Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente - OBSMA | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente - OBSMA

Olimpíada Brasileira de Meio AmbienteVisão Geral
Fonte: Ser Biólogo

Promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente incentiva a realização de trabalhos que contribuem para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de tornar o conhecimento científico mais próximo do cotidiano escolar.
Criada em 2001, a Olimpíada é voltada aos alunos do 6º ao 9º ano de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação (Mec).
O objetivo é incentivar a realização de projetos que contribuem na propagação de novos conceitos sobre meio ambiente e saúde, além de dar visibilidade às atividades pedagógicas realizadas pelas escolas.
Os trabalhos poderão ser enviados até 31 de maio de 2010.
As avaliações regionais ocorrerão nos meses de junho e julho de 2010.
A cerimônia de premiação nacional ficará para o mês de setembro na sede nacional da FIOCRUZ no Rio de Janeiro.
Maiores informações pelo link: www.fiocruz.br/olimpiada

Edição 2010
Press Release gentilmente cedido pela FioCruz ao Diário do Verde

Último mês de inscrição para Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente
Professores e alunos podem inscrever trabalhos até 31 de maio

Maio é o último mês para professores e alunos de todo Brasil contribuirem com a melhoria das condições ambientais e de saúde no país, por meio de trabalhos criativos e inéditos. A iniciativa faz parte da 5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). São aceitos materiais como vídeos, documentários, reportagens, redações e projetos de ciências. As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio e são realizadas no site www.olimpiada.fiocruz.br.
O projeto olímpico premia trabalhos de jovens, do 6° ao 9° ano de ensino fundamental e do 1° ao 3° ano do ensino médio, de todas as escolas reconhecidas pelo Ministério da Educação (Mec). É papel do profissional de educação orientar a produção dos trabalhos, por meio de atividades pedagógicas em sala de aula, assim como inscrever gratuitamente o material no site.
A novidade deste ano fica por conta da inclusão de uma nova modalidade de trabalho, a Produção Audiovisual. Já as modalidades Elaboração de Textos e Projeto de Ciências, que fizeram parte da última edição, permanecem. Na nova modalidade de vídeo são aceitos documentários, slides sonorizados e reportagens, entre outros formatos, sobre as temáticas de saúde e meio ambiente. Já nos trabalhos de texto, é desejável que os contos ou as poesias, como por exemplo, venham acompanhados de imagens do tipo quadrinhos ou pinturas. Nos Projetos de Ciências são permitidos trabalhos diversos, incluindo experimentos científicos ligados aos temas da Olimpíada.
A coordenadora da OBSMA, Cristina Araripe, acredita que o diferencial da Olimpíada está na valorização de trabalhos criativos, colaborativos e inéditos, no lugar de provas ou testes. “É preciso que novas práticas educacionais e científicas ganhem espaço, para que a saúde e o meio ambiente não sejam tratados de maneira desarticulada. Pretendemos contribuir para a formação de cidadãos conscientes e capazes de refletir sobre estas temáticas, além de aproximar a promoção da saúde do cotidiano escolar”, explicou Cristina.
Entre os prêmios oferecidos está uma viagem de três dias ao Rio de Janeiro, ao professor responsável e a um aluno representante do trabalho vencedor, para participar da Cerimônia de Premiação Nacional, na Fiocruz. Além disso, a escola do projeto premiado ganhará um banner e os participantes recebem medalhas.

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir