S.O.S. Amazônia | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

S.O.S. Amazônia

S.O.S. Amazônia

A devastação da Amazônia preocupa governos, ONGs e cientistas. Mas será que ainda dá tempo de conter o estrago? Conheça os maiores problemas da floresta e entenda as estratégias de preservação que podem garantir um futuro mais verde
/
André Santoro
Revista Mundo Estranho – 04/2010

/
Ela tem 5,2 milhões de km2 somente no Brasil. Nesse território, caberiam 20 estados de São Paulo. Fora o 1,7 milhão de km2 em países vizinhos... É terra – e árvore, e rio, e bicho – que não acaba mais. Ou, pensando bem, que pode acabar, sim.
Boa parte das matas da região não é virgem há muito tempo, mas a devastação pegou pra valer nas décadas de 1960 e 1970, quando o governo brasileiro inaugurou duas grandes rodovias que cortam a área: a Belém-Brasília e a Transamazônica, que liga a Paraíba ao estado do Amazonas.
Com as estradas, veio o desenvolvimento, mas também a ocupação desordenada, as madeireiras, a apropriação ilegal de terras... Saiba como essas atividades detonam a região e entenda o que os ambientalistas têm tentado fazer para proteger a floresta.
Navegue pelos mapas da Amazônia e entenda as áreas mais ameaçadas dentro da floresta
-

MAPA DA MATA parte 1 / MAPA DA MATA parte 2

/
QUEM AMA PRESERVA
Cuidar da Amazônia não é problema só do governo. Saiba que atitudes você pode tomar para manter a floresta de pé!
Não adianta chorar o leite derramado – nem a floresta devastada. No lugar de apontar culpados, as estratégias de proteção, hoje, miram no cidadão comum. “Além da política, temos de apelar para o poder do mercado”, diz o pesquisador Adalberto Veríssimo, do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia. “É fundamental, por exemplo, inibir o consumo de madeira, carne e grãos que vêm de áreas desmatadas ilegalmente”, afirma Veríssimo.
Algumas empresas brasileiras lançaram selos que garantem a procedência de seus produtos. O argumento econômico também é usado pelo Ibama. “As populações da Amazônia poderão ter grandes benefícios usando bem os recursos naturais sem destruir o maior bioma do planeta”, diz Roberto Messias Franco, presidente do órgão.

*
Fonte: Planeta Sustentável e PENSAR ECO.

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir