O que podemos fazer? | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

O que podemos fazer?

Árvore e Verde
"Seja você a mudança que espera ver no mundo"
[Mahatma Gandhi]
/
10 mandamentos para a preservação do ambiente
/
O ser humano não tem usado a sua capacidade de modificar o meio ambiente da melhor maneira. Os recursos naturais começam a estar em risco, o ambiente está cada vez mais degradado, a reciclagem ainda não faz parte do cotidiano da maior parte das pessoas, o desperdício e a poluição ainda são uma constante no dia-a-dia da humanidade...
Está na hora de cada um de nós começar a tomar algumas medidas, por mais irrelevantes que possam parecer. Nesse sentido, deixamos aqui alguns conselhos práticos para que a nossa ação possa ser mais uma gota no grande oceano que é a defesa do ambiente em que vivemos.
-
1 - Estabelecer princípios ambientalistas
É necessário estabelecer compromissos, padrões ambientais que incluam metas possíveis de serem alcançadas.

2 - Fazer uma investigação de recursos e processos
Cada um de nós deve verificar os recursos que utiliza e o resíduo que os mesmos geram. É importante que se confira se há desperdício de matéria-prima e até mesmo de esforço humano. O objetivo é encontrar meios para reduzir a utilização de determinados recursos e o desperdício.

3 - Estabelecer uma política ecológica de compras
Até numa simples ida ao supermercado é necessário pensar no ambiente. Existem certos produtos que não são biodegradáveis e, por isso, devem ser dispensados. A preferência na escolha deve recair em produtos que sejam mais duráveis, de melhor qualidade, recicláveis ou que possam ser reutilizáveis. Devem evitar-se os produtos descartáveis não reciclados como canetas, utensílios para consumo de alimentos, copos de papel, etc.

4 - Incentivar os outros
Falar com o maior número de pessoas sobre a importância de agirem de forma ambientalmente correta é muito importante na luta pela defesa ambiental. A mensagem passada por via direta é sempre muito mais eficiente...

5 – Evitar o desperdício
Fazer a seleção e reciclagem do lixo doméstico, fechar bem as torneiras, apagar luzes e desligar eletrodomésticos quando não estiverem a ser utilizados, manter os filtros do sistema de ar condicionado e ventilação sempre limpos para evitar desperdício de energia elétrica, usar os dois lados do papel ou tentar utilizar transportes não motorizados, como a bicicleta, são pequenos gestos que podem contribuir de uma forma abismal para a defesa do ambiente.

6 - Evitar poluir o meio ambiente
Para a conservação do meio ambiente, é muito importante que todos tomem consciência de que é preciso diminuir a utilização de produtos tóxicos. No caso das empresas, urge encontrar alternativas para a substituição de solventes, tintas e outros produtos tóxicos. Em casa, até os pequenos gestos como a separação de pilhas e tinteiros de impressora para posterior reciclagem podem ter um grande significado na defesa do ambiente. Os automóveis também são uma enorme fonte de poluição. Para reduzir o efeito poluente dos carros, é necessário regular o motor do veículo e manter a pressão dos pneus nos níveis recomendáveis.

7 - Evitar riscos
Para que se possam evitar riscos de ataques ambientais, é necessário que se esteja informado. Nos tempos que correm, a Ecologia está na ordem do dia e as informações sobre o que se deve ou não fazer estão ao alcance de todos.

8 - Registrar os resultados
Uma boa forma de manter as metas ambientais sempre presentes é registrar os seus objetivos ambientais e os resultados que conseguiu alcançar. Com este método, vai manter-se estimulado a continuar e vai conseguir avaliar as vantagens das medidas ambientais que adotou.

9 – Comunicar
No caso de problemas que possam prejudicar os seus vizinhos ou outras pessoas, tome a iniciativa de informá-los para que possam minimizar prejuízos. O diálogo é sempre a melhor via de chegar a um consenso.

10 – Dedicar tempo ao trabalho voluntário
Se tiver tempo para atividades de trabalho voluntário, não hesite em associar-se às inúmeras atividades que se fazem em defesa do ambiente. A prática e a ação conferem ainda mais consciência ecológica.
*
Fonte: Assinatura - Wacame

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir