Vazamento no Golfo do México - PARTE 1 | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Vazamento no Golfo do México - PARTE 1


-> este blog está participando do "Blogs Unidos", pelo Golfo.


PARTE 1: O PROBLEMA

O maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos, e o pior vazamento de petróleo registrado até os dias atuais.

barack obama
Presidente dos Estados Unidos, em discurso no dia 15 de Abril: punições a BP - British Petroleum - e Investimentos em Energias Alternativas.
- É válido apontar: em pronunciamento oficial, Barack Hussein Obama destaca que os Estados Unidos consomem 20% de toda a produção mundial de petróleo, mesmo tendo em seu território apenas 2% das reservas do combustível fóssil. Número que não serviu de nada como barreira natural à esta catástrofe (E4P).
A Casa Branca, em Washington D.C., assim como todo o planeta, calou.
Em 20 de Abril - último, às 20:00 da noite, a plataforma marítima de petróleo "Deepwater Horizon", que pertence a empresa suíça Transocean e que estava operando sob a gerência da British Petroleum - empresa multinacional especializada no ramo de energia com sede no Reino Unido -, explodiu em chamas e afundou na região conhecida como "Golfo do México", à 65 km ao Sul de Lousiana - EUA.
O "acidente", de proporções inimagináveis, está lançando ao mar entre 25 a 40 mil barris de petróleo/dia. Considerando que estes cálculos estão baseados em estimativas, a situação pode ser bem pior do que afirmam. E não posso esquecer de referir as 11 mortes cravadas, graças a este episódio, que não tem data certa para acabar.
A área de abrangência é gigantesca: entre 72km a 170km , uma área superior ao território da Jamaica. Ameaça não só a costa da Lousiana, mas de Estados como Alabama, Flórida e Missisipi, além de toda a área marítima. A BP, como mostra o infográfico publicado aqui ontem, que lista os 10 campos de petróleo mais perigosos do mundo (o do Golfo faz parte do seleto grupo), já gastou US$ 1,43 bilhão, em tentativas sem sucesso de conter o vazamento, que há fortes indícios que poderia ter sido contido à tempo. Em outras palavras, pessoas sabiam do perigo existente ali. E não fizeram nada, para prevenir. Agora, tentam remediar, sem sucesso.
Mais uma vez, o mar "se lasca".
Este trágico marco para a história ecológica dos Estados Unidos, supera o acidente com o petroleiro Exxon Valdrez, que em 1989 se chocou com um recife no Alasca (agora, acho que entendeu o sarcasmo) e despejou aproximadamente 260 mil barris de óleo no mar.
Em quantidade de barris, o número de óleo líquido vazando, parece até uma quantidade ínfima.
Irei traduzir:

*

"O Barril é uma unidade de medida de petróleo líquido (geralmente petróleo cru) igual a 158,987294928 litros (se for o barril estadunidense) ou a 159,11315 litros (se for o barril imperial britânico). O barril é representado por bbl, com os seus múltiplos Mbbl (mil barris) e MMbbl (um milhão de barris)." Wiki

*

A medida exata, é 159 litros. Examinando o valor que está no contador da PBS, que reúne opiniões de diferentes especialistas no caso, divulgado aqui ante-ontem, na melhor das hipóteses, 1.470.000 litros estão vazando por dia.
Na pior das hipóteses, estima-se que 4.200.000 litros estejam vazando: a cifra é ainda mais assustadora.
PLACAR: desde o início do desastre, entre 80-300 milhões de litros, foram lançados ao mar.

O derrame de óleo é ininterrupto, e está a 1 km e 500 metros de profundidade, o que o torna de difícil solução. Não posso dizer que esforços não estão sendo feitos, mas o que importa? Agora a bomba já está aí, e não se deve lamentar algo que poderia ser evitado.
Parece que ninguém abre os olhos, ou melhor, não quer abrir, para o problema à vista de todos. Petróleo é uma energia fóssil, finita, e destruidora. Não tem sentido continuar com tamanha exploração, que ameaça não só o mar, mas toda o ambiente: a fauna, a flora e como consequência, o equilíbrio climático mundial.
Enquanto ninguém tem a coragem de assumir o erro e corrigi-lo, fica a nós duas perguntas: Até quando o Planeta Terra pode suportar e ainda, se algo de tamanha proporção acontecer no Brasil? Pense nisso.

Continua... (SÉRIE)

[ATUALIZAÇÃO]
-> + de 700 milhões de litros de óleo, estão no mar
-> Somente 1/4 deste volume voi retirado
-> 100.000 pessoas, abriram processo na justiça, por danos morais (indenização). Em resposta, a BP está providenciando um fundo de 20 bilhões de dólares.
-> Cerca de US$ 90 bilhões, é o prejuízo que a BP pode chegar a arcar

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir