Vamos Cuidar do Planeta - UNICEF | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Vamos Cuidar do Planeta - UNICEF


Representantes de mais de 50 países
participam da conferência Vamos Cuidar do Planeta

/
Evento organizado pelo MEC, com o apoio do UNICEF, contará com a participação de cerca de 400 adolescentes de 12 a 15 anos de todos os continentes
/
Brasília, 14 de maio – Adolescentes de 12 a 15 anos de mais de 50 países participarão da Conferência Internacional Infanto-Juvenil – Vamos Cuidar do Planeta, que acontece de 5 a 10 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, em Luziânia (a 56 km de Brasília). Os participantes vão redigir uma Carta das Responsabilidades, propondo ações e responsabilidades que serão adotadas para proteger o meio ambiente.
Esse evento internacional é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente para reproduzir globalmente as conferências nacionais infanto-juvenis Vamos Cuidar do Brasil, experiência bem-sucedida que já contou com três edições, em 2003, 2006 e 2009, envolvendo 13 milhões de pessoas, em 20 mil escolas de todo o País.
A Conferência Internacional também está mobilizando milhares de escolas e alunos nos países participantes, já que conta primeiro com uma etapa local, em que alunos e suas comunidades desenvolvem projetos para resolver problemas ambientais locais. Em seguida, é realizada a etapa nacional, que seleciona os delegados para o evento internacional.
Em abril realizaram sua conferência Canadá, Egito, Estados Unidos, França, Guatemala, Itália, Paraguai, República Dominicana, República Tcheca e Uruguai, entre outros.
Aqueles que já fizeram seus encontros nacionais mostraram uma participação bastante expressiva. No Chile, foram envolvidas 2.800 escolas. Em Guiné-Bissau, foram mais de mil alunos; e, no Nepal, 3 mil estudantes. A participação regional nas conferências nacionais também é outro fator marcante. No Timor Leste, por exemplo, foram nove regiões representadas. Na República Tcheca, três. Em Camarões, Angola e Moçambique, a delegação foi escolhida respeitando a diversidade étnica e cultural de suas populações.
Segundo Rachel Trajber, coordenadora-executiva do projeto e coordenadora de educação ambiental do MEC, o projeto da conferência não se limita à organização de um evento global, mas é uma ação de educação ambiental de amplo alcance. “Como a fase pré-conferência envolve a mobilização de escolas, alunos, professores e educadores, é uma forma de inserir a temática ambiental no sistema formal de ensino em todos os países participantes.”
A fase pós-conferência também prevê uma continuidade da ação dos delegados quando voltarem a seus países, repassando a suas comunidades as experiências aprendidas durante a conferência.
Informações sobre todos os países participantes da Conferência Internacional Infanto-Juvenil – Vamos Cuidar do Planeta estão disponíveis no site http://confint2010.mec.gov.br/.
Confira as atualizações diárias no Facebook (Let's Take Care of the Planet) e no Twitter (Confint2010).
-
Mais informações:
Gabriela Michelotti
Telefone: (61) 2022 9195

-
Fonte: UNICEF Brasil

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir