Calculadora de CO2 | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Calculadora de CO2

PARE - NÃO AO AQUECIMENTO GLOBAL!
/
Responda, e verifique suas ações.
/
Este questionário nada mais é do que uma interpretação de você.
Ele irá lhe informar quais são as suas atitudes para com o aquecimento global, provocado pela emissão de gases de efeito estufa, que aumentam a temperatura média global (especialmente CO2).
É uma calculadora verde, que lhe dirá o que é necessário para que você diminua sua pegada ecológica, para com o Planeta, e quanto terá de arcar, por sua emissão individual de CO2, através da compensação pelo plantio de árvores.
Na verdade, isto não é nenhum prejuízo, e sim retribuição, através de um ato simbólico, de tudo que a natureza nos fornece dócil e gentilmente, todos os dias de nossas vidas.
-

COMO CALCULAR
-
Pegue um papel e uma caneta, de início, ou tenha as mãos um editor de texto (Microsoft Word, BrOffice, Bloco de Notas, etc) aberto. Depois, tenha ao seu alcance, de imediato, também uma calculadora.
Feito isto, vamos à ação: anote o número correspondente ao tema, e sua devida opção (Ex: 1- Transporte).
Aí, faça na calculadora o cálculo que se pede (multiplicar a sua opção previamente selecionada por 100 - exemplo).
Em seguida, marque o sinal matemático de + ou -, explicitado no término de cada tema (antes do seguinte), frente ao final do resultado de sua soma (simplificando: meu resultado deu: 2,5*1,5= 3,75 +).
Prossiga para as outras questões, e repita este processo, sucessivamente, até o término dos sete quesitos.
No final, some os resultados (ele representa o que você emitiu em média, de CO2, em um ano inteiro) e divida por 180: esta será a quantidade de árvores que deverá plantar para minimizar seus impactos na natureza (neutralização de emissões).
MÃOS À OBRA!!!

/
Quanto você contribui para o aquecimento global? TEXTO TIAGO CORDEIRO

/
Se você pensa em chaminés industriais quando alguém fala em aquecimento global, saiba que, todos os anos, cada “pessoa física” do planeta produz, em média, 7 toneladas de gás carbônico. A estimativa, feita pela ONU, não inclui fábricas e usinas, só a soma de todas as emissões que as pessoas provocam ao ligar o carro, acender o fogão ou comer carne. Somadas, elas são responsáveis por 0,9% das 7 gigatoneladas anuais de gás carbônico que a humanidade joga na atmosfera (número semelhante à emissão de fenômenos naturais, como vulcões e incêndios florestais). “O impacto pessoal na formação do efeito estufa é muito grande. Quanto mais prejudicamos o clima, fica mais urgente ainda tomarmos uma atitude”, diz Osvaldo Martins, da ong Iniciativa Verde.
Não há mais muita dúvida de que o homem é responsável pelas alterações que o clima do planeta sofreu nos últimos 50 anos. De acordo com o relatório Mudanças Climáticas 2007, as chances são de mais de 90%. “Mesmo que as emissões de gases na atmosfera fossem reduzidas em 60% para que o planeta recuperasse o equilíbrio, já experimentaremos um aumento de 0,1 °C na temperatura a cada década durante os próximos 100 anos”, diz Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A melhor atitude a se tomar é diminuir a emissão pessoal de gás carbônico.
-
CADA HABITANTE DA TERRA LIBERA EM MÉDIA 7 TONELADAS/ANO DE GÁS CARBÔNICO.
=
PARA COMPENSAR OS EFEITOS DESSA EMISSÃO, SERIA PRECISO PLANTAR 38,9 ÁRVORES.
/
Calcule o próprio estrago
/
Abaixo, você encontra um teste bolado pela SUPER, com consultoria da ong Iniciativa Verde. Adapte os números ao seu padrão de consumo, some todas as emissões de CO2 e deduza o lixo reciclado. No final, veja como pagar os “pecados ambientais” plantando árvores: é uma para cada 180 quilos de gás carbônico. Achou muito? Se você mudar os hábitos e reduzir a emissão de CO2 (não é tão difícil), a enxada vai ter uma folga no ano que vem.
-
1. Transporte
(emissão de CO2 por quilômetro)
De todo o gás carbônico que cada pessoa emite, 40% vêm de seu automóvel. A solução para esse problema é andar menos de carro e preferir álcool como combustível.
-
1.0 (gasolina) = 0,15 kg de CO2
1.0 (álcool) = 0,003 kg de CO2
1.0 (GNV) = 0,14 kg de CO2
1.6 (gas.) = 0,18 kg de CO2
1.6 (álcool) = 0,004 kg de CO2
2.0 ou mais (gas.) = 0,23 kg de CO2
Picape = 0,33 kg de CO2

-
___________________________ x ___________________ =
Quantidade emitida Kms rodados
por seu carro em 1 ano

________________________________________________+
-
2. Viagens aéreas
Em 1 600 quilômetros, um avião joga no ar 150 quilos de CO2. Para percorrer a mesma distância, um trem só emite 3 quilos. As aeronaves já são responsáveis por 3,5 da emissão de gases que causam efeito estufa. Em 25 anos, deverão ser responsáveis por 5%.
-
Curtas (até 1h30)
_____ x 90 kg = __________+
N° de viagens (ida e volta)
-
Médias (até 2h30)
_____ x 438 kg = __________+
N° de viagens (ida e volta)
-
Longas (até 6 h)
_____ x 1 000 kg = __________+
N° de viagens (ida e volta)
-
Muito longas (mais de 6 h)
_____ x 1 090 kg = __________+
N° de viagens (ida e volta)
-
__________________________+
-
3. Carne bovina
Na produção de alimentos, a criação de gado é a maior vilã ambiental. O grande problema da carne está na digestão da vaca. Não é pouca coisa: o gado é responsável por quase 1/5 de todo o aquecimento global do planeta. Nas flatulências, o bicho emite gases, especialmente metano. Isso para não falar do desmatamento que é provocado para que ele tenha pasto. A agricultura também contribui - embora muito menos - para o efeito estufa.
-
Carnívoro ocasional
= 350 kg de CO2 por ano.
-
Carnívoro convicto
= 500 kg de CO2 por ano.

-
_____________________-
-
4. Reciclagem
O lixo de um cidadão americano médio provoca a emissão de 227 quilos de CO2 por ano. Reciclar evita que novas embalagens tenham que ser produzidas. Além disso, reduzir a produção de lixo em 10% já é o suficiente para deixar de emitir 545 quilos de gás carbônico em um ano. Se você não recicla, deixe este item em branco.
-
Reciclo de vez em quando
= diminua 23 kg de CO2 por ano.
-
Reciclo sempre que posso
= diminua 57 kg de CO2 por ano.

-
Reciclo sempre
= diminua 114 kg de CO2 por ano.

-
5. Cigarros
À primeira vista, o efeito do cigarro é pequeno. Para produzir a mesma quantidade de CO2 que um carro a gasolina emite ao rodar um quilômetro, é preciso fumar 46 cigarros. Mas multiplique essa conta pelo número de maços que uma pessoa consome na vida e você vai ver que um fumante polui bem mais do que um não-fumante.
-
1 maço de cigarro
= 0,08 kg de CO2

-
__________ x 0,08 x 365 =
Maços por dia
______________________+
-
6. Conta de gás
Além das perdas no processo de armazenagem, o botijão produz CO2 quando a chama é acesa. O fogão também libera muito metano, que é 21 vezes mais pior do que o gás carbônico quando se trata de aumentar o efeito estufa.
-
4 m³ por mês
= 200 kg de CO2 por ano

-
_______________ m³ x 50 =
Consumo mensal de gás
_______________________+
-
7. Conta de luz
Na maioria dos países desenvolvidos, a energia elétrica é gerada pela queima de carvão. No Brasil, 95% da luz vem de usinas hidrelétricas, que emitem menos gás carbônico, mas provocam grandes danos ao meio ambiente. A melhor forma de evitar esses dois problemas é economizar a luz.
-
100 kWh por mês
= 320 kg de CO2 por ano

-
__________ KWh/mês x 3,2 =
Consumo mensal de luz
________________________=
/
PLACAR AMBIENTAL
/
Total _______________ :180 = __________ árvores
Isto é o que você deve à natureza pelo CO2 liberado no último ano.

-
Fonte: Revista Superinteressante. Edição 237 - MAR /2007 - Editora Abril. Págs. 38 e 39 - SUPERESPOSTAS.

Share |

1 Comentário:

  1. thank you for sharing .it is very interesting .i just run over it .

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir