Dia Internacional da Biodiversidade | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Dia Internacional da Biodiversidade

dia internacional da biodiversidade
22 de Maio: Dia Internacional da Biodiversidade
/
Hoje, é comemorado no mundo inteiro (até por que a data já anuncia esta informação), o Dia Internacional da Biodiversidade.
É uma data oficial, reconhecida pela Organização das Nações Unidas, com sede em Nova York (NY). A data é uma vitória para o meio ambiente, um verdadeiro marco, e serve para mais uma vez, despertar a consciência das pessoas, para os problemas ecológicos à nossa volta.
2010 celebra por inteiro a biodiversidade, não só neste dia. Ele foi prontamente escolhido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para ser o "International Year of Biodiversity".
"O Ano Internacional da Biodiversidade (português) é um ano de celebração da biodiversidade, celebrado em 2010, como intuito de dar maior visibilidade ao problema da perda da biodiversidade e os valores da vida na Terra." [Wikipédia]
Voltando ao "dia da biodiversidade", é válido e importante lembrar que originalmente, ele começou a ser comemorado no dia 29 de dezembro de 1993, um ano seguinte à Cimeira da Terra, em 1992 (ECO-92) - coincidindo com a data da assinatura da Convenção da Diversidade Biológica. As festividades migraram para maio, à fim de dar maior visibilidade ao dia, uma vez que as festas de fim de ano, "sugam" a atenção das pessoas para qualquer outro evento.
Oportunidades no Brasil, para aderir ao dia, não irão faltar. Zoológicos, Jardim Botânico, e Parques, são opções para aqueles que se preocupam com o futuro do planeta.

Programação Especial (haverá nas seguintes localidades, já confirmadas):

-> 15 Zoos, sendo eles:
Zoológico de Bauru (SP)
Zoológico de Brasília (DF)
Zoológico Tropical Hotel de Manaus (AM),
Zoológico de Ilha Solteira (SP),
Zoológico de São Bernardo do Campo (SP),
Zoológico de Belo Horizonte (MG),
Zoológico de Porto Alegre (RS),
Parque Cyro Gevaerd / Zoológico de Balneário Camboriu (SC),
Zoológico de Curitiba (PR),
Parque Zoológico Mangal das Garças (PA),
Gramado (RS),
Zoológico de João Pessoa (PB),
Zoológico de Recife (PB),
Parque Ambiental Chico Mendes (AC),
Zoológico de São Carlos (SP).
-> e o
Jardim Botânico de Manaus (AM)

Quem se interessou, e deseja saber mais, disponibilizo à todos um Áudio sobre a Data, proveniente do Senado.
Em seguida, deixo um texto explicativo sobre o que é biodiversidade, para quem desconhece do assunto.

/

A biodiversidade [O que é]
"A diversidade de seres vivos pode ser avaliada pelo número de espécies que há na biosfera. Já foram descritas cerca de 2 milhões delas, mas se calcula que o número de espécies atualmente existentes pode ser de até 12,5 milhões."
-
Biodiversidade é a variabilidade de organismos vivos de todos os tipos, em qualquer ecossistema. Esse conceito abrange a diversidade dentro de cada espécie, entre as espécies e entre os ecossistemas, mas não se refere à quantidade de indivíduos de cada uma dessas espécies. O fato de que em um ecossistema haja mais espécies do que em outro, ou seja, que haja maior diversidade, deve-se, em grande parte, às condições ambientais, à disponibilidade de luz, à temperatura, à umidade, à salinidade etc. Assim, sabe-se que os espaços mais ricos em espécies vivas são as florestas tropicais, ao passo que os mais pobres são os desertos - tanto desertos quentes como o Saara, quanto os frios, como a Antártida. De modo geral, pode-se dizer que, quanto mais rígidas são as condições ambientais em um ecossistema, menor é sua biodiversidade.
*
Fonte: Enciclopédia do Estudante - Volume 01 - Ecologia. Ed. Moderna, pág. 116.

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir