Meio Ambiente no Dia a Dia | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Meio Ambiente no Dia a Dia

Dia a DiaPequenas expressões, grandes mudanças
/
Você já fez a sua parte no dia de hoje?
/
Afirmativo ou Negativo? Pense rápido.
Como diria um bom português (Portugal), ora, pois! Ou um gaúcho: bá, tchê! Ou um nordestino: oxente, bichinho!
Formas de se falar, características individuais, nada disso importa: somente a seguinte questão: O que você está fazendo à favor do planeta, no seu cotidiano? Talvez não muita coisa, ou pior: nada.
Mesmo você que contribui, deve estar usando limitadamente o seu potencial. Expandir a capacidade, não é só sonho: é possível. É por isso que irei te ajudar.
Veremos... :)
/
DICAS PRECIOSAS - MEIO AMBIENTE
/
1- Seja Prático - Menos é mais: esta regra, vale para tudo, tudo mesmo.
Opte por produtos ecologicamente corretos: sim, é verdade, tais marcas tem um custo um pouco mais elevado que o normal, mas em compensação, seu custo benefício é muito maior e a qualidade é muito mais interessante. Geralmente são saudáveis, de boa aparência, e tecnologia e design inovador.
/
2- Nem sempre tudo é verdade!
Desconfie sempre de tudo o que você escuta, no grosso popular: muitas das informações, na maioria das vezes, em relação à natureza, são incorretas ou, condensadas, a ponto de emitir dados relevantes. Na dúvida, utilize do bom senso, sem limites, e pesquise em sites, blogs, ou qualquer outra fonte de informação que seja comprovadamente confiável.
/
3- Utilize sempre da famosa frase: "Na natureza, nada se cria, tudo se transforma" [Antoine Lavoisier]
É mais do que comprovado que, quase tudo do que é considerado imprestável, estragado, ou lixo literalmente, tem ainda alguma utilidade. Largue a preguiça, e use e abuse das coletas seletivas, da triagem do lixo, da destinação correta de um material a seu devido ponto de origem. Tudo bem que, nesse caso, a Coleta Seletiva tem o seu papel e obrigação, mas na maioria das prefeituras e bairros, isso é caso raro. Cobre ações e medidas dos governantes, já que eles estão lá a serviço do povo - sua função, e não do próprio bolso (o que infelizmente ocorre no Brasil e em tantos outros países).
/
4- Tecnologia - Pra quê troca-troca?
Parece que agora é moda se ver uma pilha de computadores e seus componentes jogados aos cantos, em qualquer lugar. Um computador velho, continua sendo um computador, e tem utilidade. Ao invés de jogar fora, faça uma doação para alguém ou instituição que necessite. Opte, ao contrário de correr para a loja e comprar um novo produto, melhore o seu computador, apenas trocando alguns elementos. Estará combatendo a poluição e uma nova modalidade de agressão ambiental: o lixo eletrônico.
/
5- A fé move montanhas, e a vontade de cada um
O ideal, e o que nós desejamos, é um mundo mais fraterno e justo, pelo menos, da minha parte, assim espero. Para que isso ocorra, é fundamental a doação de todos para tal transformação. O meio ambiente é um dos modos mais fáceis para que isso aconteça. Lembre-se que queremos e necessitamos de aliados, e não inimigos ou escravos. A vontade para tamanha realização deve vir do nosso coração, portanto, pressionar é algo fora de questão. Mais cedo ou mais tarde, todos virão que Salvar o Planeta Terra, é muito mais importante que dinheiro, maracutaia ou coisa e tal.
/
6- Ser consciente é fundamental
"Falar é fácil, difícil é fazer". Aplique sempre esta regra a tua vida, pois é moleza você dizer ou pré-julgar atitudes, sem antes fazer a sua parte. Você também é responsável por melhores dias.
/
7- Plante Árvores :) - "Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, ainda hoje plantaria uma árvore." [Martin Luther King]
Não é de uns tempos pra cá que se diz isto: é um conceito universal, e que já existe desde muito tempo. De fato, este é um gesto de muita valia para o verde, e bom para o ser humano.
/
8-
Cuidado com o que diz
Pra dizer, antes de qualquer coisa, de imediato, é preciso saber. Não saia por aí falando qualquer bobeira, principalmente argumentando com "eu acho", "alguém me disse", "deve ser assim". Ter dúvidas é uma coisa, certeza é outra: só se posicione frente aquilo que detém conhecimento. O que não sabe, prefira ser mais cauteloso, o que não significa ficar calado. Neste tipo de situação, é sempre bom se pesquisar (fontes confiáveis) sobre o que ainda não sabemos para, posteriormente, termos a resposta em mãos.
/
9- Economize água e energia
Esta medida, apesar de ser radical, você concorda que ela pesa diretamente não só em seu pensamento, mas sim, no seu orçamento. Água e Luz, são duas contas que, em algum dia do mês, chega a nossa porta, esperando serem quitadas.
Devemos lembrar que a água, em condição apropriada ao uso humano (água doce), é um recurso esgotável, e que representa somente cerca de 2,5% em relação ao total existente, e que menos de 1% se encontra em fácil acesso, sendo motivo de guerra em nações áridas e desprivilegiadas. Quanto à luz, vale lembrar que para se produzi-la, o método convencional é a base de carvão, petróleo e gás, o que polui o nosso ar, e agride a nossa saúde. Sem contar a destruição de áreas, para a instalação de usinas, entre outras coisas. Além de ajudar o ambiente, estará sendo legal com o seu dinheiro.
/
10- Pare e pense de novo
Questione. Analise. Interprete corretamente. Você está fazendo o que deveria, e o que pode fazer, para preservar o que ainda nos resta? Certamente, ainda não. Mas tudo é possível, e recomeçar do zero é importante. Um erro continua sendo um erro, e um acerto, continua sendo um acerto. A questão é: errar, é humano. É claro, tudo tem seus limites: errar uma vez, até vai, agora duas, três... aí, já é proposital. Reflita antes de tomar qualquer decisão. Uma ação provoca sempre uma reação. Siga o caminho da verdade: ele te levará à sabedoria.
-
Estas, são as minhas dicas, de como melhorar o nosso dia, ajudando o meio-ambiente.
Gostou delas? Então, não hesite, e deixe o seu comentário: aguardo a sua opinião!!!

*
Salvar o Planeta: o segredo está nas mãos de cada um!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir