Informações sobre Aquecimento Global | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Informações sobre Aquecimento Global

aquecimento global - temperatura

-> A humanidade despeja 70 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera a cada 24 horas. Em 2008, colocamos mais CO2 no ar do que em qualquer ano anterior. A situação atual é pior do que o pior cenário previsto pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) em 2007.

-> O índice de energias produzidas a partir de fontes renováveis na Europa é de 12% e nos Estados Unidos, de 10%. No Brasil, a taxa fica próxima de 50%.

-> O desmatamento da Amazônia, acompanhado de queima e apodrecimento de material orgânico, faz com que a floresta vire um emissor de CO2 quando deveria estar absorvendo uma enorme quantidade do gás. Um estudo de 2005 mostra que a floresta absorveu 2 bilhões de toneladas de CO2 e emitiu 3 bilhões.

-> Uma árvore seqüestra uma tonelada de CO2 ao longo de 40 anos de vida, o que faz dela elemento essencial no esforço para frear o aquecimento global.

-> Desde 1987, o número de eventos climáticos extremos quadruplicou. Furacões, tornados, terremotos, inundações e incêndios florestais estão mais comuns e mais severos.

-> A cada aumento de 1ºC, a produção de grãos como trigo, arroz e milho cai 10%.

-> Um aumento de 2ºC põe em risco 40% da Amazônia. Um aumento de 4ºC ameaça 85% da floresta. Os efeitos seriam devastadores para o Brasil. Calcula-se que entre 20% e 50% de todas as espécies da fauna e da flora encarariam um processo de extinção.

-> Se parássemos o aquecimento global amanhã de manhã, as conseqüências de nossas ações ainda estariam presentes por mais de 1 mil anos.

-> Os Estados Unidos são o maior emissor de CO2 do mundo, tendo contribuído com 35% de todo o gás colocado na atmosfera nos últimos 150 anos. A emissão anual de carbono por pessoa no país é de 20 toneladas nos Estados Unidos. O índice do resto do mundo é de 4 toneladas.

-> Cerca de 25% do aquecimento global é resultado da maneira com as pessoas vivem. Isso é mais do que toda a poluição do setor de transporte junta. A redução em dois minutos no tempo do banho com chuveiro elétrico corresponde a uma redução de emissão de CO2 de 30 quilos por mês. Em outra frente está nossa dieta. O gado emite 18% do CO2, então quando comemos um hambúrguer estamos emitindo carbono.

Fonte: Brasil 2020.

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir