Maneiras ecocorretas de se fazer negócio | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Maneiras ecocorretas de se fazer negócio


Livro fala das maneiras verdes de fazer negócio

A obra “Créditos de carbono e sustentabilidade: os caminhos do novo capitalismo”, do especialista em negócios sustentáveis Antonio Lombardi, explica como as mudanças climáticas contribuíram para um novo modelo de capitalismo que favorece o crescimento de negócios verdes
Débora Spitzcovsky
Planeta Sustentável - 08/05/2009

O sistema econômico capitalista regia a dinâmica da sociedade de uma forma, aparentemente, imutável. No entanto, o que parecia ser eterno sofreu alterações por conta do aquecimento global e da consequente popularização do conceito “sustentabilidade” e, agora, a maioria dos empreendimentos passaram a ser comandados por um novo modelo de negócio, que não só condena os que destroem o meio ambiente, mas também bonifica aqueles que se preocupam com a preservação da natureza. Pelo menos essa é a opinião de Antonio Lombardi, executivo do Grupo Santander Brasil para desenvolvimento de negócios em sustentabilidade e autor do novo livro “Créditos de carbono e sustentabilidade: os caminhos do novo capitalismo”, lançado pela Editora Lazuli – Companhia Editora Nacional neste ano.Na obra, o autor explica de forma bem objetiva e didática todo o processo que transformou o modelo econômico mundial e passou a valorizar os chamados “negócios verdes”, como, por exemplo, o mercado de créditos de carbono – que é, inclusive, o foco da publicação. A primeira parte da obra é dedicada a uma análise dos principais debates e acontecimentos internacionais que envolveram os temas “mudanças climáticas” e “desenvolvimento sustentável”. Entre os muitos eventos, estão a Conferência das Nações Unidas, a Comissão Brundtland, a Eco92 e o Protocolo de Quioto. A partir daí, o autor disserta sobre os questionamentos que começaram a surgir, há cerca de 10 anos atrás, em relação ao modelo econômico capitalista. As novas ideias não só criticaram a filosofia do “crescer sem responsabilidade”, mas também induziram a mudanças no setor empresarial e alavancaram novos projetos e mercados sustentáveis. No final do livro, Lombardi publicou, ainda, quatro entrevistas feitas com especialistas no assunto. Entre as sumidades, estão Luis Gylvan, que participou do Protocolo de Quioto e revela bastidores do tratado, e a ex-primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland.
*
Créditos de carbono e sustentabilidade: os caminhos do novo capitalismo
Autor: Antonio Lombardi
Editora: Lazuli – Companhia Editora Nacional
Número de páginas: 192
Preço: R$ 38
*

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir