O duplo impacto do spam | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

O duplo impacto do spam

spam
Mal em dobro: para a paciência e o meio ambiente.

Texto de Tablóide Verde.

Todo mundo reclama do spam, as mensagens de email indesejadas com o objetivo de vender algum produto ou infectar nosso computador com vírus e roubar dados importantes.
Mas há outro aspecto importante ligado ao envio dessas mensagens: a emissão de CO2. Dos 220 bilhões de emails enviados diariamente no mundo, só 37 bilhões (17%) são genuínos. Os outros 183 bilhões são spam, segundo esta matéria da Good.
Cada mensagem enviada emite 0,3 gramas de CO2. Ou seja, a cada dia são emitidas 55 mil toneladas de dióxido de carbono por causa da “praga virtual”. Ao fim de um ano são 20 milhões de toneladas de CO2 despejadas na atmosfera sem necessidade, certo?
Para efeito de comparação, o vulcão Eyjafjallajökull emitia 150 mil toneladas de CO2/dia enquanto estava em erupção. Quer dizer, os spam enviados diariamente correspondem à 37% das emissões do vulcão islandês.
Mas há uma diferença fundamental: a erupção é um fenômeno natural e não pode ser detido. Já contra o email indesejado podemos agir: lembre-se de marcar como spam cada uma dessas mensagens maliciosas.
Para visualizar melhor, segue um infográfico feito pelo designer Antonio Lupetti:

spam infographic

-> Emissão individual, por spam: 0,3 gramas de CO2 - o mesmo que um carro polui, no trajeto de um metro.
-> Valor multiplicado pelo volume anual de spams no mundo: mesma quantidade de gases estufa que um automóvel liberaria para dar a volta no planeta 1,6 milhões de vezes, segundo a MacAfee.
-> Energia usada no mundo todo para transmitir, processar e filtrar spam: totaliza 33 bilhões de kilowatts/hora (kWh), ou 33 terawatts/hora (TWh). Isso equivale à eletricidade usada em 2,4 milhões de casas. Para gerar essa energia, as termelétricas do mundo jogam na atmosfera a mesma poluição que 3,1 milhões de carros de passeio.
-> Consumo de energia, relacionado ao spam: quase 80%, é proveniente de usuários finais que excluem as mensagens indesejadas e buscam pelo e-mail legítimo.
-> Indicadores: Os EUA, por exemplo, tiveram emissões 38 vezes maiores que a Espanha que, junto com Austrália, Alemanha, França e México apresentaram índices 10% mais baixos. A Espanha, por sinal, foi a que apresentou o índice mais baixo, com a menor quantidade spam e de energia gasta por usuário de e-mail.

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir