17 de Julho: Dia de Proteção às Florestas! | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

17 de Julho: Dia de Proteção às Florestas!

Florestas: paz, vida, e equilíbrio!

Hoje, é dia 17 do mês de Julho.
Data em que comemoramos (ou pelo menos, tentamos), o "Dia de Proteção às Florestas".



- As florestas
Floresta, é o verbete que damos a uma mata, ou um bosque (Dicionário Aurélio). Se define assim, uma área extensa qualquer, que seja coberta por árvores. Sendo bem minimalista, e literal.
As florestas são muito importantes para a biosfera: conservam e enriquecem o solo, retiram gás carbônico e liberam gás oxigênio para a atmosfera por meio do processo de fotossíntese e abrigam grande parte da biodiversidade do planeta.
Originalmente, extendiam-se por cerca de dois quintos (2/5), da superfície do solo terrestre (ou 40%). Para se ter uma ideia, do que representa tais números, se um esquilo escolhesse sua rota com cuidado, poderia atravessar a América do Norte ou a Europa, sem colocar os pés no chão (pelas florestas!). Com o "progresso", esta façanha hoje, seria praticamente impossível. Vejamos porque: atualmente, cerca de dois terços das florestas, foram destruídos. O que resta hoje, são poucas áreas que tentam subsistir, em sua maioria, fragmentadas.
Estabeleceu-se mundialmente, pela ONU (dentre outras organizações culturais e científicas internacionais), que toda cidade deveria dispor de no mínimo, 16 m² de área verde (parques, matas, árvores) por habitante. Esse número, que equivale a um quadrado com 4 metros de lado, é indispensável para a qualidade de vida das pessoas, pois as áreas verdes (isto é, a vegetação) são importantes para diminuir a quantidade de gás carbônico e aumentar a de oxigênio no ar, além de tornar o clima da cidade mais agradável.
A regra é clara: para se haver paz, vida e equilíbrio, mutuamente entre todos, deve se preservar. Mas só presenciamos o contrário: não dá para entender. Por quê?



- Graves e problemáticas entrelinhas
Analisando coerentemente, veremos que há muito mais coisas em jogo, quanto às florestas, no Brasil e no Mundo. Não posso ousar em fazer de conta que não existe nada, ignorando graves e problemáticas entrelinhas, carregadas de desafios e dúvidas a responder. É o que discutirei, agora.
A meu ver, o principal desafio quanto à proteção e conservação das florestas, é a falta de informação e sua manipulação, o que é um prato cheio aos bandidos que, beneficiados com tal descaso, fazem e desfazem, "à la carte". Aqui, também somam se fatores negativos contribuintes, como o aumento populacional e a crescente demanda de recursos, a concentração de poder, além do não cumprimento das leis ambientais e sociais: CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, sendo exato.
O que tem sido o motor da devastação, é o velho argumento do "falso progresso": criação de emprego e geração de renda, obtenção de recursos, distribuição de terras, entre tantos outros. Este, movido por pessoas que não se contentam em abrir mão de seu negócio, ora lucrativo, para optar por práticas corretas, com resultados a maior prazo. Ser sustentável, custa mais, sem dúvida. Mas o lucro, também, é infinitamente maior.
No final das contas, percebemos que, preservar as florestas, não depende só do individual. E sim, do coletivo, da ação de todos, sem restrições. Cobrar, fiscalizar, exigir, e fazer a nossa parte. Apenas desta maneira, estaremos rumo a uma aliança favorável, entre o homem e o ambiente.


É preciso progredir sem destruir.
Chico Mendes

 - Mais informações (ONU):

- As pessoas utilizam de 39 a 50%, ou talvez mais, da produção biológica do planeta, através de atividades como a agricultura e extração vegetal, por exemplo.
- O mundo já perdeu metade de suas florestas.
- Nos últimos 40 anos, a área per capita de floresta caiu mais de 50%: a média global anterior era de 1,2 hectares por pessoa e agora chegou a 0,6 hectares. Fatores que influenciam estes números: aumento populacional e, sem dúvida, o desmatamento das florestas.
- As perdas florestais são mais significativas na Ásia, seguida pela África e pela América Latina.
- Os países desenvolvidos são os que mais contribuem para o reflorestamento.
- As florestas tropicais representam 50% da biodiversidade do mundo.
- Contagem regressiva: se a destruição das florestas permanecer no ritmo que se encontra, dentro de cerca de 50 anos não teremos mais florestas tropicais originais.
- As perdas florestais na América Latina e Caribe merecem atenção. Esta área tem cerca de metade de sua extensão coberta por florestas naturais, mas em cinco anos (de 1990 a 1995) houve uma perda de 3% desta cobertura.
- Entre 1988 e 1997, o Brasil perdeu 15 milhões de hectares de área florestal, principalmente por causa de desmatamentos para fins agrícolas.

Fontes: IBGE Teen, Livro "Fique por Dentro da Ecologia" - de David Burnie, e NATIONAL GEOGRAPHIC.

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir