Dia 1: Diretrizes | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Dia 1: Diretrizes

Bússola
Ordem e direção para o "verde" e seus adeptos.
É preciso ter cuidado onde se pisa. Preservar o verde, é uma ótima causa, mas não dá para confiar em promessas vagas ou deixar-se levar pelas aparências.
É o cúmulo falar de uma coisa sem ao menos saber o que significa. Faça um exame de consciência: você conhece ao menos as definições? Caso a sua resposta seja não, é sinal de alerta.
Encarar os fatos, compreender as verdades, debater as dúvidas, é o primeiro passo para quem quer um futuro melhor.
A participação peculiar de cada um, é fundamental para este processo.

"É melhor prevenir, do que remediar."

15 dias para "ser" verde - PARTE 1

O meio ambiente e a ecologia, hoje em dia, são conhecimentos imprescindíveis, uma tendência positiva que cresce cada vez mais, mundialmente e nacionalmente. No intento de ajudar você a distinguir o "certo" e o "errado", ensinar significados decorosos e enriquecer a sua inteligência, o Diário do Verde inicia hoje a série 15 dias para "ser" verde. Mais que falar, se faz necessário ouvir. Aprenda com provas e exemplos, o que a natureza erudita tem a exprimir-nos.

ÍNDICE:


Considere seguir-nos no Google Friend Connect, no Twitter @diariodoverde e Assinar o Feed, para não perder pitada desta série de artigos incríveis:

Endereço de E-mail:

Em tudo que é canto e lugar do mundo, sobram pessoas que ostentam o título de "eco" ou "verde", embaladas pelo poder de "Salvar o Planeta". Ser amigo da natureza é legal, mas não é nem um pouco bom sair por aí falando bobagens. Por estas e tantas outras, você precisa estar ciente o quanto antes das definições ambientais, éticas e coerentes, para não correr o risco de cair no conto do vigário. Nem tudo que parece, é!
Incontáveis foram os textos que escrevi levando a realidade dos fatos. Neste, resumo em 3 etapas (Sim, Como e Por quê) o que é preciso para ser "sustentável" e de quebra, ter a consciência tranquila: 

SIM: ACEITAR É O PRIMEIRO PASSO

Aliar-se ao meio ambiente, não é nenhuma "missão impossível", como muitos podem afirmar. O que é impossível, é desconhecer o que o verbete tem a nos dizer, e nem sequer dar o primeiro passo: exclamar em alto e bom tom o "SIM", eu me solidarizo e quero participar, comprometendo-se a ter um estilo de vida saudável e ambientalmente/ecologicamente correto - "Você aceita o verde como sua/seu legítimo (a) esposa (o), prometendo amá-lo, respeitá-lo, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, até que a morte os separe?" Dada as condições, se disser sim, sejam felizes para sempre! Significados:

Meio Ambiente:
Termo multifacetado e vasto, designa todos os seres vivos e como eles interagem com o ambiente ao seu redor, que pode ser individual ou coletivo - o Planeta Terra e o Universo, englobando as 4 principais ciências: Biológicas, Exatas, Humanas e Sociais.
Diz-se de tudo aquilo voltado à natureza e a ecologia, unifica tudo e todos de uma só vez. É recente, datado de 1960 (50 anos). Não se sabe quem criou-o.

Ecologia:
Termo limitado, porém amplo e antigo, criado por Ernst Haeckel - em 1866, classifica essencialmente a relação entre o ser vivo e seu hábitat, analisando particularmente espécie por espécie, sem uma interligação conjunta - que na falta, veio o meio ambiente para corrigir. É imo às Ciências Naturais.

Mais definições:

COMO: O QUE É PRECISO FAZER

Depois de dizer sim e entender, é preciso fazer. Largar a teoria, que acabou de ler, e ir para a prática. A começar deixando de lado argumentos do tipo "SOZINHO, NÃO CONSIGO NADA". Você faz a diferença e tem que ter a consciência que seus hábitos são determinantes para exigir pressão. Não é condenando as novas tecnologias ou pregando as velharias, que vamos chegar a lugar algum: ambas são importantes. O segredo está em crer no posicionamento correto e levá-lo adiante, você não está brigando contra ninguém. Para tudo tem jeito e salvação, e para juntar-se ao clube verde é indispensável seguirmos três regras de ouro: economizar, preservar e reciclar. Ser eco-chato ou desistir, está fora de cogitação.

POR QUÊ: VOCÊ SÓ TEM A GANHAR

Ajudar o meio ambiente é garantir uma Terra com vida e recursos para dar continuidade à espécie humana, que por ora, virá a ser extinta. Quer maior coisa que o direito à vida? Esteja certo que a Terra continua, e perdurará por muitos e muitos anos. Resguardar o verde é proteger o futuro, e a existência de todos nós. Diga não à extinção.

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir