Qual será o futuro do nosso planeta? | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Qual será o futuro do nosso planeta?

Um futuro ameaçado.

Há uma só Terra, mas não há um só mundo. Todos nós dependemos de uma biosfera para conservar nossas vidas. Mesmo assim, cada comunidade, cada país luta pela sobrevivência e pela prosperidade quase sem levar em conta o impacto que causa sobre os demais. Alguns consomem os recursos da Terra a um tal ritmo que provavelmente pouco sobrará para as gerações futuras. Outros, em número muito maior, consomem pouco demais e vivem na perspectiva da fome, da miséria, da doença e da morte prematura.
Contudo, houve progressos. Em grande parte do mundo, as crianças nascidas hoje podem esperar ter uma vida mais longa e educação melhor que seus pais. Em muitos lugares, os recém-nascidos podem esperar conseguir um padrão de vida mais elevado, de modo geral. Esses progressos dão esperança quando pensamos no que ainda é preciso fazer e quando avaliamos nossas tentativas fracassadas de tornar esta Terra um mar melhor para nós e para os que virão depois.
Há motivos de esperança. As pessoas querem cooperar na construção de um futuro mais próspero, mais justo e mais seguro; é possível chegar a uma nova era de crescimento econômico, fundamentada em políticas que mantenham e ampliem a base de recursos da Terra. Mas para que isso aconteça, temos de compreender melhor os sintomas de desgaste que estão diante de nós, identificar suas causas e conceber novos métodos de administrar os recursos humanos e manter o desenvolvimento humano.

O futuro em nossas mãos

A defesa do meio ambiente deve ser um compromisso de todos os cidadãos que se preocupam com o bem-estar dos homens e o futuro da humanidade. Afinal, a preservação da natureza é fundamental para garantir a qualidade de vida das próximas gerações que viverão na Terra. Essa luta não é fácil e depende de cada um de nós. É um trabalho "de formiguinha" que, no final, haverá de valer muito a pena. Veja como podemos ajudar.
Em primeiro lugar, precisamos adquirir alguns hábitos, como não deixar lixo nas praias (garrafas e sacos plásticos, restos de comida), não jogar lixo nos rios, evitar o desperdício e, sempre que possível, reaproveitar materiais que são jogados fora.
Além disso, devemos fiscalizar o uso dos recursos naturais e denunciar sempre que eles estiverem sendo mal aproveitados, danificados ou destruídos. Devemos também exigir que os governantes adotem medidas concretas de defesa da natureza e do meio ambiente.
Quando agimos isoladamente, porém, nem sempre conseguimos os resultados que desejamos. Por isso, uma maneira eficiente de participar da preservação da natureza é entrar em alguma associação dedicada à luta por um mundo melhor para todos os homens.

Fonte: Livro de Geografia "Construindo o Espaço do Homem", de Igor Moreira. Editora Ática, 2001 - pág. 230.

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir