, há um álbum de fotos incrível, que recomendo à todos. Segundo previsões da NASA, deve perdurar por cerca de 25 anos.
/
Goooooooooogle
/
Google - Hubble
Hubble Zoom - Google
O buscador Google, o mais difundido no mundo, não quis ficar de fora deste dia tão especial, e fez questão de marcar presença - literalmente. Mudou o seu logo, que ficou muito mais legal por sinal. Olha só como é que ficou o design, acima.
-
"Dificilmente, algum telescópio será tão incrível quanto ele foi e está sendo."

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir