Dia 6: Energia e Sustentabilidade | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Dia 6: Energia e Sustentabilidade

Energia Verde
Iluminar os nossos dias. Eis uma pedra a superar. O ouro negro (petróleo), dá sinais que está mais pra latão do que para qualquer outra coisa: está a beira da morte. Carvão é outro que está na listinha para ir desta para melhor. Gás natural, menos poluente, porém fóssil, um dia também vai acabar. Os 3 citados, são as fontes energéticas mais consumidas pelo homem. É preciso, mais do que nunca, estender os braços e abraçar a causa: solucionarmos o paradigma entre energia e sustentabilidade. Ou em breve, o apocalipse energético e ambiental, irá bater em nossa porta, autorizado ou não.

"Faça-se a Luz!" [Deus, Bíblia]

15 dias para "ser" verde - PARTE 6

O meio ambiente e a ecologia, hoje em dia, são conhecimentos imprescindíveis, uma tendência positiva que cresce cada vez mais, mundialmente e nacionalmente. No intento de ajudar você a distinguir o "certo" e o "errado", ensinar significados decorosos e enriquecer a sua inteligência, o Diário do Verde iniciou dia 22/10 a série 15 dias para "ser" verde. Mais que falar, se faz necessário ouvir. Aprenda com provas e exemplos, o que a natureza erudita tem a exprimir-nos.

ÍNDICE:

Considere seguir-nos no Google Friend Connect, no Twitter @diariodoverde e Assinar o Feed, para não perder pitada desta série de artigos incríveis:

Endereço de E-mail:

É irresistível mensurar os benefícios que a energia elétrica, o grosso do que é consumido e utilizado pela humanidade, proporciona para o homem em sociedade: lazer, segurança, comodidade, diversão, conhecimento, etc. Não longe, também não se pode deixar levar pelo imediatismo: a mesma energia que move o mundo, poderá levá-lo à decadência.
Atualmente, em todos os continentes, a produção deste tipo de eletricidade está concentrada majoritariamente na origem térmica, o processo de obtenção mais poluidor que se tem notícia: queima-se petróleo ou carvão (padrão), para gerar-se calor e consequentemente, energia.
A energia hidrelétrica, hidráulica, ou ainda, hídrica, vem logo atrás, porém com uma participação bem menor que à sua concorrente e líder. É a energia precedente das quedas d'água, dos rios e dos mares. No Brasil, é a maior fonte energética, considerada "limpa", porém que engendra muitos impactos ambientais, pois é preciso alagar-se uma grande área, modificar-se o terreno e comunidades inteiras migrarem-se do local onde será instalada a futura usina: gera uma grande devastação.
A origem nuclear, terceira gigante de produção, tem participação expressiva na Europa e na América do Norte. Antigamente, e ainda hoje, existe muitos que defendam-a como uma forma de "energia verde". É uma visão puramente distorcida, não fiel à realidade. Sabe-se que os resíduos são de alta periculosidade, e por este simples motivo, não compensa o investimento.
O que você leu agora, é um breve resumo das 3 maiores fontes de obtenção energética mundiais, aquela que chega até a sua casa: um panorama global. É preocupante discutirmos o futuro, com base nisso. Percebeu? Todos estes recursos são limitados, finitos e problemáticos, exceto a hidrelétrica (ainda que com ressalvas). A questão da energia, precisa da atenção dos políticos, governos e cidadão comum, o quanto antes.

ENERGIAS ALTERNATIVAS

"A esperança é a última que morre." Da necessidade de solucionar a crise instaurada no meio energético, fontes limpas e verdes surgiram nos últimos anos, para o bem da humanidade. As energias alternativas, também entendidas por renováveis, vem com o propósito de substituir progressivamente o atual sistema energético, que é sujo, ineficaz e insuficiente. Visam reduzir a poluição do solo, da água e do ar, diminuir o agravamento das chuvas ácidas e a destruição da camada de ozônio.
Deste objetivo, concebeu-se a Energia Nuclear, a mais amplamente difundida como segura e barata: uma falsa ilusão. Inúmeros acidentes provam e comprovam esta afirmação. Mas não posso ser inconveniente a ponto de criticar somente: de fato, polui muito menos o ar, mas os seus detritos, o lixo atômico, é ilimitadamente pior. Por isso, não caia nessa. Depois desta tentativa sem sucesso, eis que cria-se formas realmente inteligentes de energia, que atendem à população, sem descuidar do meio ambiente.
Nomeadamente: 1. Energia Eólica - produzida pelos ventos, 2. Energia Solar - proveniente da luz do Sol, 3. Biomassa - da decomposição dos materiais orgânicos, 4. Biocombustíveis - de origem biológica e não fóssil, 5. Geotérmica - obtida através da água que jorra sob pressão no subsolo, 6. Energia das Ondas - provém do aproveitamento das ondas oceânicas, 7. Maremotriz - geração de eletricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés, 8. Energia Azul - energia obtida da diferença de concentração de sal entre a água do mar e a do rio, etc.
Métodos agradáveis à economia e ao verde, existem. Só resta colocarmos em prática.

ECONOMIA DE ENERGIA E EFICIÊNCIA

Não é somente trocar a fonte. E sim, como utilizamos a fonte. Isso diz respeito à ação do cidadão comum, das empresas e dos governantes. É a tecnologia, sem limites, sem fronteiras, que renova-se a cada dia. Criar novos produtos, mais eficazes, que gastem menos energia, ou mesmo ações mínimas como "desligar a luz" ou "retirar os aparelhos da tomada", serão cruciais para o destino do planeta. É claro que não é tão simples assim: irá requerer dinheiro e trabalho. Mas considerando o que está em jogo, tudo valerá a pena: a vida de todos nós.

A NÍVEL DO MACRO (governos e empresas)
- Economizar energia para não esgotar rapidamente as fontes;
- Diminuir as perdas de energia resultantes dos processos de geração;
- Produzir energia renovável e menos agressiva ao meio ambiente.

A NÍVEL DO MICRO (cidadão comum, outrem)
- Evite acender lâmpadas durante o dia. Aprenda a usar a iluminação natural.
- Instale a geladeira em local bem ventilado e fora do alcance do sol ou de fontes de calor. Não a encoste em paredes ou móveis.
- Não coloque alimentos quentes na geladeira, bem como líquidos em recipiente sem tampa. Isso garante que sua geladeira gaste menos energia.
- O chuveiro é um dos aparelhos de sua casa que mais consomem energia. Não tome banhos excessivamente demorados.
- Utilize sempre a lavadora e a secadora de roupas, bem como a lavadora de louças em suas capacidades máximas (estes valores são fornecidos pelo fabricante). Mantenha os filtros desses e de outros aparelhos sem resíduos, limpando-os periodicamente,
- Instale seu condicionador de ar em local com boa circulação de ar e longe de incidência do sol. Feche bem portas e janelas ao utilizá-lo.
- Se a sua conta de luz apresentar aumentos bruscos e repentinos, certifique-se de que não há fuga ou vazamento de corrente elétrica. Desligue todos os aparelhos e apague todas as luzes. Verifique se o disco do medidor de eletricidade continua, mesmo assim, girando. Em caso positivo, chame um eletricista.
- Planeje o tipo de iluminação necessário para cada ambiente. Procure empregar uma única lâmpada de maior potência em vez de várias de menor.
- Em lojas estude a iluminação para cada ponto: vitrines, luminosos, caixa, depósitos, vestiários, circulação. Use sistemas de iluminação diferentes para o dia e para a noite. Utilize espelhos, quando possível, para multiplicar a luz. Prefira decoração em cores claras, para aumentar a luminosidade do ambiente.

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir