Dia Mundial da Alimentação: 1 bilhão de pessoas passam fome! | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Dia Mundial da Alimentação: 1 bilhão de pessoas passam fome!



Hoje, é o Dia Mundial da Alimentação, data nomeada pela ONU, em 1981, cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural no mundo. A data marca também o aniversário da criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO - Food and Agriculture Organization), em 1945 / Québec - Canadá. O tema do DMA 2010 é: "Unidos Contra a Fome".

Longe de comemorar, temos muitos desafios ainda pela frente.



“Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.” Artigo XXV / DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.

16 de Outubro. O que poderia ser o estopim de felicidade nos 4 cantos do globo, nos remete à uma constatação terrível: 1/7 da população mundial não tem o que comer. Ano a ano, o número de famintos aumenta ainda mais. A situação agravou-se nos últimos anos, com a Crise de Alimentos de 2007-2008 e com a Crise Econômica de 2008-2009, que impulsionaram os índices negativos.
A alimentação é um direito garantido por lei, não exercido conjuntamente pelos governos. Os dados assustadores provam:

MUNDO

- 1 bilhão de pessoas passam fome.
- 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo.
- 1,3 bilhão de pessoas no mundo não dispõe de água potável.
- 275 mil pessoas começam a passar fome ao redor do mundo, a cada dia.
- 30 mil crianças morrem de fome a cada dia / 15 milhões a cada ano.
- 1/3 da população do mundo ingere 65% dos alimentos produzidos. 
- 1/3 das crianças dos países em desenvolvimento apresentam atraso no crescimento físico e intelectual.
- 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são anêmicas e encontram-se abaixo do peso.
- Consumo médio de calorias: mundo desenvolvido - 3.315 calorias por habitante | restante do globo - 2.180 calorias diárias por habitante.
- Metade dos habitantes da Terra ingere uma quantidade de alimentos inferior às suas necessidades básicas.
- US Census Bureau (departamento de estatísticas do governo norte-americano): 6,7 bilhões de pessoas - 14,3% do total são famintas.
- África: a metade da população africana Subsahariana, mal vive na extrema pobreza, no Congo há 30 mil meninos-soldados dispostos a matar e a morrer a troco de comida.

Em contrapartida ao cenário internacional, as políticas sociais adotadas pelo Brasil, vem surtindo bons resultados, tirando as pessoas da pobreza, reduzindo a fome.

BRASIL

Dados de 1995-2008 [Brasil]:

POBREZA ABSOLUTA (rendimento médio domiciliar per capita de até meio salário mínimo mensal): 33,6% menor - 12,8 milhões de pessoas aumentaram seu rendimento.

POBREZA EXTREMA (rendimento médio domiciliar per capita de até um quarto de salário mínimo mensal): 49,8% menor - 13,1 milhões de brasileiros superaram essa condição.

IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

No entanto, o "celeiro do mundo"...

- Em 1987, no Brasil, quase 40% da população (50 milhões de pessoas) vivia em extrema pobreza.
- É o 9º país com o maior numero de pessoas com fome.
- Tem 15 milhões de crianças desnutridas.
- 45% das crianças menores de 5 anos sofrem de anemia crônica.
- 1/3 da população é mal nutrida.
- 9% das crianças morrem antes de completar 1 ano de vida e 37% do total são trabalhadores rurais sem-terras.

Dinheiro e pobreza andam lado a lado, sem acesso a renda, não há acesso a comida. É o maldito capital que define o jogo da vida e da morte. E considerando as "regras" do sistema capitalista, não é de se estranhar coisas sem sentido, como por exemplo, destinar o grosso da comida para ração ou biocombustível, sem a menor dó em saciar aqueles que tem fome. Sem contar o desperdício. Não posso me esquecer das multinacionais, que dominam o mercado das sementes, monopolizando a "fome", e o que era de todos, restringe-se ao interesse de grupos privados.
Para erradicar a fome, deve-se acabar primeiro com o conformismo e a ganância. A fome é um mal que tem remédio, basta agir e querer. Atitude já!

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome." [Mahatma Gandhi]

Assine o Abaixo-Assinado, da FAO, por um mundo igualitário e sem fome: http://www.1billionhungry.org/faobrasil/

Diário do Verde - Um mundo melhor, depende de nós!

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir