A Terra em Miniatura (The Miniature Earth) | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

A Terra em Miniatura (The Miniature Earth)

-
O texto (no final) que deu origem ao vídeo foi publicado no dia 29 de maio de 1990, com o título “State of Village Report”. Foi escrito pela professora Donella Meadows, falecida no ano de 2000. (Philips/EE)
-
"The Miniature Earth" (A Terra em Miniatura), é um estudo científico criado há mais de 10 anos atrás, que faz um curioso e importante exame, sobre o modo de vida e comportamento, dos habitantes do Planeta Terra. Como isso é possível? Em escala miniatura!
Vamos concordar: tais informações, que publico hoje aqui, não é nenhuma novidade. É muito provável que você já tenha visto, seja na forma textual, apresentação em Power Point, ou em vídeo. Quem não viu, terá esta oportunidade.
Faça bom uso deste conteúdo. E aproveite, para se tornar mais humano, e consciente. Use com sabedoria!

a terra em miniatura

Se a população da Terra fosse reduzida à dimensão de uma pequena cidade de 100 pessoas, poderia observar-se a seguinte distribuição:

57 Asiáticos
21 Europeus
14 Americanos (norte e sul)
08 Africanos
52 mulheres
48 homens
70 pessoas de cor
30 caucasianos
89 heterossexuais
11 homossexuais
06 pessoas seriam donas de 59% de toda a riqueza e todos eles seriam dos Estados Unidos da América
80 pessoas viveriam em más condições
70 não teriam recebido qualquer instrução escolar
50 passariam fome
01 morreria
02 nasceriam
01 teria um computador
01 (apenas um) teria instrução escolar superior

Quando olha para o mundo nessa perspectiva, consegue perceber a real necessidade de solidariedade, compreensão e educação?
Pensa também no seguinte?:
Esta manhã, se acordar com saúde, então é mais feliz do que 1 milhão de pessoas que não vão sobreviver até o final da próxima semana.
Se nunca sofrer os efeitos da guerra, a solidão de uma cela, a agonia da tortura, ou fome, então é mais feliz do que outros 500 milhões de pessoas do mundo.
Se pode entrar numa igreja (ou Mesquita) sem medo de ser preso ou morto, é mais feliz do que outros 3 bilhões de pessoas do mundo.
Se tem comida na geladeira, tem sapatos e roupa, tem uma cama e teto, é mais rico do que 75% das outras pessoas do mundo.
Se tem uma conta bancária, dinheiro na carteira e algumas moedas num cofrinho, pertence ao pequeno grupo de 8% de pessoas do mundo que estão bem na vida.
Se teus pais ainda estão vivos e unidos... Você é uma pessoa muito rara.
Se está lendo esta mensagem, é triplamente abençoado, pois:
1. Alguém lembrou-se de você.
2. Não faz parte do grupo de 780 milhões de pessoas que não sabem ler.
3. E tem um computador!

Fonte: Planeta Voluntários (Adaptado)

*Obs: há divergências nos dados, do texto e do vídeo. Recomendo que analise os dois. Ao longo dos anos, é de se esperar mudanças. Não interprete os dados como oficiais.

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir